Lago artificial no jardim: dicas, como fazer

PUBLICIDADE

O lago artificial ajuda a tornar o jardim mais tranquilo, confortável e em harmonia com a natureza. Nem todos os jardins residenciais desfrutam desta estrutura, afinal, a construção pode pesar no orçamento e a manutenção também não é das mais baratas.

O lago artificial no jardim relaxa e permite contato com a natureza. (Foto:Divulgação)

Quem gosta de investir em paisagismo para casa, com certeza vai aprovar a construção de um lago artificial no jardim. Este elemento favorece a biodiversidade, pois se transforma em um habitat para peixes e plantas. A presença da água em um ambiente que preza pelo contato com a natureza também torna a atmosfera mais reconfortante, fresca e acolhedora.

Veja também: Revestimento com Pedras para Jardim

PUBLICIDADE

Como fazer um lago artificial no jardim?

Para construir um lago artificial no jardim, é importante contratar mão de obra especializada e montar um projeto antes de iniciar a obra. O proprietário do imóvel deve avaliar se o custo do novo recurso paisagista é realmente viável para o orçamento.

Localização
O lago artificial deve ser construído longe de instalações de gás, eletricidade e esgoto. Para que os seres vivos cresçam e sobrevivam, é importante que o laguinho tenha acesso a luz do sol e esteja situado próximo a uma fonte de água limpa.

Revestimento
O material usado para revestir o lago artificial precisa ser de boa qualidade, caso contrário corre o risco de enfraquecer. Entre os materiais que podem ser usados, vale ressaltar o cimento e a fibra de vidro.

Forma e profundidade
Para parecer mais real e diferente de uma piscina, o lago deve ter uma forma irregular. Sua profundidade não deve ultrapassar um metro, pois quando o lago é muito fundo, ele oferece riscos para as crianças e dificulta a diversidade.

As plantas emergentes, plantas flutuantes e plantas submersas são as mais apropriadas para o lago artificial. (Foto:Divulgação)

Plantas para o lago artificial
Depois que o lago estiver instalado adequadamente e cheio, ele deve repousar por uma ou duas semanas. Somente depois deste período as primeiras plantas podem começar a ser cultivadas no ambiente aquático.

Três tipos de plantas podem ser escolhidos para compor o paisagismo do lago artificial, são eles: plantas emergentes ou marginais, plantas flutuantes e plantas submersas.

PUBLICIDADE

A planta emergente é aquela que cresce nas margens do lago, mantendo as folhas fora da água. As flutuantes não possuem raízes no solo e enfeitam a superfície das águas com suas folhas. Já as submersas são plantas que vivem embaixo da água, com raízes no fundo do lago.

Animais
Os peixes não são recomendados para lagos com pequenas dimensões. Já em ambientes maiores, é possível introduzir algumas espécies de peixes, como carpa, peixe dourado e esgana-gata.

Saiba mais: Jardim japonês: como montar

O lago artificial pode servir de habitat para os peixes, desde que tenha condições apropriadas. (Foto:Divulgação)

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.