Menu

Decoração

Atualizado em 10 de abril de 2011, às 1:20
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Jardim Vertical, Como Fazer

Jardim vertical como fazer 1 Jardim Vertical, Como FazerDecoração e paisagismo antigamente para se fazer, era necessário que tivéssemos uma área grande disponível, porem com a modernidade e a tecnologia que existe nos dias de hoje, quase tudo que desejamos ter, podemos conseguir, planejar e conquistar. Basta ter um pouco de criatividade.

Para montar um jardim vertical ou um painel verticais, que são estes jardins que não necessitam de muito espaço, são verdadeiras obras de arte em decoração, e embelezam qualquer local.

Este tipo de jardim usa plantas da espécie epífitas, que necessitam de poucos nutrientes e pouca água para sua manutenção, pois retiram nutrientes da atmosfera, e devido ao seu crescimento e desenvolvimento serem lentos são ideais quando acomodados em espaços pequenos.

Estes jardins são específicos para paredes externas onde as plantas tenham a possibilidade de receberem a luz natural, porem se dão muito bem com a luz artificial também.

Para se montar um desses jardins verticais você necessitará dos seguintes materiais: Parede impermeabilizada ou pintada com tinta emborrachada, Tabuas em MDF ou conglomerado na medida da parede, buchas para fixação desta madeira, placas ou estacas de fibra de coco, ou xaxim.

Se você optar por fazer o seu jardim vertical em interior que a água não tenha saída para escoar, será necessário colocar na parte inferior uma espécie de calha para fazer a captação do excesso de água das regas.Jardim vertical como fazer 2 300x183 Jardim Vertical, Como Fazer

Fazer um esquema de plantação dos tipos de plantas que serão utilizadas, e fazer a fixação das mesmas nas placas ou xaxins, e fixá-las na tabua, cada uma no local escolhido por você.

Comprar as mudas das plantas, observando sempre o estado da muda.

As melhores espécies para se plantar num jardim vertical são: Bromélia, Pilea Nummularifolia, Acorus, Orquidea Pingo de Ouro, Orquidea, Peperomia Riscada, Rhypsalis Chata, Maranta, Rhypsalis, Callisia Repens, Begonia, Avenca, Trepadeirinha, Peperomia Obtusifolia, Dendrobium miniatura.

Para efetuar as regas destas plantas o essencial é que seja feita com borrifadores manuais diariamente, ou mangueira para jardim de 3 a 7 dias dependendo da umidade e temperatura do ar

Outra opção são os arranjos de base chamados suporte hi-tech, que imitam os vasos já prontos para serem somente fixados e colocados as plantas, assim você economiza no gasto com as madeiras e deixa o seu jardim vertical mais bonito, alem de possuírem o sistema de irrigação já embutido.

Você ainda pode fazer uma mesclagens de plantas normais com plantas floríferas, vai deixar o ambiente muito mais alegre, você só deve observar a necessidade das plantas no que diz respeito a água, pois devem ter a mesma necessidade de água, senão você correrá o risco de uma planta requerer água demais e deixar a sua planta vizinha sem.

A cada dois ou três meses, você deverá afofar a terra, isso ajudará a planta a se desenvolver e não agrupará a terra, deixando o vaso com a terra dura demais, parecendo blocos de terra. A adubação deve ser feita uma vez por mês com húmus de minhoca, este ato dará mais resistência as suas plantas e mais viscosidade também.Jardim vertical como fazer 3 300x206 Jardim Vertical, Como Fazer

Estes jardins costumam deixar o ambiente mais alegre, alem ampliar o local onde PE feito, até mesmo em uma sacada de apartamento é permitido fazer estes jardins verticais, deixará a sua parede mais viva e com mais sofisticação.

Portanto não perca mais tempo, compre os materiais, pesquise o tipo de planta que você deseja comprar e comece hoje mesmo a montar o seu jardim vertical, o investimento com certeza será bem menor do que a satisfação de vê-lo quando pronto.