Menu

Moda

Atualizado em 26 de março de 2013, às 11:10 por Talita
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Jeans apertado: perigos para saúde

Saiba quais são os perigos para a saúde de utilizar jeans apertado

As calças jeans são utilizadas por muitas pessoas diariamente, até como um uniforme de trabalho. Criadas no século XIX, as peças feitas desse material conquistaram fãs em todo o mundo, até mesmo em países tropicais como o Brasil. Mas, alguns cuidados ao usar jeans devem ser tomados, principalmente com as peças apertadas.

600865 Jeans apertado perigos para saúde. 3 Jeans apertado: perigos para saúdeUsar roupa apertada pode trazer danos à saúde (Foto: divulgação)

Jeans apertado: perigos para saúde

Para as mulheres, os perigos para saúde de usar jeans apertado se relacionam também com a saúde da parte íntima, pois os tecidos sintéticos impossibilitam a ventilação normal na vagina, podendo causar candidíase e corrimento. Além disso, se a calça não for lavada frequentemente, pode ter bactérias que infectam a região.

600865 Jeans apertado perigos para saúde. Jeans apertado: perigos para saúdeA celulite é um dos problemas agravados pelo aperto na roupa (Foto: divulgação)

Danos causados pelo jeans apertado

Os danos causados pelo jeans apertado podem levar também ao desenvolvimento da síndrome de formigamento na coxa, um problema conhecido pelo nome técnico de meralgia parestésica e que é causado pela pressão exercida pela roupa apertada sobre o nervo cutâneo femural lateral levando a queimação, dormência ou redução da sensibilidade de tato nos lados da coxa.

Se o uso for combinado com saltos muito altos, pode fazer com que a bacia seja lançada para frente e aumentar a pressão sobre o nervo. Mas o nervo pode se regenerar quando a pressão é diminuída, por isso, se tiver alguns sintomas, procure substituir as roupas apertadas por outras mais confortáveis.

600865 Jeans apertado perigos para saúde. 1 Jeans apertado: perigos para saúdeA circulação do sangue também é prejudicada, principalmente na região das pernas (Foto: divulgação)

O uso de jeans apertado também atrapalha a circulação de sangue – podendo causar o surgimento de varizes – e contribuir com o aparecimento da celulite, justamente pela má circulação sanguínea e pelo favorecimento a formação de nódulos de gordura. Outros riscos de usar jeans apertado é prejudicar a respiração adequada e ter dores nas costas, devido à restrição dos movimentos e consequente sobrecarga de músculos e vértebras. Ter azia também é outro problema, porque a pressão sobre o estômago atrapalha a digestão.

Veja também: Problemas de saúde causados pela calça apertada

Roupa apertada: perigos, problemas para a saúde