Menu

Culinária

Atualizado em 8 de julho de 2014, às 7:21 por Élida Santos
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Lanches saudáveis para volta às aulas

Receitas de lanches saudáveis, que podem ser levados para a escola, faculdade ou qualquer outro lugar que você precise fazer um lanchinho saboroso e com baixas calorias.
494840 Lanches saudáveis para volta às aulas 01 Lanches saudáveis para volta às aulasAs crianças que comem lanches saudáveis aprendem a apreciar saladas (Foto: Divulgação)

Algumas pessoas já voltaram às aulas depois de um período de férias. Já outras, estão na fase de preparação. Quem ficou em casa nesse tempo de pausa pode controlar mais a alimentação, ingerindo o que é mais saudável, já que na escola ou faculdade fica difícil driblar as guloseimas e a falta de tempo para comer o que é mais indicado para o corpo e não o prático.

Para ter uma alimentação adequada, dentro do indicado, mesmo durante o intervalo entre as aulas, o correto é levar um lanche de casa, com componentes saudáveis. O problema é convencer as crianças a comer o peito de peru no lugar do hambúrguer, além da salada, tudo isso como recheio do pão. Para ajudar os pais nessa tarefa de incluir no cardápio dos pequeninos alimentos menos atraente ao paladar, e de quebra trazer opções de lanches saborosos e menos calóricos para quem tem uma rotina corrida, separamos algumas receitas:

494840 peito de peru Lanches saudáveis para volta às aulasEsse lanche deixa qualquer lanchinho escolar mais saboroso (Foto: Divulgação)

Confira também: Lanches que possuem poucas calorias

Sanduíche de peito de peru

Ingredientes

. 1/3 de xícara (chá) de pepino em conserva picado
. 1 xícara (chá) de requeijão cremoso

. 1/4 de xícara (chá) de ketchup
. 300 g de peito de peru

. 2 xícaras (chá) de folhas de agrião

. Sal a gosto

. 2 pães ciabatta

Modo de fazer

Em uma tigela, misture bem o ketchup, o requeijão e o pepino até obter uma pasta consistente. Agora, tempere a mistura com sal (sem exageros). Corte os pães ao meio e espalhe o molho sobre as metades e distribua o peito de peru. Adicione o agrião e cubra com o pão restante. Você pode optar por outro pão, como o integral que é muito saudável. Depois disso tudo, pode servir o lanche, ou embrulhar no estilo viagem para saborear na hora do intervalo.

494840 Sanduíche bicolor Lanches saudáveis para volta às aulasEsse lanche colorido deixa as crianças especialmente encantadas (Foto: Divulgação)

Experimente também: Como fazer sanduíche natural em casa, dicas

Sanduíche bicolor 

Ingredientes

. 200 g de salsicha
. 200 g de queijo-do-reino

. ¼ de xícara (chá) de manteiga

. ½ xícara (chá) de maionese

. 21 fatias de pão de forma sem casca

Modo de fazer

Coloque em um processador o queijo com a manteiga até obter uma pasta homogênea (pode bater no liquidificar, mas a consistência será outra). Reserve a mistura. Afervente a salsicha e processe até que ela também fique como uma pasta homogênea. Reserve. Passe um pouco da maionese em uma fatia de pão e coloque um pouco da pasta de queijo. Por cima, adicione outra fatia de pão e passe mais maionese. Adicione um pouco da pasta de salsicha e espalhe com a faca. Passe maionese em outra fatia de pão e coloque-a sobre o recheio de salsicha. Pressione levemente e corte o lanche ao meio. Faça o mesmo com os demais ingredientes. Cubra com uma toalha ou guardanapo umedecido e mantenha na geladeira até servir. As crianças vão adorar esse lanche bem colorido.