Fotos & Vídeos

Jatos supersonicos: fotos

Jatos supersonicos: fotos

Um dos meios de transporte mais rápidos e seguros criados até hoje é o avião que consegue nos levar de um lugar a outro em um curto espaço de tempo, fazendo com que um trajeto que seria longo e cansativo se torne rápido e simples. Mas, além dos aviões que conhecemos e que estão disponíveis em voos comerciais ainda existem os jatos supersônicos, que alcançam velocidades incríveis fazendo com que o tempo de locomoção seja muito mais curto.

Desde que surgiram os primeiros transportes aéreos, os projetistas sempre sonharam em construir máquinas cada vez mais resistentes e potentes, também com mais velocidade e estabilidade e assim foi. A cada ano surgiram aviões com motores mais potentes e trens de pouso mais avançados que garantiam maior segurança aos passageiros e tripulantes. Pouco antes da Segunda Guerra Mundial nasceram aviões ainda mais rápidos, que chegavam a velocidades próximas à barreira do som e se aproximavam de seus alvos em pouquíssimo tempo, sem muita chance de fuga.

Anos depois, com o aperfeiçoamento dessas máquinas surgiram aviões com motores cada vez mais aprimorados, com asas enflechadas e bicos mais finos que ajudavam a garantir muito mais velocidade e precisão.

Um dos primeiros aviões a atingir uma grande velocidade no ar foi o avião-foguete Bell X-1, criado por Chuck Yeager em 1947, que atingiu a velocidade de 1 Mach – uma unidade de medida de velocidade que é definida entre uma relação com a velocidade de um objeto e a velocidade de som, aeronovaes que atingem mais de 1.2 Mach são consideradas Supersonicas. O prototipo XP-86 Sabre também atingiu a mesma velocidade quando foi pilotado pelo piloto de provas da Noth American, George Welch. Seis anos depois, a aeronave YF-100 Super Sabre, pilotada por George Welch atingiu a marca de 1,1 Mach em voo horizontal, no ano de 1953.

Momento em que jato quebra a barreira do som e cria uma nuvem de vapor no céu.
Aerion, primeiro jato supersônico particular do mundo.
Supersonic Business Jet (SBJ), ultrapassa a velocidade do som e chega a 1,6 Mach.
Concorde, avião supersonico que operou na aviação comercial.
Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *