Menu

Comportamento

Atualizado em 11 de agosto de 2012, às 7:35 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Jovens que se acham gordos tendo peso normal tem maior risco de obesidade

Pessoas que se achavam gordas na adolescência, mesmo estando com o peso ideal, possuem mais chances de sofrer com a obesidade na fase adulta.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, jovens com peso normal, mas que se consideram gordos, contam com mais chances de se tornarem vítimas da obesidade. Os resultados do estudo foram publicados recentemente no periódico Journal of Obesity.

500519 Jovens que se acham gordos tendo peso normal tem maior risco de obesidade 2 Jovens que se acham gordos tendo peso normal tem maior risco de obesidadeAdolescentes que se acham gordos, mesmo com o peso normal, correm risco de obesidade na fase adulta. (Foto:Divulgação)

Quem acredita estar acima do peso tem mais chances de ficar obeso

Para chegar à conclusão de que jovens complexados com o peso possuem riscos reais de se tornarem obesos, os autores do trabalho avaliaram 1.196 adolescentes, com idades entre 13 a 19 anos. Estes participantes estavam dentro da faixa de peso ideal, considerando fatores como altura, idade e sexo.

Após 10 anos da primeira análise, cerca de 50% dos voluntários do estudo passaram a apresentar sobrepeso e obesidade. Dos adolescentes que se consideraram gordos no início do trabalho, mesmo estando com o peso ideal, 59% apresentaram peso bem acima da média na análise realizada uma década depois. Já entre os voluntários que se classificaram como estando no peso normal durante a adolescência, o índice de obesidade e sobrepeso foi de 31%.

Os pesquisadores noruegueses também avaliaram os índices de sobrepeso e obesidade de acordo com o sexo. Os dados mostraram que as meninas eram até 22% mais vulneráveis a se considerarem gordas, em comparação aos meninos. Para a coordenadora da pesquisa, Koenraad Cuypers, isto acontece porque a sociedade cobra demais o ‘corpo perfeito’ das mulheres, por isso elas se julgam com excesso de peso, mesmo estando dentro da média.

Veja também: Programa contra a obesidade é eficaz para jovens

500519 Jovens que se acham gordos tendo peso normal tem maior risco de obesidade 1 Jovens que se acham gordos tendo peso normal tem maior risco de obesidadeAlimentação inadequada e estresse causam excesso de peso. (Foto:Divulgação)

Os participantes da pesquisa, que se consideravam gordos mesmo tendo o peso ideal, passaram dez anos convivendo com o estresse psicológico causado pela frustração de não ter o corpo perfeito. Na busca pelo emagrecimento, eles nem sempre adotavam uma dieta alimentar saudável, ou seja, se privaram de nutrientes importantes e pularam refeições. De acordo com os estudiosos da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, estes fatores são ‘culpados’ pelo sobrepeso ou obesidade da fase adulta.

A insatisfação com o corpo ou a busca pela forma física ideal fazem com que homens e mulheres vivam situações estressantes e até mesmo adotem uma alimentação irregular. Estes costumes, a longo prazo, fazem com que a obesidade se torne um risco mais exímio.

Outro perigo de se achar gordo

500519 Jovens que se acham gordos tendo peso normal tem maior risco de obesidade Jovens que se acham gordos tendo peso normal tem maior risco de obesidadeO complexo com o peso pode se transformar em distúrbio alimentar. (Foto:Divulgação)

A impressão de ‘estar gordo’ é tão grande em algumas pessoas que contribui com o desenvolvimento de distúrbios alimentares, como anorexia nervosa e bulimia. A pressão por magreza e a imagem distorcida do próprio corpo faz com que a pessoa se submeta a restrições alimentares rigorosas por causa do medo de ganhar peso, aumentando as chances de sofrer com desnutrição. Quase sempre o anoréxico sofre com a bulimia, cuja principal característica é provocação de vômitos frequentes.

Saiba mais: Distúrbios alimentares – como tratar