Menu

Saúde

Atualizado em 22 de abril de 2013, às 13:10 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Laxante natural para grávidas

Os laxantes naturais são excelentes para ao tratamento da prisão de ventre em gestantes. Confira dicas de laxantes naturais para grávidas.

A prisão de ventre é um problema muito comum em grande parte das gestantes e causa um desconforto gigantesco. A boa notícia é que pode ser resolvido através de alimentos laxativos. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de laxantes naturais para grávidas.

611305 O mamão papaia é um excelente laxante para grávidas. Foto divulgação Laxante natural para grávidas O mamão papaia é um excelente laxante para grávidas. (Foto: divulgação)

Laxante na gravidez

São vários os fatores que influenciam no surgimento da prisão de ventre na gestação. Um dos mais conhecidos é o aumento do hormônio progesterona, que faz com que o intestino fique mais lento, levando ao atraso e dificuldade para evacuar.

Além disso, o crescimento uterino dificulta a passagem do bolo fecal e o uso de suplementos de cálcio e ferro agem no organismo diminuindo o trânsito intestinal. O ideal é que o intestino funcione todos os dias, ao menos uma vez. Mas com o passar da gestação essas idas ao banheiro diminuem e causam desconforto.

Para acabar com o problema, sem prejudicar a saúde da mãe e do bebê, é necessário aumentar a ingestão de líquidos e apostar nos alimentos que funcionam como laxantes naturais ricos em fibras e pobres em gorduras e açúcares.

611305 A alimentação da gestante pode prevenir a prisão de ventre. Foto divulgação Laxante natural para grávidas A alimentação da gestante pode prevenir a prisão de ventre. (Foto: divulgação)

Veja também sucos que soltam o intestino 

Dicas de laxantes naturais para grávidas

1. Ameixas pretas: são muito eficazes no tratamento da prisão de ventre. Elas podem ser consumidas na forma de suco e até mesmo em batidas com leite que também é rico em nutrientes;

2. Mamão papaia com farinha de linhaça: rico em vitaminas A, C e do complexo B, excelente fonte de cálcio e outros minerais. Atua na prisão de ventre e mantem o bom funcionamento intestinal da gestante;

3. Kiwi: fruta rica em vitaminas e outros nutrientes essenciais para o organismo e com alto poder laxativo;

4. Arroz integral com cenoura e vagem: ricos em carboidratos, proteínas e vitaminas. Atuam no bom funcionamento intestinal;

5. Suco de maçã com linhaça moída: contém lignina, substância que melhora a imunidade da gestante, combate o inchaço e a prisão de ventre;

6. Laranja-lima com bagaço: atua como laxante suave e natural para a grávida.

611305 A ameixa é uma fruta laxante natural. Foto divulgação Laxante natural para grávidas A ameixa é uma fruta laxante natural. (Foto: divulgação)

Veja também laxante natural, como preparar 

Durante a gestação é comum a mulher sofrer com a prisão de ventre. Porém esse problema pode ser tratado com laxantes naturais que são alimentos que atuam no bom funcionamento do intestino e no amolecimento do bolo fecal. Aposte nas dicas de laxantes naturais e tenha uma gravidez mais tranquila.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.