Menu

Beleza

Atualizado em 25 de julho de 2013, às 8:35 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Lavar os cabelos todos os dias faz mal?

Lavar os cabelos todos os dias pode não trazer benefícios aos fios. Saiba mais sobre o assunto.

“Não pode lavar o cabelo todo dia porque estraga”. Quem nunca se deparou com esse questionamento no dia-a-dia? Pode ser liso, cacheado, longo ou curtinho, a dúvida permanece a mesma. A única certeza é de que no final das contas o que todos querem é um cabelo bonito e saudável. Conheça algumas dicas e tire as dúvidas sobre lavar os cabelos todos os dias. 

644464 Saiba se lavar os cabelos todos os dias faz mal. Lavar os cabelos todos os dias faz mal?Saiba se lavar os cabelos todos os dias faz mal. (Foto: divulgação)

Muitos produtos como Shampoo, condicionador, cremes para pentear prometem auxiliar a conquistar o cabelo dos sonhos. Mas muitas vezes, um detalhe mais simples é ignorado, o de quantas vezes se deve lavar o cabelo em uma semana, ou se faz mal lavar as madeixas todos os dias. Por isso, conheça algumas dicas e tire suas dúvidas sobre como e quantas vezes se deve ensaboar a cabeleira.

Há quem não saiba, mas os cabelos são uma parte viva do organismo. Não o comprimento, aquele que se penteia diariamente, mas a parte que fica dentro do couro cabeludo: o bulbo capilar. Então, para cuidar dos fios deve-se cuidar primeiro da parte da pele responsável pelo crescimento e pela saúde das madeixas. 

Lavar os cabelos diariamente pode causar danos

O couro cabeludo tem suor, produz oleosidade e descama, assim como a pele em qualquer parte do  corpo, afinal, ele também é pele. Fica mais difícil perceber devido aos cabelos que crescem e muitas vezes escondem essa área, mas, quando os cabelos estão pesados ou ensebados, é necessário lavá-los. De acordo com os especialistas, não existe uma frequência adequada de lavagens, um número exato, o que existe é a necessidade de cada pessoa e saber como lavar corretamente os cabelos.   

644464 Seguindo algumas dicas é possível ter madeixas cuidadas e cheias de vida. Lavar os cabelos todos os dias faz mal?Seguindo algumas dicas é possível ter madeixas cheias de vida. (Foto: divulgação)

Fatores que interferem na limpeza dos fios

  • Tipo de cabelo: um cabelo liso ou cacheado não interfere apenas no visual, mas também nas características específicas do fio e tendências da pele no couro cabeludo. Geralmente os donos de cabelos lisos ou  muito finos costumam ter um couro cabeludo mais oleoso. Isso se reflete em cabelos pesados ao final do dia, com menos volume e movimento, ou com um aspecto brilhante nada natural. O ideal para essas pessoas é a lavagem regular, com produtos que controlem a oleosidade e o uso de condicionador apenas no comprimento capilar, já que este produto quando em contato com a pele do couro cabeludo tende a aumentar a oleosidade ainda mais. 
  • Quantidade de atividade física ou sudorese: quem pratica atividades físicas regularmente costuma lavar os cabelos com mais frequência devido ao fato de suarem mais, diariamente. Este é um hábito saudável já que o suor além de provocar um odor desagradável pode contribuir para a manutenção de um ambiente úmido, aumentando as chances de proliferação de fungos que pode ter como consequência o aparecimento de micoses. 
  • Grau de exposição a poluentes: quando se passa o dia em um local poluído, logo se lembra dos pulmões, mas os cabelos também sofrem, já que as partículas tendem a se depositar nos fios. Não ocorre aquela tosse, ou alergias desagradáveis, que todos que moram nos grandes centros estão habituados, mas os cabelos ficam pesados, sem brilho, revestidos de poeira. Ou seja, não apenas a aparência é prejudicada. O couro cabeludo também fica sujo, e as partículas de poluentes dificultam a respiração cutânea. A conclusão é, mais uma vez, a oleosidade excessiva que aparece, independentemente das tendências pessoais e sim como uma resposta à agressão do meio. 
  • Produtos de uso diário: gel, mousse, creme para pentear, óleo hidratante ou produtos para lavar o cabelo a seco. O resultado é um penteado impecável. Mas o problema é a difícil remoção do produto depois do uso, além de danificar os fios. Por isso, se for possível, evite utilizar diariamente essas substâncias que deixam as madeixas mais oleosas.  

Forma correta de secar os cabelos

É importante saber secar o cabelo, tanto quanto saber lava-lo. Secar de forma errada faz com que se perca todo o cuidado que foi utilizado na forma de lavar. Os secadores são muito úteis, mas não se pode esquecer de que a temperatura do ar faz toda a diferença. Se o ar está muito quente, pode aumentar a oleosidade do couro cabeludo que acabou de ser lavado, e também pode estimular a sudorese. Todo mundo já sofreu um pouquinho com a falta de paciência da cabeleireira. O cabelo pode ficar seco, mas o couro cabeludo está suado. 

O jato do ar deve ser de morno para frio, bem como a água que é utilizada na lavagem dos cabelos, tudo isso para não estimular o aumento da oleosidade capilar. A secagem é muito importante, já que quando bem realizada impede a umidade do couro cabeludo.    

644464 A prática de atividade física influencia a limpeza dos fios. Lavar os cabelos todos os dias faz mal?A prática de atividade física influencia a limpeza dos fios. (Foto: divulgação)

Lavar o cabelo todos os dias pode não ser uma atitude que traga beleza aos fios. O ideal é saber como lavá-los e também a forma certa de usar o secador. Com essas dicas fica fácil manter cabelos sempre limpos e cheios de brilho. Siga as orientações e tenha sempre cabelos saudáveis.