Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > 10 benefícios da Jabuticaba para saúde

10 benefícios da Jabuticaba para saúde

Os 10 benefícios da Jabuticaba para saúde são formidáveis tanto que ao fazermos uma pesquisa sobre essa fruta cujo nome em tupi significa “frutas em botão”, passa a ser um orgulho para os brasileiros.Veja agora alguns benefícios da jabuticaba para saúde, as riquezas nutricionais da jabuticabae ainda algumas receitas com jabuticaba deliciosas. Para uma vida mais saudável leia sobre os Benefícios das Frutas.

Os 10 benefícios da Jabuticaba para saúde são formidáveis (imagem ilustrativa pé de jabuticaba)

10 benefícios da Jabuticaba para saúde

Além de conhecer os benefícios da Jabuticaba para saúde vale lembrar que ela é uma fruta 100% brasileira, o qual faz parte da família das mirtáceas, nativa da mata Atlântica. Mas não se engane, a Jaboticaba não somente exite aqui no Brasil. Agora que você já conhece um pouco da jabuticaba, é hora de saber seus maravilhosos  1o benefícios da jabuticaba para saúde.

Os benefícios da jabuticaba são diversos e sua riqueza nutricional melhor ainda. Assim a jabuticaba pode e tem uma grande riqueza em Vitamina C, contém claro outras diversas vitaminas como: Vitamina E, Tiamina, Niacina, Riboflavina e ácido fólico.

A jabuticaba também contém benefícios minerais como cálcio, potássio, magnésio, ferro, fósforo, cobre, manganês e zinco. Acha que a jabuticaba tem apenas esses benefícios? NÃO!  A fruta também aminoácidos, ácidos gordos vários antioxidantes poderosos que possuem propriedades anti-inflamatórios. Viu só? Os benefícios da Jabuticaba para saúde são realmente diversos!

Mas agora vem a pergunta: e na pratica qual o real benefício da jabuticaba para saúde? Vamos responder essa pergunta em forma de uma lista, onde você poderá ler e tirar suas próprias conclusões.

Jabuticaba para pele benefícios

O Estudo detalhado sobre a jabuticaba mostra que ela tem um benefício excelente para a pele. No mesmo estudo descobriu-se que a jabuticaba ajuda no rejuvenescimento e hidratação da pele. A fruta ainda incentiva uma certa produção de colágeno que ajuda aumentar a elasticidade bem como a flexibilidade da nossa pele.

A jabuticaba também contém benefícios minerais como cálcio, potássio, magnésio, ferro, fósforo e muito mais! (imagem ilustrativa)

Ao comer a fruta beneficiamos da polpa que contém vitamina B3 (Niacinamida) que traz o funcionamento de enzimas, que por sua vez promove o crescimento celular. Ainda a jabuticaba é um antioxidante que pode ajudar na prevenção do envelhecimento precoce e claro na prevenção dos sinais de envelhecimento como: manchas escuras, rugas e linhas finas e outras que caracterizam o envelhecimento precoce. Este é o primeiro benefício da jabuticaba para saúde.

Benefícios da jabuticaba no cabelo

Se você é vaidosa ou vaidoso, ficará feliz em saber que os benefícios da jabuticaba para o cabelo, são realmente muito bons. A jabuticaba contém nutrientes que também são ótimos para prevenir a perda do cabelo bem como deixar eles ainda mais brilhosos a utilizar produtos feitos com extrato da jabuticaba que você pode encontrar facilmente em supermercados. Este é o segundo o benefício da jabuticaba para a sua saúde

Benefícios da jabuticaba para emagrecer

Isso é um ponto importante, se você quer emagrecer e já tentou de tudo quem sabe o segredo para você emagrecer de forma saudável pode estar na jabuticaba? Adicionando de forma correta a Jabuticaba em sua dieta, ou no seu cardápio, você irá perceber que ela é pobre em gordura e calorias.

A fruta tem um sabor delicioso e claro realmente irá satisfazer a sua necessidade de comer. A jabuticaba ainda contém em sua pele, ou casca, uma rica fonte de fibra dietética, o qual irá ajudar você controlar seu apetite por impedir que você coma sem controle. Isso irá deixar você ter sensação de satisfeito por um bom período de tempo. Esse é o terceiro benefício da jabuticaba.

Benefício da jabuticaba contra câncer

Um excelente benefício da jabuticaba para nossa saúde de forma geral, é que a fruta contém propriedades antioxidantes, ou seja, excelente para combater mutações em nosso DNA. A jabuticaba contém no caso a presença de compostos fenólicos como as antocianinas e outros.

As antocianinas são responsáveis por agir como antioxidantes poderosíssimos que possui anti-inflamatório, e com isso propriedades anticâncer. O antioxidante irá ajudar combater radicais livres os mesmos que são responsáveis por causar danos às células e assim o câncer.

A Jabuticaba é realmente um fruto delicioso aconselhável na mesa de qualquer brasileiro (imagem pé de jabuticaba)

Jabuticaba beneficia na digestão

A grande quantidade de fibra na jabuticaba faz com que os movimentos intestinais trabalhem de forma regular e ainda previne na constipação do intestino. Os nutrientes da jabuticaba ajudam na digestão por influenciar na limpeza e desintoxicação do seu intestino. Por trabalhar dessa forma, você não terá problemas até mesmo com a prisão de ventre.

Benefícios da jabuticaba contra diabetes

De acordo com alguns estudos realizados, a casca da jabuticaba pode ser eficaz também na redução de glicose no sangue. O seu consumo regular poderá ser ótimo na prevenção de diabetes do tipo 2.

Tendo em mente que o seu baixo teor calórico e a sua grande quantidade de fibra alimentar, pode-se levar em consideração que é uma adição saudável na dieta de pessoas com diabetes. Vamos deixar claro que não é um milagre e você não será curado da diabete por comer a fruta excessivamente. Leve em consideração sempre procurar o seu médico antes de acrescentar qualquer tipo de fruta legume ou verdura em seu cardápio caso você tenha diabetes.

Jabuticaba beneficia ossos e dentes

Um benefício importante da jabuticaba para nossa saúde, é sua grande quantidade de cálcio, potássio e magnésio. A jabuticaba irá beneficiar os nossos ossos e o fortalecimento dos nossos dentes. Além fortalecer os ossos e dentes, poderá ajudar na prevenção de certas doenças como por exemplo a osteoporose.

Jabuticaba no alívio da artrite

Se você tem artrite ficará feliz em saber que a jabuticaba poderá lhe trazer algum alívio. Isso se dá porque devido a sua grande quantidade de anti-inflamatórios, a jabuticaba será útil por aliviar sua dor provocada pela atrite e também outras doenças que podem ser relacionadas com a inflamação.

Mais uma vez vamos deixar claro que a jabuticaba não é um milagre, mas ela poderá lhe ajudar em algumas coisas como por exemplo alívio em dores provocadas por inflamações.

Benefícios da jabuticaba para mulheres grávidas

Se você está grávida ou pensa em engravidar, pode preparar sua dieta e o seu cardápio com jabuticaba! Isso mesmo! Devido sua grande quantidade de Ferro, a Jabuticabeira lhe ajudará e muito. Também por essa fruta conter uma grande quantidade de ácido fólico, irá ajudar você no crescimento e desenvolvimento do seu bebê.

Jabuticaba beneficia ossos e dentes, coração, problemas com diabetes, cabelos, intestino e muito mais (imagem ilustrativa)

A jabuticaba e o coração

Podemos dizer que a jabuticaba pode ser a fruta do coração. Algum tempo atrás foi identificado que as dietas ricas em antocianina ou polifenóis, ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, nesse caso poderá até mesmo regular o metabolismo lipídico.

A casca da jabuticaba por ser uma grande fonte rica em fibra dietética e torna-se capaz de reduzir os grandes níveis de LDL colesterol total. Vale ainda salientar que ela irá ajudar na redução do colesterol e dos triglicerídeos e claro no aumento do colesterol bom o HDL.

Então gostou de conhecer os principais benefícios da jabuticaba para saúde? Se fôssemos colocar todos os benefícios da jabuticaba, ficaríamos horas lendo. Assim, agora você irá aprender uma receita com jabuticaba deliciosa.

Receita com jabuticaba

Depois de ver alguns benefícios excelentes da jabuticaba para nossa saúde, é hora das receitas deliciosas que você poderá fazer na sua casa de modo bem simples e fácil.

Suco de jabuticaba

Para aproveitar todos os nutrientes da jabuticaba, uma das forma de consumi-la é como suco, o suca de jabuticaba. (Foto: Divulgação)

Para fazer o suco de jabuticaba você irá precisar de:
* Um quilo de jabuticaba madura
* 3 litros de água filtrada
* Açúcar a gosto

Modo de preparo

Em uma panela grande coloque os 3 litros de água para ferver
Agora lave 1 kg de jabuticaba e coloque na panela quando a água estiver fervendo.

