Menu

Notícias

Atualizado em 19 de junho de 2012, às 10:43 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Lembrancinhas para dia dos pais na escola

O dia dos pais está chegando. Conheça dicas de lembrancinhas lindas que podem ser feitas na escola para o dia dos pais.
469310 o cartão em forma de camisa com gravata é lindo e muito fácil de ser feito 1 Lembrancinhas para dia dos pais na escolaO cartão em forma de camisa com gravata é lindo e muito fácil de ser feito.

Com a aproximação do dia dos pais é comum as escolas e os professores buscarem novas ideias para produção de lembrancinhas com os alunos. O dia dos pais é comemorado no segundo domingo do mês de agosto. Essa data é dedicada aos papais para que os filhos demonstrem, com presentes e atitudes, o amor e o carinho que sentem por eles.

As atividades desenvolvidas com as crianças para esta data são excelentes, pois valorizam a figura paterna, estimulam a linguagem e fazem com que os pequenos reconheçam as qualidades do pai. Além disso, a montagem do presente exercita o raciocínio e a atenção da criança.

Uma dica é conversar com os pequenos, lembrando-os de que a data está se aproximando. Os professores podem perguntar aos próprios alunos o que gostariam de fazer de lembrança para o papai. Muitas ideias podem surgir deles. Se for possível, cada aluno pode criar seu presente personalizado para o dia dos pais, tornando a atividade ainda mais prazerosa e criativa.

Dicas de lembrancinhas para o dia dos pais

1. Porta retrato em E.V.A: os porta retratos são ótimas opções de lembrança, pois são fáceis de serem produzidos e a criança pode colocar uma foto dela com o pai. É um presente simples, lindo e feito com muito amor. Cada pequeno pode colocar seu toque individual, para deixar o presente ainda mais especial.

2. Bloquinho de anotações: são excelentes opções para os papais que gostam das anotações. Eles podem ser feitos com giz de cera e amarrado com fita, formando um laço para presente. Uma boa dica é colocar uma caneta para acompanhar.

3. Cartão de dia dos pais: os cartões podem ser feitos com cartolina e colagens de figuras. Além disso, a criança pode escrever uma dedicatória para o pai, demonstrando seu carinho e amor.

4. Cartão em forma de camisa e gravata: são super bonitos e fáceis de serem feitos, podem ser produzidos com E.V.A ou com cartolinas na cor preferida da criança.

5. Porta canetas: para fazer essa lembrancinha a professora junto com a criança pode encapar uma latinha e decorar com foto do pequeno junto com o papai. São lindos presentes para os pais colocarem na mesa de trabalho.

469310 O bloquinho de anotação com caneta é ideal para papais que gostam de anotar Lembrancinhas para dia dos pais na escolaO bloquinho de anotação com caneta é ideal para papais que gostam de anotar.

Confeccionando um cartão de Dia dos Pais

Antes da data marcada para a realização da festa do dia dos pais, as crianças devem confeccionar um cartão para os seus pais. Há várias ideias para esse tipo de cartão, mas um dos mais criativos é o da foto abaixo. Ele é fácil de ser feito e deixará qualquer pai emocionado. Para fazê-lo, pegue papéis-cartões e corte-os em formas retangulares com as pontas arredondadas. Depois, distribua um para cada criança. Em uma bacia, coloque tinta guache da cor desejada e misture-a com água. Então, basta pedir para que cada aluno molhe o pé esquerdo nessa mistura e carimbe-o no papel. Em seguida, elas voltam para os seus lugares e terminam de escrever a palavra “pai”.

Presente criativo para o Dia dos Pais

Homens adoram ver seus carros limpos. Sendo assim, o melhor presente para os pais seria esse saco de lixo para carros, presente barato, criativo e fácil de ser feito. Para tanto, vá a uma loja de embalagens e compre sacos de lixo e sacos de estopa. Corte os de estopa em retângulos que caibam no saco de lixo, como na foto. Peça para que cada criança faça desenhos neles com guache e então, costure-os nos sacos de lixo.

Planejando uma Festa de Dia dos Pais na escola

Enfeite a escola com motivos masculinos: carros, futebol e fotos das crianças. Assim, os pais, que são mais tímidos, se sentirão acolhidos. Se puder, ofereça-lhes um lanche ou um pouco de refrigerante, pedindo para que se sentem no auditório para assistirem à apresentação dos seus filhos.

Existem várias músicas que podem ser usadas para essa data especial: “Papai Amo Você”,  do Balão Mágico;  ”A Ti Papai”,  da Banda Passarela; “Papai, Papai”,  do Cantinho da Criança; “Canção do Papai”, do Carrossel; “Brinca Comigo, Pai”,  dos Cavaleiros do Forró;  ”Pai”,  de Fábio Jr.; entre outras. Escolha a música que mais lhe agrada e monte uma coreografia simples sobre ela.

No final da apresentação, as crianças podem descer do palco para abraçarem os seus respectivos pais e dar-lhes os seus presentes e cartões.

Por mais duros e sérios que os pais sejam, sempre se emocionarão com uma homenagem feita pelos seus filhos, afinal, ninguém é de ferro, nem esse super herói.

469310 Use a criatividade das crianças para desenvolver o presente para seus papais Lembrancinhas para dia dos pais na escolaUse a criatividade das crianças para desenvolver o presente do dia dos pais.

Sugestões de atividades para o Dia dos Pais

Para finalizar, veja a seguir algumas ideias de atividades para comemorar o Dia dos Pais na escola, mobilizando os alunos, os professores e as famílias.

1. Desenhos para colorir

Uma atividade simples e que ajuda os alunos a refletir sobre o Dia dos Pais é a pintura de desenhos. O professor pode distribuir ilustrações para colorir, mostrando através das gravuras a relação de amor entre pais e filhos. Depois de prontos, os desenhos podem ser exibidos numa exposição.

2. Confecção de lembrancinhas

Nas aulas de artes, os alunos podem ajudar na confecção de lembrancinhas para o Dia dos Pais. A atividade desenvolve o lado criativo de cada criança e melhora a habilidade manual para desenvolver determinados trabalhos, como o artesanato.

Entre as opções de lembrancinhas confeccionadas em sala de aula, vale ressaltar as peças de origami, os chaveiros de EVA, o porta-retrato de palitos de sorvete, bonequinhos de feltro, entre outras.

3. Roda de leitura

O professor pode propor que cada criança escreva um texto contanto algum episódio interessante que viveu na companhia do pai. Na aula seguinte, todos podem participar de uma roda de leitura para uma interessante troca de experiências.

4. Sarau

Os alunos da educação infantil podem participar de um coral, apresentar peças de teatro ou mesmo recitar poesias em homenagem à data comemorativa. É importante que os pais compareçam ao evento para prestigiar os esforços dos filhos.

5. Gincana com pais e alunos

A gincana é uma atividade mais dinâmica, que promete divertir pais e filhos através de brincadeiras. A dança das cadeiras, polícia e ladrão e a corrida do saco são algumas possibilidades para o evento.

As atividades para os dias dos pais são simples que podem ser feitas na escola com ajuda das professoras. É importante a realização desse tipo de tarefa, pois ajuda a criança a desenvolver a criatividade e a valorizar a importância dos pais e da data. Use sua criatividade e crie várias lembrancinhas lindas para os pais.

Conteúdo avaliado com média: