Juros ao consumidor é reduzido e mantêm menor taxa desde 1995

PUBLICIDADE
Na checagem entre abril deste ano e do ano passado, houve um abatimento de 0,56 ponto percentual.

A taxa de juros ao consumidor foi reduzida em abril,  alcançando 6,25% ao mês, o menor índice de juros da história, de acordo com Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

Na checagem entre abril deste ano e do ano passado, houve um abatimento de 0,56 ponto percentual. De acordo com Miguel José Ribeiro de Oliveira, coordenador da pesquisa, publicada nesta quarta-feira, e vice-presidente da Anefac, a redução da taxa básica de juros (Selic) de 0,75 ponto percentual em abril fez com que diversas taxas de juros fosse retraídas.

 Leia mais: Taxa de juros para financiamentos de imóveis cai nesta sexta-feira

PUBLICIDADE

Além disso, outros fatores como a maior concorrência bancária, após as agências  reduzirem suas taxas de juros, a expectativas de novas reduções da Selic e a queda na inadimplência, também colaboraram para a redução da taxa.

Selic e juros ao consumidor

Das seis linhas de crédito analisadas, somente linha de crédito do cartão de crédito manteve-se estável.

Segundo o levantamento da associação, desde dezembro do ano passado até março deste ano,  a taxa básica de juros reduziu 2,00 pontos percentuais, para 9% ao ano em abril, enquanto os juros às pessoas físicas tiveram um abatimento de 7,85 pontos percentuais no mesmo mês, alcançando a 106,99% ao ano.

Segundo Miguel, espera-se que a taxa de juros volte a ser reduzida, cogitando novas quedas da taxa básica de juros, que vêm sendo indicadas pelo Banco Central e pelo próprio mercado financeiro. Entre março e abril deste ano, das seis linhas de crédito analisadas, somente uma se manteve estável (linha de crédito do cartão de crédito). As demais, foram retraídas.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.