Se você tiver um Pilão amasse as jabuticabas com calma até que todas elas estejam estouradas. Se você não tem pilão faça com as mãos. Lembre-se de lavar bem as mãos antes!

Ferva até que a água fique com uma coloração violeta, depois retire as jabuticabas e o suco com uma concha e coloque em uma jarra. As jabuticabas que sobraram podem ser jogadas fora.

Caso o suco fique muito forte, você pode colocar um pouco mais de água, assim o gosto não ficará muito forte.

Coloque açúcar seu gosto

Mousse de jabuticaba

Mousse de jabuticaba fácil de fazer e delicioso. Uma especiaria sem igual (imagem ilustrativa)

Para fazer o mousse de jabuticaba você irá precisar de:

* 2 litros de jabuticaba, ou equivalente
* 2 latas leite condensado
* 2 caixinhas de creme de leite
* 2 caixinhas de gelatina incolor

Como fazer seu mousse jabuticaba

– Coloque a jabuticaba para ferver em um litro de água pura até 30 minutos.

– Depois de fervido, bata as jabuticabas no liquidificador com a água que Ferveu.

– Agora pegue a jabuticaba depois de batida no liquidificador e coe.

– Depois de coado, acrescente o leite condensado, o creme de leite e a gelatina dissolvida em 300 ml de água quente.

– Bata no liquidificador até ficar bem misturado e depois coloque em uma tigela e leve à geladeira por 3 horas.

Licor de jabuticaba

Veja o vídeo abaixo onde ensina detalhadamente como fazer um delicioso Licor de Jabuticaba.

Casca da Jabuticaba

A antocianidina, também conhecida como vitamina R, é a substância que está presente em maior proporção na casca da jabuticaba. Pode ser usada para a reparação dos tecidos ricos em colágeno como as paredes das artérias e a pele do rosto, para a redução da produção de histamina, do colesterol comum e do LDL (mau colesterol) e dos radicais livres.

Além disso, ela ajuda a melhorar a circulação sanguínea periférica, a restaurar a funcionalidade dos capilares e a fortalecer os vasos sanguíneos.

Ainda protege as células cerebrais, melhora a defesa imunológica, a resistência física e a disposição, a elasticidade muscular e a visão. Os diabéticos também podem usar a jabuticaba para controlarem a taxa de açúcar no sangue e os portadores de câncer, para o combate das células cancerígenas.

A antocianidina, também conhecida como vitamina R, é a substância que está presente em maior proporção na casca da jabuticaba (imagem ilustrativa)

Outra substância encontrada na casca da jabuticaba é a pectina, que é uma fibra solúvel. Sendo assim, ela auxilia na velocidade de absorção dos alimentos, sendo indicada para os casos de hipoglicemia, obesidade e diabetes. Ela é ainda responsável pela desintoxicação orgânica, no auxílio ao combate do colesterol alto e na melhora da função da vesícula biliar.

Polpa da Jabuticaba

Entretanto, a polpa da jabuticaba também possui seus benefícios. Ela contém ferro para o combate da anemia, fósforo para ajudar a função no metabolismo energético, vitamina C para infecções e alergias em geral e niacina para pele e músculos saudáveis.

Como consumir a Jabuticaba

Como tanto a casca quanto a polpa são importantes para a manutenção do organismo humano, a melhor forma de consumi-las é em forma de sucos. Para fazê-los, retire o caroço e coloque a casca e a polpa no liquidificador com água. Como a fruta é doce, não é necessário acrescentar açúcar.

Outros modos são: geleia, vinho, licor e xarope. Entretanto, todos os produtos devem, preferencialmente, ser feitos com a fruta fresca, recém-colhida do pé para não perder o seu sabor e nutrientes.

A jabuticaba pode ser consumida diariamente, mas sem o caroço. Portanto, se você tiver um espaço no seu jardim, plante um pé dessa fruta, porque assim, você e a sua família poderão ter vidas muito mais saudáveis. A Jabuticaba faz parte das Frutas – Sinônimo de Saúde.

Recomendado para você
Bem Estar

Ínguas: o que pode ser

Bem Estar

Vestidos de festas para gordinhas 2018: fotos, tendências

Bem Estar

Pílula do Dia Seguinte – Nomes, Preços

Bem Estar

Moda country feminina 2018

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *