Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Carros > Leilão de Carros – Usados e Batidos

Leilão de Carros – Usados e Batidos

O leilão de carros usados e batidos está ganhando força no mercado e atraindo muitas pessoas por conta dos preços mais baratos, porém é importante tomar algumas precauções.

 

Leilão de carros usados e batidos

 

O leilão de carros é público, ou seja, pessoas físicas e jurídicas podem participar para vender ou comprar. Normalmente, os carros são usados ou batidos e vem de frotas de empresas, bancos, seguradoras e também de pessoas que buscam vender os veículos.

Os leilões atraem muitas pessoas que buscam um bom negócio e valores mais baixos da tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) ou ainda empreendedores que buscam revender os automóveis e lucrar.

 

Porém, antes de “bater o martelo” no leilão é preciso ter visto a situação do carro anteriormente, o preço da tabela do mercado, as avarias e também se há dívidas e multas para ter certeza que compensa o investimento.

 

Principais tipos de leilão de carros no Brasil

 

É muito importante conhecer a origem do veículo e todas as informações possíveis para não ter surpresas desagradáveis depois. No Brasil é possível participar de diferentes tipos de leilões.

 

Leilões de Empresas –  esse tipo de leilão é quando a empresa renovou a frota de veículos e busca leiloar os antigos por um preço menor.

 

Leilões Judiciais – é o leilão de veículos penhorados pela Justiça para execução de penas, como IPVA que não foi pago e o carro foi apreendido, o que torna o processo mais burocrático.

 

Leilões de Seguradoras – são de veículos que tiveram sinistros como batidas, quebra, choque e prejuízos materiais e a seguradora busca vender para repor o dinheiro pago ao segurado. Porém, não é o leilão mais indicado.

 

Leilões de Bancos e Financeiras –são realizados com veículos que foram financiados, mas o comprador não terminou o pagamento entregando o carro para o banco como garantia.

 

Leilões do Detran –os leilões do Detran acontecem em várias cidades do país e também oferecem muitos veículos a serem leiloados.

 

 

Os leilões mais indicados para os iniciantes seriam os de bancos/financeiras e empresas e o do Detran.

 

 

Como funciona o leilão?

 

Hoje em dia é possível encontrar leilões de carros presenciais e também online em diversos sites. Para quem prefere a última opção é essencial se certificar que o site é seguro e de confiança.

 

Já nos leilões presenciais, normalmente o leiloeiro lê as condições de venda para os possíveis compradores e então os lotes em leilão do dia são apresentados um a um. Quem tem interesse no veículo levanta a mão e fala o lance, caso tenha mais interessados o mesmo item é iniciado uma disputa até chegar no maior e último lance.

 

É importante lembrar que é preciso ter consciência ao participar de leilões porque depois de confirmado o lance não é permitido a desistência. Por isso, é essencial conhecer o veículo antes, anotar as especificações e analisar se realmente vale a pena comprar um veículo batido, por exemplo.

 

Dicas leilão de carros usados e batidos

 

– Os valores dos carros arrematados em leilões são bem diferentes do mercado, essa é a principal razão de atrair tantas pessoas. Ele é acessível a vários tipos de públicos e uma boa saída também para quem quer vender o carro.

 

– É possível encontrar automóveis em até 60% de desconto no valor do automóvel. Porém, quem pretende comprar deve ter dinheiro reservado para isso, pois o pagamento é à vista.

 

– Também é indicado recorrer a ajuda de um profissional para detectar problemas, é possível levar um mecânico de confiança para dizer se vale a pena consertar o carro. Por ser veículos usados e batidos a atenção deve ser redobrada.

Recomendado para você
Comentários
  1. nanci disse:

    quero saber datas e horarios dos leiloes de carros batidos e usados

  2. cristiana velasque medeiro disse:

    como funcina os leiloes

  3. MTJac disse:

    Cristiana, cada leilão funciona de uma forma diferente, informações detalhadas, você encontra no site do próprio leilão que você pretende fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *