Menu

Saúde

Atualizado em 4 de maio de 2009, às 16:54 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Linfoma: É Um tipo de Câncer?

linfomas 1 Linfoma: É Um tipo de Câncer?

 

Você possui dúvidas sobre o que é linfoma? Se a resposta for sim, abaixo você terá uma explicação bem esclarecedora do assunto, note:

O linfoma é caracterizado como um câncer no sangue, que pode ser curado, e que ocorre nos linfócitos, células do sistema linfático, que faz a parte da defesa do seu corpo natural contra infecções.

Os linfomas são redes de vasos ao longo do corpo que coletam organismos invasores, como células anormais e vírus. O linfoma origina-se da alteração dos linfoatas, que se transformam em células de linfoma. Como você pode saber se tem linfoma?

O sintoma principal é o inchaço sem dor dos linfonodos conhecidos como ínguas no pescoço, embaixo dos braços ou na virilha.

Agora conheça os outros sintomas:
Febre;
Suor excessivo durante a noite;
Fadiga ou cansaço;
Dor na barriga;
Pele áspera;
Coceira;
Inexplicável perda de peso.

Bom, não há nenhuma maneira conhecida de se prevenir o linfoma.
Então é sempre importante ficar alerta a qualquer coisa de errado que estiver acontecendo no seu corpo e se estiver com algo que você acha que está errado procure um médico.

Quanto antes diagnosticado, maior é a chance de cura.
O tratamento varia de acordo com o estágio e o tipo da doença, se for diagnosticado podem ser realizados alguns tipos de tratamentos, como:

Quimioterapia;
Radioterapia;
Anticorpos monoclonais;
Transplante de células tronco hematopoéticas do sangue ou da medula óssea;
Cirurgia.

Para se informar melhor sobre o assunto:

SESC Pompéia.
Endereço: rua: Cléia, 93-Pompéia.
Atividades:
10h às 16h: informação sobre linfomas e distribuição de material no estante ABRACE.
14h às 15h palestra: o que são linfomas, quais os sintomas e a relação da qualidade de vida com a preservação de doenças.

Não deixe de esclarecer suas dúvidas com o médico.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.