Labirintite, Sintomas e Tratamento

PUBLICIDADE

Muitas pessoas sofrem de labirintite e nem desconfiam que é uma doença, apenas pensam que foi um mal súbito e que assim que passa já voltam as atividades normais, mas a tendência é ficar cada vez mais forte, por isso a necessidade de tratamento. Vamos primeiro saber o que é labirintite para só depois então poder falar mais sobre ela.

O que é labirintite?

A Labirintite é uma desordem total no equilíbrio que geralmente acontece após uma infecção respiratória superior. Como o próprio nome já diz a Labirintite é um processo inflamatório que afeta os labirintos que ficam localizados no ouvido interno e abrigam o sistema vestibular. A recuperação total de Labirintite Aguda pode levar de uma a seis semanas, porem é normal que sintomas do tipo tonturas ou desequilíbrio durem por meses e até por anos.

Sintomas da doença: a Labirintite causa vertigem, desequilíbrio e pode ocorrer o movimento involuntário dos olhos, também é muito comum perder a audição do ouvido que tem a infecção, mas podem ocorrer náuseas, ansiedade e sensação de mal estar devido aos sinais de equilíbrio destorcido que o nosso cérebro recebe do ouvido.

PUBLICIDADE

O que causa a Labirintite: geralmente o que causa a Labirintite é uma infecção viral ou bacteriana, mas também pode ocorrer devido a lesão na cabeça, alergia, reação a um determinado medicamento ou transtorno da circulação sanguinea afetando o ouvido interior ou o cérebro. O envelhecimento também pode causar labirintite.

Ansiedade e Labirintite: você sabia que a Labirintite pode provocar transtornos emocionais como ansiedade, pânico e depressão, assim como outros físicos do tipo palpitação no coração e tremores? Normalmente o ataque de pânico é um dos primeiros sintomas que aparecem quando a pessoa tem labirintite.

Tratamento da Labirintite

O tratamento da Labirintite normalmente é feito com Proclorperazina, pois ela ajuda a aliviar os sintomas como vertigem e náuseas. O tratamento pode ser ocasional conforme prescrição medica e se for ocasionada por Vírus ou bactérias o combate a infecção pode ser incluído no tratamento. Se a ansiedade for contatada ou a depressão é necessário tratar o quanto antes possível, pois elas interferem no processo de compensação do equilíbrio e uma vez tratados o cérebro já pode compensar qualquer dano vestibular. A Terapia de reabilitação vestibular é uma forma de curar ou reduzir a tontura provocada pela Labirintite. O tratamento e a cura de determinadas doenças depende muito de cada pessoa, pois o organismo tende a reagir de formas diferentes mediante medicações, por isso cada caso é um caso e podem reagir de forma diferente quanto a cura da doença.

Labirintite comum nos idosos

É muito comum encontrar pessoas idosas queixarem-se de tonturas e caírem com muita freqüência, pois é nos idosos que ela aparece com mais freqüência decorrente de problemas como pressão alta, excesso de açúcar no sangue, e problemas na coluna. Já entre os jovens o vilão da labirintite é o stress e os vírus como o da gripe e bactérias que estão presentes no ar, na terra e na água que entram no canal auditivo e podem infeccionar o labirinto. Apenas o medico pode definir o melhor tratamento para cada paciente em especial.

Cuide da sua saúde

Ninguém esta livre de sofrer de labirintite, pois é uma doença que pode afetar jovens e idosos, pois afinal ninguém esta livre de sofrer de pressão alta, pegar uma gripe ou ficar estressado? Manter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos é a melhor maneira de combater a Labirintite, pois a prevenção é o melhor combate. Para muitas pessoas a Labirintite era um problema que afetava apenas pessoas idosas, mas depois da freqüência com que pessoas mais jovens estressadas e que pegavam resfriados frequentes começaram a desenvolver a doença, estudos comprovaram que é uma doença de todas as idades.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.