Menu
Você está em: MundoDasTribos > Lábios rachados, ressecados: como tratar

Os lábios ressecados comumente ocorrem diante de alterações climáticas. Conheça algumas dicas de tratamento contra a boca rachada.

Em geral, os lábios ressecados podem se manfestar como consequência de queimadura solar e mudança de clima. Além disso, reações alérgicas a batons, cremes dentais ou mesmo a alimentos e bebidas, também podem alterar os lábios, tornando-os mais duros e ressecados. Quando o ressecamento labial se torna muito intenso, pode ocorrer inflamação nos cantos da boca, deixando toda a região dolorosa, de coloração muito vermelha, rachada e descamativa, sendo que em alguns casos pode manifestar infecções. Veja algumas informações sobre como tratar os lábios ressecados.

Saiba como cuidar dos lábios no verão

A mudança climática é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento dos lábios rachados. (Foto: divulgação)

Compreendendo mais sobre os lábios ressecados

Os lábios estão em uma região de transição entre a pele e a mucosa, por isso possuem uma pele mais fina. Além disso, eles não possuem glândulas produtoras de sebo que são responsáveis pela hidratação natural da pele. Diante de alterações extremas de temperatura, essa região tende a sofrer mais quando comparada ao resto do corpo.

Aprenda tratar e prevenir os lábios ressecados

Os lábios formam uma parte muito sensível do corpo humano, necessitando de cuidados especiais, principalmente durante a mudança climática. Por isso, separamos algumas dicas de como tratar os lábios ressecados.

  • Evitar a perda líquida essencial – como os lábios não possuem glândulas sebáceas é preciso que ocorra uma hidratação adequada dessa região. Para isso, utilize substâncias hidratantes que contenham água, assim como use produtos que impeçam a saída do líquido;
  • O uso do protetor solar é indispensável– muitas pessoas não utilizam os protetores labiais, por afirmarem que possuem gosto ruim. No entanto, é possível utilizar produtos que possuem gosto mais agradável;

    Para evitar os lábios ressecados, a hidratação labial é essencial. (Foto: divulgação)

  • Procure pelas substâncias ideais – para proteger os lábios do ressecamento e do aspecto rachado, é importante buscar produtos que contenham algumas substâncias especiais, entre elas: cera (abelha ou carnaúba), vitamina E, vaselina, cânfora, mentol, lanolina, fenol, ácido salicílico, manteiga de karitê, aloe vera e óleo mineral;
  • Suplementos alimentares– em casos mais graves, o médico especialista poderá indicar o uso de suplementos alimentares como a Ribofavina. No entanto, antes de utilizá-lo, é de extrema importância buscar a orientação desse profissional, de modo a avaliar a real necessidade do seu uso. Vale ressaltar que o dermatologista só indicará o produto quando todas as outras alternativas de tratamento forem refratárias.

    Os lábios ressecados acometem grande parte da população. (Foto: divulgação)

Os lábios ressecados comumente se manifestam diante de alterações bruscas de temperaturas. Isso ocorre porque a pele dessa região é muito fina e sensível, o que necessita de cuidados especiais. Porém, é possível evitar o problema, seguindo as dicas de tratamento dos lábios rachados.

Saiba como fazer a esfoliação labial


RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL