Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Justiça libera WhatsApp em todo o Brasil após pouco mais de 24h de bloqueio

Justiça libera WhatsApp em todo o Brasil após pouco mais de 24h de bloqueio

Por Andre

Justiça determina bloqueio do WhatsApp em todo o Brasil, por 72 horas, desde às 14 horas da última segunda-feira, dia 2 de maio, conforme notificação enviada às operadoras de telefonia celular. A decisão foi homologada no dia 26 de abril pelo juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE). No entanto, o bloqueio demorou um pouco mais que 24 horas.

Justiça determina bloqueio do WhatsApp em todo Brasil (Foto: Pixabay)
Justiça determina bloqueio do WhatsApp em todo Brasil (Foto: Pixabay)

O WhatsApp conseguiu na Justiça uma decisão favorável e derrubou o bloqueio no Brasil. O desembargador do Tribunal de Justiça de Sergipe Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima aceitou um pedido de reconsideração dos advogados do WhatsApp e acabou com a liminar que estava bloqueando o serviço.

Isso não é a primeira vez que acontece no Brasil, sendo que a primeira vez que isso ocorreu a ordem veio da Justiça de São Paulo, sendo imposta sob pena de multa, através de medida cautelar na 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, cidade localizada na região metropolitana da capital paulista.

Justiça determina bloqueio do WhatsApp em todo o Brasil

A ação foi determinada pela Justiça de São Paulo (Foto: Pixabay)
A ação foi determinada pela Justiça de São Paulo (Foto: Pixabay)

O bloqueio dessa vez foi motivado porque a empresa que administra o WhasApp se nega a passar as informações sobre uma quadrilha interestadual de drogas para uma investigação da Polícia Federal.

As cinco operadoras mais populares do País (TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel) já foram notificadas, sendo que existe uma determinação que as informam que elas devem cumprir a determinação dentro do prazo. Em caso de descumprimento, as operadoras de celular serão multadas diariamente em R$ 500 mil.

Primeiro bloqueio do WhatsApp de 2016

O motivo do primeiro bloqueio do WhatsApp no Brasil não foi divulgado pela Justiça em um primeiro momento, assim como também foi mantido em sigilo o nome do autor da ação. Com isso, há várias especulações dando conta de que o pedido pode ter partido das operadoras, já que elas têm travado uma grande disputa com o aplicativo.

Ao longo dos últimos meses, as operadoras têm pedido ao governo que regulamente o uso do WhatsApp no Brasil, já que ele oferece o serviço de ligação via internet. E como o app não é uma operadora, não estaria habilitado a fornecer tal recurso, conforme entendimento dos responsáveis pelas empresas de telefonia móvel.

A ação pede que o app de mensagens seja suspenso durante 48 horas (Foto: Pixabay)
A ação pede que o app de mensagens seja suspenso durante 48 horas (Foto: Pixabay)

Há também a possibilidade de que o pedido para o bloqueio do aplicativo de mensagens tenha sido motivado por uma investigação sobre quebra de sigilo de dados, ou seja, a suspensão do uso do app teria relação com algum tipo de ação policial.

Ação semelhante aconteceu no início de 2015

As operadoras de telefonia celular informaram que vão cumprir a determinação (Foto: Pixabay)
As operadoras de telefonia celular informaram que vão cumprir a determinação (Foto: Pixabay)

Ação determinando bloqueio do WhatsApp não é novidade no Brasil. Em fevereiro passado, uma ação semelhante, que pedia a suspensão do famoso aplicativo, foi determinada pela Justiça do Piauí, com o objetivo de forçar os responsáveis pelo programa a colaborar com investigações sobre casos de pedofilia.

No entanto, a decisão acabou sendo suspensa por um desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí e o aplicativo continuou a funcionar normalmente.

Aplicativos que substituem o WhatsApp

Após o bloqueio do WhatsApp, muitas pessoas estão buscando alternativas para realizar a troca de mensagens instantâneas. O Mundo das Tribos elaborou uma lista de mensageiros com funções similares e que podem ser de grade ajuda, veja:

Facebook Messenger

Assim que o WhatsApp foi bloqueado no Brasil, o Facebook emitiu uma notificação, recomendando os usuários a usar o app Messenger. Esse aplicativo, disponível para iOS e Android, permite conversar com todos os contatos da rede social de forma privada. É possível não só trocar mensagens de texto, mas também enviar imagens.

Telegram

O Telegram é uma excelente opção de mensageiro instantâneo. Além de ser totalmente gratuito e livre de propagandas, o app é considerado bem mais seguro do que o próprio WhatsApp. Os usuários podem conversar através de texto e fotos.

O Telegram é considerado bem mais seguro do que o WhatsApp. (Foto: Divulgação)
O Telegram é considerado bem mais seguro do que o WhatsApp. (Foto: Divulgação)

Viber

Se você está procurando uma alternativa para o WhatsApp, então instale o Viber no seu smartphone. O app usa o número de telefone e permite realizar chamadas sem qualquer tipo de custo. Disponível para iOS, Android e Windows Phone.

Skype

O Skype é um dos mensageiros mais populares da internet, principalmente quando o objetivo é conversar através de vídeo. O app serve também para trocar mensagens de texto e imagens. Ele pode ser instalado em aparelhos Windows, iOS e Android.

KakaoTalk

Enquanto o WhatsApp estiver bloqueado, um aplicativo que promete se popularizar é o KakaoTalk. Esse app tem uma série de recursos interessantes, que permite a troca de mensagens de texto, arquivos de áudio e contatos. Sua ativação é feita de forma similar ao WhatsApp. Disponível para aparelhos iOS, Android, BlackBerry e Windows.

WeChat

O WeChat é o mensageiro mais usado na China. (Foto Ilustrativa)
O WeChat é o mensageiro mais usado na China. (Foto Ilustrativa)

O WeChat é um aplicativo que faz muito sucesso na China e promete cair no gosto dos brasileiros. Ele permite enviar mensagens de texto e realizar ligações sem qualquer tipo de custo. O app tem, ainda, um recurso mais avançado que o próprio WhatsApp: permite fazer chamadas de vídeo em grupo.

ZapZap Messenger

O ZapZap Messenger é a versão “abrasileirada” do WhatsApp. Leve, seguro e funcional, ele permite criar grupos, enviar mensagens de texto e compartilhar imagens. É uma boa alternativa para quem deseja economizar memória no smartphone.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Recomendado para você
Tecnologia

Como recuperar uma conta do Facebook

Tecnologia

Sorteador Online – Sites para Fazer Sorteios

Tecnologia

Entrar no Hotmail: www.hotmail.com.br

Tecnologia

Mapas de Localização de Ruas Via Satélite

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *