Menu

Bem Estar

Atualizado em 8 de maio de 2013, às 9:19
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Lhasa Apso: como cuidar, dicas, fotos

Os cães da raça Lhasa Apso são muito dóceis e amigáveis, como também excelentes companhias como sentinelas. Entretanto, para ter um companheirinho deste em casa, faz-se necessário conhecer algumas peculiaridades desta raça a fim de tomar os devidos cuidados. Saiba mais:

Ter um cãozinho de estimação em casa é um sonho possível não só das crianças, como também de muitos adultos. Um animalzinho é capaz de mudar a nossa rotina para melhor, propondo mais entretenimento e ótimos momentos de diversão e descontração entre família.

Neste contexto entram os Lhasa Apso, cães extremamente dóceis, fruto de uma cruza entre Terriers com Spaniels Tibetanos. Entretanto, ter um companheiro deste em casa exige cuidados especiais, visto que existem predisposições genéticas para doenças e outras manifestações inerentes à raça. Por isso, veja a seguir algumas dicas para cuidar de um Lhasa Apso e garanta mais conforto e bem estar para você e para o seu mais novo amiguinho:

619250 Lhasa Apso como cuidar dicas fotos 1 Lhasa Apso: como cuidar, dicas, fotosSaiba mais sobre essa magnífica raça de cão e tome os cuidados necessários com o seu novo amiguinho (Foto: Divulgação)

Dicas para cuidar de um Lhasa Apso

Cães da raça Lhasa Apso possuem um comportamento muito alegre e vivaz. Eles prestam atenção nos mínimos detalhes e dispõem uma audição muito apurada, sendo excelentes cães de sentinela. Por isso, o primeiro cuidado ao ter um Lhasa Apso é lançar mão de um ambiente tranquilo, a fim de evitar que o animal se estresse por qualquer razão. Apartamentos são os locais menos indicados pois, além de serem pequenos, também existe a possiblidade de estressar o cão com o barulho dos vizinhos e ainda estressar os vizinhos com os latidos do cão.

Saiba mais sobre os cuidados ter com cães em apartamento.

619250 Lhasa Apso como cuidar dicas fotos 2 Lhasa Apso: como cuidar, dicas, fotosBanhe seu Lhasa Apso e apare sua pelagem com frequência (Foto: Divulgação)

Outro ponto importante é citar a higiene e o bom cuidado para com o pelo deste cãozinho. Limpe diariamente as suas fezes e urina para que jamais entrem em contato com a pelagem do cachorro e assim possibilite o desenvolvimento de fungos e bactérias. No mínimo duas vezes por semana escove seus cabelos e a cada 15 dias dê um banho em seu Lhasa Apso, possivelmente aparando o excesso de pelos que crescem.

Conheça alguns cuidados ao tosar os pelos de um cachorro.

Doenças comuns em cães da raça Lhasa Apso

De uma forma geral, os cães dessa raça são mais resistentes a uma série de malefícios, porém existem as predisposições inerentes ao seu biotipo. A lista de doenças mais comuns em Lhasa Apso se inicia pelas dermatites, uma vez que sua pelagem é longa e muito atraente para bactérias e pulgas de uma forma geral. Quando elas ocorrerem, você notará manchinhas avermelhadas, ausência de pelo ou ainda a presença de casquinhas, de modo que é importante levar o seu cãozinho no veterinário para averiguar qual o procedimento necessário a ser tomado, de acordo com o tipo de dermatite desenvolvida.

619250 Lhasa Apso como cuidar dicas fotos 3 Lhasa Apso: como cuidar, dicas, fotosApesar de resistentes, dermatites são doenças mais comuns em cães da raça Lhasa Apso (Foto: Divulgação)

Outros cuidados ao ter um Lhasa Apso também estão relacionados com a questão do cuidado com os olhos, uma vez que a conjuntivite e atrofia da retina, ambas causadas devido ao pelo que cai sobre os olhos, são doenças mais frequentes nesta raça.

Confira a seguir algumas fotos de cães da raça Lhasa Apso:

Veja mais algumas fotos e informações sobre cães da raça Lhasa Apso.