Search

Jardins de fachada

Google plus

As fachadas das casas expressam a personalidade de seus donos, podendo ter diferentes estilos como colonial, barroco, moderno, gótico entre outros. Contratar os serviços de um paisagista para decorar o jardim de casa pode ser uma opção para quem quer acertar em cheio na escolha de plantas certas e na disposição das mesmas.

É de sabedoria geral que contratar os serviços de um paisagista pode ter um custo mais elevado, não sendo tão acessível, mas com um pouco de dedicação e bom gosto você mesmo pode decorar a frente da sua casa. Pesquisando em revistas e sites, olhando outros jardins ou até pedindo opiniões, você pode deixar seu jardim com a sua cara sem precisar gastar muito.

Vale lembrar que o mais importante é você gostar e se sentir bem em seu jardim, é você que irá olhar para ele diariamente.

Este é um trabalho que pode ser feito com calma, e até nos finais de semana  sendo praticamente uma terapia.

Vou mostrar alguns exemplos de jardins reformados e vamos reparar como uma reforma no jardim pode trazer novos ares e novas impressões à sua casa.

Neste caso, a proprietária deste sobrado optou por um estilo anos 40, o que veio a calhar com o local trâquilo e compacto onde este imóvel está localizado. A harmonia ficou perfeita na combinação das plantas na calçada frente ao muro escuro e o gradil de ipê. O projeto foi feito por Carlos Marsi.

Na imagem acima, fica evidente a nova vida que o jardim frontal deu ao casarão. A alameda de mosaico que leva até a porta frontal valoriza o trabalho de paisagismo aplicado no local. Projeto de reforma de Vanessa de Barros.

Um ambiente externo se for bem decorado pode dar um charme a mais em toda decoração, e deixar o ambiente ainda mais bonito. Quando se cria um ambiente externo é importante que acima de tudo ele esteja organizado, com plantas ornadas, grama aparada e ainda aquele espaço aonde as pessoas possam conversar e jogar conversa fora. O paisagismo de jardim simples  é básico, porém muitas pessoas acabam pecando pelo excesso ao encherem de árvores e flores que não tem manutenção, isso geralmente não deixa os ambientes bonitos.

Um bom site que traz inúmeras opções de jardins decorados e contém uma série de dicas na hora de decorar o ambiente é o site Casa da Editora Abril, acessado pelo endereço www.casa.abril.com.br.

Pequenos espaços não ficam de fora. É possível aproveitar qualquer espaço para criar ambientes repletos de vida, cores e harmonia. Nestes casos a dica é usar vasos ou fazer jardineiras em alvenaria criando vários níveis no terreno, isto dará uma ótima impressão de profundidade a medida que toda a vegetação fica à vista, cada uma em seu ângulo e forma específica.

Os desníveis feitos em corredores com a sobreposição de vasos e jardineiras  proporcionam uma sensação de um ambiente mais aconchegante.

Para áreas que recebem muito sol ou meia sobra, a melhor indicação é usar plantas como Pleomene, Manacá arbustivo, Bambusa gracilis, Nandina, Murta entre outras. Estas plantas tem um brilho natural que vai ressaltar a vida e a cor de seu jardim em uma manhã ensolarada.

Aproveitem nossas idéias e deixem seus jardins com a sua cara!


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top