Menu

Saúde

Atualizado em 10 de junho de 2013, às 13:45 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Lista com produtos perigosos na gravidez

Alguns produtos tem gerado polêmica sobre seus efeitos na gravidez. Saiba mais sobre o assunto.

Uma instrução dada oficialmente pela associação britânica de médicos obstetras e ginecologistas para que as gestantes evitem usar certos produtos com substâncias químicas tem gerado muita polêmica na Grã-Bretanha. Saiba mais sobre o assunto e confira a lista de produtos perigosos na gravidez.

631116 É preciso ter cuidados com o uso de alguns produtos na gravidez. Foto divulgação Lista com produtos perigosos na gravidez É preciso ter cuidados com o uso de alguns produtos na gravidez. (Foto: divulgação)

Produtos perigosos na gravidez

De acordo com o Royal College of Obstetricians and Gynaecologists (RCOG), as mulheres grávidas e em fase de amamentação que desejam evitar riscos desnecessários para o bebê devem diminuir o máximo possível o uso de cosméticos, protetores solares, sabonetes líquidos ou hidratantes. Além desses, alguns produtos de beleza devem ser evitados na gravidez.

Elas também devem ficar longe de produtos de limpeza, carros novos e tinta fresca, além de evitar o consumo de alimentos enlatados, acondicionados em embalagens plásticas ou preparados em panelas antiaderentes.

Dentre as substâncias químicas prejudiciais que estão presentes nas embalagens de alimentos estão o bisfenol A e ftalatos. Apesar de alguns produtos serem feitos com ingredientes naturais, isso não quer dizer que sejam seguros. Segundo especialistas, existem informações suficientes sobre os riscos para o feto da exposição da mãe a essas substâncias químicas presentes nos itens de uso caseiro.

Os críticos classificam essas diretrizes como alarmistas, inúteis e menos realistas. Eles afirmam que não existem razões para se preocupar. Dizem ainda que é sensatos que, por precaução, as mulheres grávidas evitem o contato com produtos químicos de grande risco, como pesticidas ou fungicidas. Porém, não há evidências de que os produtos pessoais ofereçam risco.

631116 O uso de produtos de beleza na gravidez tem gerado muita polêmica. Foto divulgação Lista com produtos perigosos na gravidez O uso de produtos de beleza na gravidez tem gerado muita polêmica. (Foto: divulgação)

Polêmica sobre os produtos na gravidez

De acordo com o documentário do Royal College, é provável que a maioria dos produtos listados seja inofensiva, mas devido a falta de estudos sobre o tema, não é possível analisar os riscos oferecidos com maior precisão. Os pesquisadores estão trabalhando para informar melhor as mulheres, não para assustá-las.

Não se sabe como a maior parte das substâncias químicas pode afetar o desenvolvimento do bebê e vai demorar algum tempo até que seja obtida essa orientação definitiva.

De acordo com Chris Flower, da Associação de Produtores de Cosméticos, antes de chegar ao mercado, muitos dos produtos listados pela associação passam por controles de quantidade e análises para detectar os riscos envolvidos ao uso.

631116 O uso de filtro solar está entre os supostos produtos que devem ser evitados. Foto divulgação Lista com produtos perigosos na gravidez O uso de filtro solar está entre os supostos produtos que devem ser evitados. (Foto: divulgação)

A gravidez é um período que exige cuidados especiais. A polêmica sobre os cosméticos que as grávidas devem evitar  e outros produtos que possam ser prejudiciais para o bebê gera muitos questionamentos. O que se sabe de fato é que o melhor é prevenir até que sejam comprovados realmente os potenciais efeitos no feto.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.