Menu
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Joias, como penhorar

Em alguns casos, a penhora é a melhor opção para quem precisa ter o dinheiro na mão de forma rápida e sem comprometer o seu orçamento.

Ninguém está livre de passar por uma situação de aperto. Por isso, é importante conhecer algumas estratégias que podem lhe ajudar a sair do vermelho, como o penhor de joias, que, em muitos casos, serve de último recurso para quem está com o orçamento comprometido.

Penhor Caixa

514265 Joias como penhorar2 Joias, como penhorar Além de joias, o banco empenhora metais nobres, canetas, relógios, diamantes e outros objetos de valor. (Foto: Divulgação)

No Brasil, uma das instituições legalmente autorizadas para realizar esta operação é a Caixa Econômica Federal. Além de joias, o banco também aceita para penhor metais nobres, canetas, relógios, pérolas cultivadas, diamantes etc. Essa modalidade de empréstimo tem como vantagens a falta de burocracia e taxas de juros mais baixas, combinação perfeita para você ter o dinheiro na mão de forma rápida e sem colocar em risco a sua renda.

A liberação do dinheiro é feita de forma imediata. O cliente pode retirar do banco até 130% do valor do bem oferecido como garantia, tendo 30, 60, 90, 120, 150 e 180 dias para quitar a dívida. O empréstimo deve ser pago em uma única vez para que você possa recuperar o objeto penhorado. A Caixa oferece descontos proporcional nos juros para quem antecipa o resgate, tornando o pagamento mais acessível.

Saiba também como penhorar um imóvel.

Como penhorar

O primeiro passo para você penhorar joias ou algum artigo de valor significativo é procurar uma agência da Caixa que ofereça esse tipo de serviço. No banco, você vai poder tirar as suas dúvidas e se informar sobre as condições disponíveis.

Em sua visita, você deve levar RG, CPF em situação regular na Receita Federal, comprovante de residência e o bem que deseja penhorar. Lembrando que, após a aprovação da penhora, o empréstimo é liberado na hora, sem burocracia.

Conheça o empréstimo pessoal da Caixa Econômica Federal.

Outras informações

514265 Joias como penhorar1 Joias, como penhorar Com o penhor Caixa, o dinheiro é liberado de forma imediata e o cliente pode emprestar até 130% do valor do objeto oferecido como garantia.(Foto: Divulgação)

Vale destacar ainda que o banco não oferece empréstimo por procuração, a não ser que o pedido seja feito por pessoas impossibilitadas de ler e escrever. Nesse caso, quem for representá-la precisa ter poderes específicos para tomar o empréstimo, devendo firmar compromisso em título de crédito e constituir garantia.

O cliente pode renovar o contrato por um novo período. Para isso, ele precisa pagar os juros, a tarifa de risco e a diferença entre o que ele está devendo e o valor do novo empréstimo. É possível fazer a renovação mais de uma vez e em todas as agências do banco.

Maiores informações sobre o serviço de penhora da Caixa estão disponíveis em sua página eletrônica. No site, você vai poder conferir a tabela de tarifas e saber quais são as agências que realizam o empréstimo.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL