Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Jardins em pequenos espaços: como fazer

Jardins em pequenos espaços: como fazer

Por Isah

O jardim é um ambiente que, quando bem montado, é capaz de transformar o visual da residência. Ele representa a possibilidade de contato dos moradores com a natureza, além de oferecer momentos de bem-estar e tranquilidade. Interno ou externo, o jardim residencial vai necessitar de um paisagismo na medida certa.

Jardim compacto montado na sacada de um apartamento.(Foto: Divulgação)

Espaço pequeno para jardim

Na hora de montar o jardim, as pessoas costumam sentir dificuldades para lidar com áreas pequenas. O espaço limitado limita o cultivo de determinadas plantas e requer elementos compactos para não sufocar o jardim. Os hábitos de vida dos moradores também influencia na escolha das árvores, flores e folhagens que irão compor o ambiente destinado a jardinagem.

Leve em conta o espaço disponível para depois escolher as plantas do jardim. (Foto: Divulgação)

Como fazer um jardim pequeno?

Para elaborar um bom projeto paisagístico, é importante primeiramente definir se o jardim será coberto ou ao ar livre. Em casas que não possuem quintal, é recorrente a montagem de um ambiente interno chamado jardim de inverno. A falta de uma área externa espaçosa faz com que os moradores de apartamento transformem as sacadas em pequenos jardins, acolhedores e bonitos.

O jardim pequeno tem a vantagem de ser mais aconchegante e proporcionar facilidades para cuidar das plantas. No entanto, é necessário se preocupar periodicamente com a manutenção da área para que o paisagismo se mantenha conservado e composto pode elementos saudáveis.

Ao montar um pequeno jardim em casa, procure reunir no mesmo ambiente as plantas que tenham necessidades semelhantes, ou seja, dependam das mesmas condições de sobrevivência. O morador precisa adquirir o hábito de cuidar das plantas, se preocupando com as regas, adubo e iluminação.

O jardim vertical é uma boa opção para espaços pequenos.

Soluções para decorar jardins pequenos

Uma solução interessante para aproveitar espaço do jardim pequeno é o uso de vasos. Grandes, médios ou pequenos, estes recipientes tornam as plantas mais organizadas e ajudam a ornamentar a área. Apesar de todas as vantagens que estão associadas ao cultivo em vasos, é importante ter cuidado para escolher o modelo mais apropriado.

O vaso de cerâmica é uma boa opção para o cultivo, afinal, ele não interfere na respiração das plantas. Os nutrientes que permitem o desenvolvimento precisam ser fornecidos através do adubo e irrigações, levando em conta as necessidades de cada espécie. Recomenda-se que a adubação seja realizada pelo menos duas vezes por ano, mas a umidade do solo precisa ser verificada toda semana.

As plantas de pequeno e médio porte são as mais recomendadas para se cultivar em jardins com pouco espaço. Entre as opções, vale ressaltar azaléias, gardênias, murtas podadas, buxinhos bolas, íris, moréias, begônicas e lírio da paz. Além de plantas em vasos, outra solução para áreas pequenas é aproveitar as paredes através do paisagismo, como por exemplo, a montagem de um jardim vertical. Outra dica bem legal para quem busca fazer um jardim pequeno é usar vasos com plantas dentro, existe um leque em opções de plantas para serem cultivadas em vasos. Espero que tenham gostado das dicas.

Recomendado para você
Bem Estar

Tendências de blusas femininas para o verão 2018

Beleza

Modelos de tranças fáceis: passo a passo

Bem Estar

Tailleur feminino: o que é, dicas para usar

Bem Estar

Tendência moda plus size verão 2018

Comentários
  1. eline nunes disse:

    amei as dicas . as fixas nas paredes ficaram ótimas.
    tangara. mt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *