Search

Leilão de Carros, Comprar Veículos em Leilões Compensa? Vale a Pena?

Google plus

 

Veja tudo sobre leilão de carros: comprar veículos em leilões compensa? Vale a pena? Nós separamos algumas informações para quem tem interesse em adquirir um carro ou moto em leilões, mas não tem certeza se realmente é viável. Confira!

 

Leilão de carros: vale a pena comprar esses veículos?

 

O leilão de carros no país vem crescendo e atraindo muitos interessados. Quando teve início era apenas para pessoas jurídicas, porém agora todos podem participar, tanto jurídicas quanto físicas.

 

Há os interessados em comprar veículos em mau estados para reutilizar peças e aqueles que buscam um carro usado mais barato para uso pessoal e com o preço mais baixo que o do mercado.

Antes de dar um lance e arrematar uma proposta é preciso tomar certos cuidados, para o “barato não sair caro” depois.

 

Dicas para comprar veículos de leilão

 

– Primeiro é essencial conhecer os carros disponíveis e saber a origem deles. Está em boas condições? Há sinistros? Multas? Quando vai ficar o conserto? Qual o valor que pretendo lançar? Quanto ficará o valor total com as despesas extras?

 

– Você pode pesquisar o valor do carro no mercado e checar a tabela FIPE (Fundação Instituto Pesquisas Econômicas). Além disso, em leilões presenciais também é possível levar um profissional mecânico de confiança para checar o automóvel.

 

– Para a compra de veículos de leilão é preciso realizar o pagamento à vista. Por isso, é importante se planejar e estar consciente dos lances.

 

– Após analisar todos os fatores é possível chegar à conclusão se aquele veículo em específico compensa ou não. Há negócios muitos bons de veículos usados que foram apreendidos por conta de não pagamento do financiamento ou dívidas, que estão em perfeito estado. Há aqueles veículos batidos que com uma reforma simples conseguem voltar as vias públicas. Como também, há veículos em alguns leilões que são certeza de transtornos e dor de cabeça. Cabe a você avaliar.

 

De uma forma geral, falando de valores normalmente compensa a compra de veículos em leilões, que podem ter descontos de até 60% do valor real do automóvel.

 

 Tipos de leilões de veículos

Pode-se encontrar leilões presenciais e também por sites especializados. Porém, o leilão online é considerado mais arriscado, para isso é essencial perguntar todas as informações do veículo, ver fotos, vídeos e ter certeza que a empresa em questão é confiável.

 

Podemos encontrar diferentes tipos de leilões no Brasil:

 

Leilões Judiciais – é o leilão de veículos penhorados pela Justiça para execução de penas, como IPVA que não foi pago e o carro foi apreendido, o que torna o processo mais burocrático.

 

Leilões de Seguradoras –  são de veículos que tiveram sinistros como batidas, quebra, choque e prejuízos materiais e a seguradora busca vender para repor o dinheiro pago ao segurado. Porém, não é o leilão mais indicado.

 

Leilões de Empresas –  esse tipo de leilão é quando a empresa renovou a frota de veículos e busca leiloar os antigos por um preço menor.

 

Leilões de Bancos e Financeiras – são realizados com veículos que foram financiados, mas o comprador não terminou o pagamento entregando o carro para o banco como garantia.

 

Leilões do Detran –os leilões do Detran acontecem em várias cidades do país e também oferecem muitos veículos a serem leiloados.

 

Os mais indicados são os leilões organizados pelos bancos/ financeiras, por empresas que renovaram a frota e também pelo Detran, com os veículos apreendidos.

Os outros tipos são mais burocráticos e muitas vezes não compensam, como é o caso de sinistro, quando o veículo foi danificado.

 

O importante é ter consciência e ter certeza que realmente será um bom negócio. Peça indicações, pesquise e boa sorte!


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top