Menu

Decoração

Atualizado em 21 de janeiro de 2013, às 15:25 por Andréia Bariani
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Jardim de inverno com cactos: dicas, como fazer

Veja dicas de como fazer um lindo jardim de inverno com cactos - uma plantinha muito resistente e charmosa!

Ter um jardim de inverno é algo que muda, totalmente, o interior de uma casa. Pequenos espaços já são mais que suficientes para se dedicar ao plantio de diferentes espécies. Este tipo de jardim se caracteriza, principalmente, por se localizar na parte interna de uma construção. Pode ser feito em casas, escritórios, restaurantes, lojas, etc. É claro que qualquer cultivo de plantas necessita de cuidados. Algumas espécies, entretanto, dispensam atenção constante. Por isso, uma boa alternativa pode ser o investimento em um jardim de inverno com cactos.

569001 Jardim de inverno com cactos dicas como fazer.1 Jardim de inverno com cactos: dicas, como fazerExistem inúmeras espécies de cactos, que podem ser usados no jardim (Foto: Divulgação)

Cactos, como se sabe, são plantinhas muito resistentes. Há quem não goste muito de seu formato, bem como do fato de eles serem repletos de espinhos. Porém, existem inúmeras espécies de cactos que, juntos ou não, formam um belo ornamento aos ambientes. Estas plantinhas, assim como outras, também precisam de alguns cuidados, mas não são muitos. Se você tem um cantinho sem graça, em sua casa, confira nossas dicas de como fazer um jardim de inverno com cactos. Certamente, este espaço irá ganhar nova vida.

Como fazer jardim de inverno

Tudo depende do tipo de área disponível. Quem tem um espaço com terra, em casa, pode preparar este solo para o cultivo de cactos. Como estas plantas não necessitam de muita água, é preciso preparar o substrato, com muito cuidado, pois é imprescindível que a terra faça uma ótima drenagem da água. Caso contrário, o acúmulo de umidade no substrato irá apodrecer as plantinhas, matando-as. Deve-se misturar terra adubada, areia e pedriscos, em partes iguais. Após preparar a terra, pode-se transferir os cactos para ela. É preciso colocar mais pedras ao redor do caule e da raiz, pois a escoamento da água deve ser mais eficaz, nesta área. Para finalizar, proteja a plantinha, colocando pedrinhas decorativas, em cima de sua terra.

569001 Jardim de inverno com cactos dicas como fazer.2 Jardim de inverno com cactos: dicas, como fazerNo solo ou em vasos, os cactos formam lindos jardins de inverno (Foto: Divulgação)

Para fazer jardim de inverno com cactos, é importante observar a incidência de luz e calor, no local. Estas plantas não podem permanecer em ambientes escuros ou úmidos, pois elas precisam de sol. Elas pertencem à família das suculentas, que são plantas com uma enorme capacidade de armazenamento de água e nutrientes. Por isso, elas precisam de sol, pois podem acumular água em excesso. Portanto, garanta um jardim que receba luz e calor.

No verão, as regas dos cactos podem ser mais frequentes, mas sem exageros! Basta manter o solo úmido. Já no inverno deve-se regá-las, a cada 15 dias. A adubação, por outro lado, deve ser mais generosa. Deve-se fornecer nutrientes aos cactos, uma vez por mês.

Dicas para cultivar cactos

569001 Jardim de inverno com cactos dicas como fazer.3 Jardim de inverno com cactos: dicas, como fazerOs cactos também precisam de água e adubo, embora sejam resistentes (Foto: Divulgação)

Ao escolher as espécies de cactos para jardim de inverno, a dica é informar-se com o vendedor sobre as necessidades de cada um. Agrupando-os, no jardim, será mais fácil cuidar de todos eles, sem se esquecer de nenhum.

Outra dica é fazer um jardim de inverno com vasos de cactos, caso o espaço não contenha terra. A forma de plantio é a mesma. Basta agrupar inúmeros vasinhos, com diferentes espécies, preenchendo o local. Certamente, o cantinho ficará charmoso e aconchegante.

Aprenda mais sobre o cultivo destas plantinhas: Cactos e suculentas: dicas, como cultivar

Confira espécies que vão bem, dentro de casa: Plantas indicadas para ambientes fechados

 

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.