Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Educação > Lista de espera Sisu 2013

Lista de espera Sisu 2013

Por Isah

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) disponibilizou na última segunda-feira (18) a lista de espera 2013. A relação se baseia nas vagas remanescentes do primeiro semestre deste ano.

Os estudantes tiveram que manifestar interesse pela lista de espera entre os dias 28 de janeiro e 8 de fevereiro. (Foto:Divulgação)

O Ministério da Educação (MEC) enviou ontem para as instituições de Ensino Superior a relação com os alunos que se inscreveram na lista de espera entre os dias 28 de janeiro e 8 de fevereiro. Agora, as universidades e institutos federais farão novas convocações por meio dos seus respectivos sites.

Saiba mais: Sisu 2013: inscrições

Como funciona a lista de espera do Sisu?

Para ter o nome incluído na lista de espera do Sisu 2013, o estudante deve manifestar esta vontade após a divulgação dos resultados das duas primeiras chamadas do processo seletivo.

A entrada na lista de espera não é automática, por isso, aqueles que não manifestaram interesse, perderam a chance de disputar uma das vagas remanescentes, ou seja, que não foram preenchidas com a 1ª e a 2ª chamada.

As instituições já estão convocando os candidatos da lista de espera. (Foto:Divulgação)

Os alunos que se candidataram para a lista de espera, até o dia 8 de fevereiro, não foram selecionados em nenhuma das suas duas primeiras opções de cursos. Aqueles que conseguiram uma vaga apenas para a segunda opção também tiveram a chance de disputar as vagas remanescentes.

A consulta ao resultado da lista de espera não deve ser realizada no site oficial do Sisu, mas sim na página da instituição na qual o estudante se candidatou a uma vaga. As informações sobre classificação também costumam ser enviadas pelo e-mail cadastrado.

Ao descobrir que foi selecionado pela lista de espera, o estudante deve se informar, junto à instituição, sobre os documentos necessários, local e prazos para fazer a matrícula.

Sobre o Sisu 2013

O número de estudantes inscritos nesta edição do Sisu foi de 1.949.958. (Foto:Divulgação)

O Sisu é uma iniciativa do Ministério da Educação que visa ampliar o acesso dos brasileiros ao Ensino Superior. O critério adotado para classificar os candidatos é a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Cada curso superior também possui sua própria nota de corte que rege a classificação.

Neste ano de 2013, o Sistema de Seleção Unificada reuniu 129.319 vagas em 3.752 cursos de 101 instituições públicas. O número de estudantes inscritos nesta edição do Sisu foi de 1.949.958.

Diferente das outras edições, o Sisu 2013 incorporou a Lei de Cotas, que beneficia os alunos que fizeram o ensino médio na rede pública e possuem baixa renda. Os candidatos que se declararem pretos, pardos e indígenas também puderam disputar as vagas reservadas.

Veja também: Universidades mais procuradas Sisu 2013

Recomendado para você
Comentários
  1. antonio marcos vieira disse:

    Mensagem

  2. MIRIAN DE SANTANA PAIVA disse:

    Não consigo acessar os resultados das listas de espera do SISU .Como devo proceder ,pois pelo telefone 0800616161 tbm está inviável.Me deem uma solução por favor.Desde já agradeço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *