Menu

Saúde

Atualizado em 18 de agosto de 2012, às 9:05 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Kinesio taping: o que é, benefícios

O kinesio taping é uma terapia adjuvante que promete resultados surpreendentes para vários problemas. Saiba mais a respeito do assunto e fique por dentro de seus benefícios.

Muita gente pode estranhar o nome “Kinesio taping”, que soa diferente e não parece nenhum pouco familiar, entretanto a maioria das pessoas já deve ter visto, ao menos pela televisão, os atletas utilizando adesivos grudados pelo corpo, e com certeza acabou se questionando sobre o assunto. Acabe com as dúvidas e conheça o kinesio taping e seus benefícios.

503174 O kinesio taping surgiu na década de 70. Kinesio taping: o que é, benefíciosO kinesio taping surgiu na década de 70. (Foto: divulgação)

O que é

Desenvolvido pelo quiropata Kenso Kase durante a década de 70, é uma técnica de bandagem que tem por objetivo estimular a função somatossensorial da pele, do sistema linfático e muscular, além de promover maior estabilidade às articulações.

Entenda como a quiropraxia pode ajudar a acabar com as dores na coluna.

Para quê serve

Por trás de sua criação existe a teoria de que a função muscular não se limita apenas aos movimentos do corpo, servindo também para auxiliar no controle da circulação do sistema arterial, venoso e linfático e ainda estabilizar a temperatura corporal.

O kinesio taping é um tratamento alternativo que auxilia grandemente os fisioterapeutas, que podem utilizá-lo, praticamente sem restrições, nos pacientes que possuem chances de melhora mediante o recebimento de constantes e duradouros estímulos cutâneos.

503174 O sistema de bandagem estimula a função somatossensorial. Kinesio taping: o que é, benefíciosO sistema de bandagem estimula a função somatossensorial. (Foto: divulgação)

Como fazer

A terapia consiste na aplicação de uma fita adesiva especial, que é bastante elástica e deve ser posicionada sobre a parte a ser estimulada. A maior parte do efeito benéfico será resultante da tensão de estiramento da fita, que não possui nenhum tipo de medição, como a maioria das pessoas pensa.

Além de não haver nenhum tipo de limitação do movimento, a técnica de aplicação da fita é exclusiva para cada caso e parte do corpo afetada. É de suma importância que a aplicação seja feita por um profissional devidamente qualificado, pois é justamente a maneira como  fica é colocada que faz toda diferença no tratamento.

Indicações

O tratamento pode ser realizado em pessoas de todas as idades, inclusive em bebês, onde pode ser muito útil na prevenção e combate de cólicas. Outro grupo de pacientes que podem ter grande benefício com esse tipo de tratamento são os que sofreram derrames ou paralisia muscular.

O kinesio taping é uma ótima maneira de reduzir edemas e dor, decorrentes de lesão muscular, uma vez que o quadro álgico resulta em aumento da pressão sobre os receptores sensoriais e neurológicos, que pode facilmente ser aliviada pelas ondulações que a banda proporciona, tencionando a pele e estimulando a circulação.

Conheça propostas de tratamentos naturais para dores musculares.

503174 A aplicação deve ser feita por especialista. Kinesio taping: o que é, benefíciosA aplicação deve ser feita por especialista. (Foto: divulgação)

Essa terapia alternativa promete ser uma excelente adjuvante no tratamento de vários problemas, podendo ser usada por todos os tipos de pessoas, com as mais variadas idades, além de não possuir contraindicação.

A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.