Menu

Tecnologia

Atualizado em 30 de julho de 2009, às 14:59 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Celular para Idosos no Brasil

celular idosos 2 Celular para Idosos no Brasil

A expectativa de vida no Brasil tem aumentado significativamente. Segundo pesquisas do IBGE os brasileiros estão vivendo mais, as expectativas subiram de 65 para 73 anos, o que denota uma melhoria na qualidade de vida, mas o país não se preparou para essa mudança, pois cada vez menos os idosos podem participar de atividades convencionais, ficando cada dia mais isolados de mudanças e avanços tecnológicos presentes em nosso dia-a-dia. A terceira idade é um mercado em ascensão em nosso país, mas parece que somente agora esse aspecto está sendo levado em consideração.

A vida das pessoas idosas e com baixa visão tem se tornado cada vez mais limitada, pois não têm visão o suficiente para participar de certas atividades. Até pouco tempo atrás só se ouvia dizer que não havia nada o que fazer, mas a tecnologia vem desenvolvendo maneiras de auxiliar pessoas com baixa visão, lançando aparelhos com auxílio ótico.

Já foi lançado no Brasil um celular desenvolvido especialmente para idosos e pessoas com baixa visão. Além de possui teclas grandes e iluminadas, facilitando a digitação, pois seria quase impossível um idoso digitar um smart phone com aquelas teclas minúsculas, tem tela com duas linhas de texto e números grandes, que possibilita o idoso enxergar claramente os números que aparecem na tela e fazer alterações que não eram possíveis no celular tradicional, rádio FM integrado e uma lanterna LED, que é muito útil no caso de pouca luz no ambiente evitando tombos, possui agenda com capacidade de armazenar 100 contatos. Tudo isso para facilitar a vida dos idosos e pessoas com baixa visão. Possui funções básicas, mas muito úteis, sem muitas sofisticações e aceita todas as operadoras.

O celular para idoso possui um botão de emergência (SOS) na parte de trás, que permite cadastrar até quatro contatos emergenciais e, se precisar é só apertar o botão que o aparelho liga para esses contatos emergenciais e fica em modo viva-voz, caso acionado esse botão o aparelho chamará o primeiro número do contato para avisar que o portador do telefone está em apuros, caso não atenda automaticamente chamará o próximo número, além de emitir um sinal sonoro local muito útil para o caso de um pânico tomar conta do idoso, em caso de queda ou nervosismo.

Esse tipo de avanço tecnológico facilita a vida de pessoas idosas, pois o celular é um item de extrema importância para os idosos, que antes desse lançamento encontrava dificuldade no manuseio.

Os preços variam entre R$ 100,00 e R$ 350,00, o produto é da marca Aito.

Confira as fotos:

Seu maior diferencial é o tamanho das teclas.

celular idosos 1 Celular para Idosos no Brasil

Botão SOS que em caso de emergência emite um som e envia mensagens para os contatos salvos e efetua uma chamada:

celular idosos 3 Celular para Idosos no Brasil

Led que auxilia na iluminação de ambientes com baixa iluminação e previne acidentes, como tombos:

celular idosos 8 Celular para Idosos no Brasil

Equipado com agenda, calendário, alarme, jogos e rádio FM:

celular idosos 4 Celular para Idosos no Brasil

Disponíveis nas cores branca e preta

celular idosos 7 Celular para Idosos no Brasil

celular idosos 6 Celular para Idosos no Brasil

celular idosos 5 Celular para Idosos no Brasil