Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Serviços > IPVA 2017: consulta, cálculo

IPVA 2017: consulta, cálculo

Por Andre

Confira IPVA 2017: consulta, cálculo dos valores a serem pagos no início do ano que vem. O imposto é obrigatório em todos os estados do país e deve ser pago em cota única (normalmente com descontos), ou parcelado em até três vezes sem desconto. É muito importante ficar atento a tabela de vencimentos proposta por cada estado que se baseiam no número final da placa do veículo.

 

Consulta e cálculo do IPVA 2017

 

Todos os anos o valor arrecadado com o pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) rende bilhões de reais aos cofres públicos e é dividido entre o governo estadual e o município de licenciamento do veículo.

 

O imposto deve ser utilizado para a recuperação e preservação de vias públicas como ruas, estradas, avenidas, como também, na melhoria de serviços públicos nas áreas de saúde, segurança pública e educação a fim de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

 

Consulta do IPVA 2017

 

A consulta do IPVA e mais informações sobre os veículos podem ser realizadas no site da Secretaria da Fazenda do estado onde o veículo foi registrado. Para isso é necessário o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores).

 

É essencial não deixar para a última hora e se planejar para o pagamento do IPVA, do seguro obrigatório DPVAT e também para a taxa de licenciamento dos veículos. O mais aconselhável é o pagamento à vista para o benefício dos descontos, porém se não for possível por conta de tantas outras despesas, o valor poderá ser parcelado com consciência das datas de vencimento.

 

 

O cálculo do valor do IPVA 2017

 

A maior parte dos estados já divulgaram as informações sobre o IPVA 2017 que deve começar a ser pago em janeiro. Alguns estados ainda não divulgaram a tabela e o valor das alíquotas, mas devem publicar em breve já que o início do pagamento deve começar no próximo mês.

 

O cálculo do IPVA é feito com base na tabela FIPE, desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, entidade de direitos privados e sem fins lucrativos que foi criada em 1973 e é vinculada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

 

A tabela é atualizada frequentemente e traz os valores venais dos veículos comercializados no país. Além da tabela Fipe, também é levado para cálculo do imposto, alíquota do IPVA, que varia pela categoria do veículo e o estado em que o tributo é cobrado.

 

Assim sendo, se por exemplo o valor venal do veículo for de R$ 20.000, pela tabela Fipe e a alíquota cobrada é de 4%, deve-se realizar a conta 20.000 x 0,04. O resultado é R$ 800,00 e será o valor cobrado no IPVA.

 

É essencial o pagamento na data correta para não serem cobrados juros ou multas.

 

Consultar IPVA 2017

 

Para informações mais específicas de calendário de pagamento, consulta de valores, locais para pagamento, descontos, valores de alíquotas, emissão de guias/ boletos de pagamento, entre outros, acesse a página da Secretaria da Fazenda referente ao estado de registro do veículo.

 

Confira mais informações sobre o IPVA 2017, faça as consultas e cálculos em específico para os estados abaixo:

 

IPVA 2017 AC

 

IPVA 2017 AL

 

IPVA 2017 AP

 

IPVA 2017 AM

 

IPVA 2017 BA

 

IPVA 2017 CE

 

IPVA 2017 DF

 

IPVA 2017 ES

 

IPVA 2017 GO

 

IPVA 2017 MA

 

IPVA 2017 MT

 

IPVA 2017 MS

 

IPVA 2017 MG

 

IPVA 2017 PA

 

IPVA 2017 PB

Recomendado para você
Serviços

Caixa Internet Banking Consultas, Extratos

Serviços

Saiba como Atualizar Boleto HSBC

Serviços

Sedex a Cobrar: Como funciona

Serviços

www.nextel.com.br, site da Nextel, planos e serviços

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *