Limpar o ar-condicionado: passo a passo

PUBLICIDADE

O ar-condicionado faz com que os ambientes fiquem frescos e agradáveis. No entanto, para que o equipamento de refrigeração funcione adequadamente, é importante se preocupar com a limpeza periódica.

O ar-condicionado precisa ser limpo para não causar crises respiratórias. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Ar condicionado: limpeza, cuidados

Os males de um ar-condicionado sujo

Quando a manutenção do ar-condicionado não é feita adequadamente, ele se torna um verdadeiro vilão para a saúde das pessoas. O acúmulo de pó e sujeira aumenta as crises respiratórias, sobretudo de quem sofre com rinite.

PUBLICIDADE

Além de prevenir doenças causadas por micro-organismos (ácaros, mofos e bactérias), um ar-condicionado limpo também tem menos chances de apresentar problemas e realiza as funções com mais eficiência.

A falta de higienização do ar-condicionado costuma ainda elevar os gastos com energia elétrica, diminuir a capacidade de refrigeração e até gerar um odor desagradável.

Limpar o ar-condicionado: passo-a-passo

A limpeza do filtro deve ser realizada a cada 2 meses. (Foto:Divulgação)

O ar-condicionado proporciona conforto térmico às famílias e aos funcionários das empresas. No entanto, ele precisa de uma limpeza a cada dois meses. Confira a seguir o passo-a-passo para limpar o ar-condicionado.

1. Antes de iniciar a limpeza do ar-condicionado, é fundamental desliga-lo para não correr o risco de levar choque;

2. Limpe a parte frontal do painel com um pano de algodão, retirando assim a sujeira superficial;

3. Retire o filtro usado para a retenção de poeira grossa. A remoção das impurezas deve ser feita com água corrente e sabão neutro;

PUBLICIDADE

4. Seque bem o filtro e só reposicione-o no ar-condicionado quando estiver totalmente sem umidade;

5. Se o pano umedecido não for capaz de remover os resíduos acumulados no filtro, existe a possibilidade de sugar com o auxílio de um aspirador de pó.

Veja também: Como escolher ar condicionado com capacidade certa

Observação:

• A higienização do filtro do ar-condicionado não é suficiente para preservar as funções do aparelho e a saúde das pessoas;

• Nos lugares em que o ar-condicionado permanece ligado por mais tempo, como estabelecimentos comerciais, a limpeza do filtro deve ser mais frequente, com um intervalo de 15 dias;

Para a limpeza anual, vale a pena contratar um profissional especializado. (Foto:Divulgação)

• Além da limpeza periódica do painel e do filtro, também existe a necessidade de investir na higienização anual. Este trabalho costuma ser mais complexo porque envolve a manutenção dos dutos, por isso requer mão de obra especializada. O técnico fará um processo de assepsia interna, usando produtos químicos;

• Quanto mais moderno o ar-condicionado, mais simples ele é de manejar e limpar;

• O ar-condicionado do carro também necessita de limpeza periódica para não afetar a saúde.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.