Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Jogos educativos para estimular crianças na escola

Jogos educativos para estimular crianças na escola

Por Isah

Veja dicas de jogos educativos para estimular crianças na escola. Além de ser muito divertido, jogar é uma forma de desenvolver a memorização, melhorar o raciocínio, favorecer a coordenação motora e beneficiar as funções cognitivas em todos os sentidos.

Jogos educativos para estimular crianças na escola. (Foto Ilustrativa)
Jogos educativos para estimular crianças na escola. (Foto Ilustrativa)

Os jogos, assim como as brincadeiras, funcionam como uma atividade lúdica, que contribuem com o aprendizado durante a infância e também com o desenvolvimento integral dos pequenos. A ludicidade, por sua vez, aumenta o interesse na matéria e melhora a produtividade em sala de aula.

Leia mais: Jogos Educativos Grátis Online

Jogos educativos para estimular crianças na escola

O Mundo das Tribos selecionou algumas opções de jogos educativos para estimular crianças na escola. Confira:

Caça-Palavras

Além de ser um ótimo passatempo, o caça-palavras também tem contribuído muito com o aprendizado das crianças. Como o próprio nome já diz, o jogo propõe encontrar palavras em meio a um monte de letras soltas. Quase sempre, o educador fornece algumas pistas aos alunos, através de perguntas ou apresentando uma temática específica para o jogo.

O caça-palavra tem uma proposta lúdica, principalmente quando é ilustrado com desenhos para colorir. Quando aplicado em sala de aula, serve de estímulo para a leitura e melhora a concentração dos alunos.

O caça-palavras estimula a leitura. (Foto Ilustrativa)
O caça-palavras estimula a leitura. (Foto Ilustrativa)

Jogo da memória

O jogo da memória é uma ótima atividade para aplicar nas turmas do Ensino Fundamental 1 e 2. Ele estimula o desenvolvimento de estratégias de memorização, além do que costuma envolver as crianças em uma brincadeira divertida. O jogo pode ser baseado em um tema específico, como mundo animal, conto de fadas ou formas geográficas. O educador pode fazer as cartinhas junto com a criançada, usando materiais como EVA e ilustrações para colorir.

Saiba mais: Melhores Jogos educativos

Quebra-cabeça

O quebra-cabeça é um jogo lúdico e muito divertido, capaz de estimular a imaginação das crianças e melhorar a concentração. O desafio consiste em reunir as peças corretamente para montar personagens e cenários. Assim como o jogo da memória, o quebra-cabeça é fácil de ser confeccionado em sala de aula.

O quebra-cabeça é fácil de ser confeccionado em sala de aula. (Foto Ilustrativa)
O quebra-cabeça é fácil de ser confeccionado em sala de aula. (Foto Ilustrativa)

Charadas

Para divertir as crianças, o professor pode realizar um campeonato de charadas. Isso mesmo! No jogo, algumas pistas são dadas para que os alunos descubram o nome do livro, objeto, seriado, celebridade, animal ou qualquer outro item. A competição pode ser realizada individualmente ou em grupo, valendo pequenos prêmios.

Veja também: Volta às aulas, atividades para educação infantil

Agora você já conhece algumas opções de jogos educativos para estimular crianças na escola. Não se esqueça que na internet há muitas outras ideias bacanas para entreter os alunos com ludicidade, como é o caso do acervo do disponível no site Escola de Games. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre educação infantil.

 

Recomendado para você
Bem Estar

Tinta térmica: como funciona, vantagens

Bem Estar

Tintas para gesso, como escolher

Bem Estar

Tailleur feminino: o que é, dicas para usar

Bem Estar

Como conseguir aparelho auditivo de graça

Comentários
  1. Neliy disse:

    Muito bom! Cultura sempre é bem vinda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *