Menu

Serviços

Atualizado em 10 de julho de 2013, às 17:55 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Leilão Detran 2014: Informações

O Detran leiloa os carros e motos que não foram reclamados pelos proprietários dentro do prazo de 90 dias.

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) trabalha com leilões de veículos apreendidos em todos os estados brasileiros. Além dos carros, são leiloados também motocicletas e diversas peças de sucata.

641425 Leilão Detran 2014 Informações 1 Leilão Detran 2014: InformaçõesO Detran realiza leilões dos veículos apreendidos. (Foto:Divulgação)

Como funciona o leilão do Detran?

O leilão do Detran é composto por veículos que não são resgatados pelos proprietários no período de três meses. Os carros e motos foram apreendidos em blitzes que rebocam os veículos estacionados em calçadas ou lugares proibidos. Os utilitários também sofrem com apreensão se descumprem alguma norma de trânsito.

Os veículos que possuem condições para circular podem ser usados pelo arrematante, desde que o mesmo tome as providências necessárias para cumprir com as exigências do Código de Trânsito Brasileiro. Se o veículo leiloado for considerado irrecuperável, ele não poderá voltar às ruas.

O Detran de cada estado tem a sua leiloeira oficial. Ela dará início aos leilões de acordo com locais e horários informados no edital. O arrematante será a pessoa jurídica ou física que der o lance de maior valor para adquirir um lote ou um veículo.

641425 Leilão Detran 2014 Informações Leilão Detran 2014: InformaçõesO melhor lance arremata o veículo ou sucata. (Foto:Divulgação)

Ao rematar um bem no leilão do Detran, o indivíduo deve se dirigir à mesa e apresentar os documentos necessários para o leiloeiro bater o martelo. Os bens são leiloados para pagamento à vista.

A nota de venda emitida pelo leiloeiro oficial precisa apresentar detalhes sobre o bem arrematado, como placa, cor, modelo, ano de fabricação, valor mínimo de lance e código RENAVAM. O arrematante terá um prazo de 10 dias para retirar o bem do pátio onde se encontra.

Alguns lances se tornam atrativos porque o veículo se encontra em ótimo estado e com preço abaixo do mercado. Existem casos em que o Detran permite o arremate do bem sem ônus, já que o dinheiro da venda é utilizado para a regularização do veículo.

641425 Leilão Detran 2014 Informações 2 Leilão Detran 2014: InformaçõesO Detran de cada estado divulga editais dos leilões de veículos. (Foto:Divulgação)

Antes da data do Leilão, os interessados podem visitar os pátios com veículos colocados em leilão.

Informações sobre os leilões 2014

O Departamento de Trânsito não divulgou o calendário de leilões do ano de 2014 para a maioria dos estados. No entanto, os interessados em arrematar um carro mais barato podem acessar o site do Detran, correspondente ao estado, para se manter informado.

O Detran de São Paulo, por exemplo, publicou três editais de leilões neste ano de 2013. Em Minas Gerais, oito editais foram publicados com as datas e outras informações sobre os leilões de veículos 2013. No Rio de Janeiro, no entanto, nenhum edital foi publicado neste ano.