Lesões causadas pelas mochilas escolares

PUBLICIDADE

Você conhecer as lesões causadas pelas mochilas escolares? As crianças estão ansiosas pela volta às aulas, animadas para começar uma nova jornada de aprendizado e compartilhar as novidades no material escolar. Mas é preciso ter cuidado. Os fisioterapeutas alertam que o excesso de peso na mochila das crianças e jovens pode provocar dores na região lombar e problemas de má formação, já que os pequenos estão em  fase de crescimento.

Lesões causadas pelas mochilas escolares (Foto: Exame/Abril)
Lesões causadas pelas mochilas escolares (Foto: Exame/Abril)

Lesões causadas pelas mochilas escolares

Os pais precisam estar atentos em como evitar os problemas e lesões causadas pelas mochilas escolares.  Medidas preventivas são: utilizar mochilas com carrinhos; observar a postura da criança ao sentar ou ao carregar a mochila; ajustar a mala corretamente às costas, deixando as alças paralelas. O correto é que a mochila não ultrapasse 10% do valor do peso da criança.

Leia mais informações sobre: Mochilas Escolares – preços, onde comprar

PUBLICIDADE

Alguns dos problemas graves

É preciso ver a altura da pessoa e o modelo no corpo para não causar as dores (Foto: Exame/Abril)
É preciso ver a altura da pessoa e o modelo no corpo para não causar as dores (Foto: Exame/Abril)
  • Lordose

É o aumento anormal da curva lombar levando a uma acentuação da lordose lombar normal (hiperlordose). Os músculos abdominais fracos e abdome protuberante são fatores de risco. Caracteristicamente, a dor nas costas em pessoas com aumento da lordose lombar ocorre durante as atividades que envolvem a extensão da coluna.

  • Hiperlordose Lombar

É caracterizada pela acentuação da concavidade lombar, colocando o ponto trocantérico para traz da linha de gravidade. Causada pela hipertrofia da musculatura lombar.

  • Hiperlordose Cervical

Acentuação da concavidade da coluna cervical, que é a região do pescoço, colocando o ponto trago para traz da linha de gravidade. É causada geralmente pela hipertrofia da musculatura posterior do pescoço.

  • Escoliose

É a curvatura lateral da coluna vertebral, podendo ser estrutural ou não estrutural. A progressão da curvatura nesse problema depende, em grande parte, da idade que ela inicia e da magnitude do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência. Esse é o momento onde a progressão do aumento da curvatura ocorre numa velocidade maior. A saúde dos indivíduos durante a fase de crescimento e desenvolvimento possui uma relação direta com as atividades sociais humanas como estudo, ambiente escolar, trabalho, lazer, vida familiar e outros, durante as atividades diárias e respectivas posturas adotadas no dia-a-dia.

Quem já tem esses problemas físicas

Mochilas estão cada vez mais modernas (Foto: Exame/Abril)
Mochilas estão cada vez mais modernas (Foto: Exame/Abril)

Quando o problema já está instalado, existem algumas alternativas para melhorar as dores. É recomendado realizar sessões de fisioterapia, RPG, natação, alongamentos musculares, exercícios físicos e orientações posturais. Em alguns casos é necessário o uso de medicamentos para aliviar as dores. É importante lembrar que cuidando do peso da mochila de seu filho, você vai garantir a saúde dele no futuro.

Leia mais informações sobre: Mochila escolar: peso correto

PUBLICIDADE

Como evitar este problema?

Lá no começo citamos algumas medidas básicas e aqui vão outras dicas que você pode aplicar no cotidiano com seu filho.

Atente-se ao comprar bolsas e mochilas (Foto: Exame/Abril)
Atente-se ao comprar bolsas e mochilas (Foto: Exame/Abril)

Primeiro, crianças abaixo dos 10 anos, por exemplo, não precisa carregar tudo na bolsa. De acordo com a grade de aulas, a mãe ou pai pode colocar apenas os itens necessários daquele dia, como livro, estojo de canetinha e outros itens. Outra medida não muito comum nas escolas é o uso de armário, onde o professor da temática acaba cuidando do material dos alunos. Levar o filho na escola, seja de carro ou a pé, é uma boa opção, pois você mesmo pode tirar o peso das costas dele ou dela. O que é pesado pra eles, pode ser bem leve para nós adultos.

Quer mais dicas sobre o tema? Então confira nossos outros artigos sobre este e vários temas, fique bem informado aqui no Mundo das Tribos!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.