IPTU 2016 – Preços, datas

PUBLICIDADE

IPTU 2016- preços, datas é um Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana. É uma taxa cobrada anualmente de acordo com as condições residências de uma propriedade. Para determinar o valor, considera-se a localização e a extensão do terreno, desse modo o governo de cada município tem o controle da urbanização e também verba para investimentos. O crescimento das cidades também depende do pagamento de impostos como IPTU.

IPTU 2016 - Preços, datas (Foto: Divulgação)

IPTU 2016 – Preços, datas

Esse imposto é uma exclusividade do Brasil e se baseia no seguinte cálculo: valor da construção do imóvel dividido pelo imposto incidente, levando-se em conta também a alíquota estabelecida pelo poder municipal. O pagamento, quando realizado a vista, tem um significativo desconto. Quando o valor da taxa é financiado, a quantia recebe um acréscimo devido ao juro. Ou seja, cada estado e município apresenta para o IPTU 2016 – preços, datas diferenciadas. É importante obter maiores informações junto a prefeitura de sua cidade no órgão responsável.

Tire a segunda via IPTU 2016 online (Foto: Divulgação)

Cobrança IPTU 2016

A cobrança do IPTU acontece no começo de cada ano, quando os proprietários de cada residência recebem uma espécie de carnê em suas casas. É importante priorizar o pagamento dessa dívida para que a residência não seja hipotecada. Em determinadas cidades, a legislação municipal determina que aposentados e pensionistas do INSS paguem o valor correspondente ao imposto contando com descontos. As prefeituras de cidades costumam disponibilizar em seu site a opção de solicitar a segunda via do boleto para pagamento, quando o carnê não é recebido em casa. Geralmente o IPTU pode ser pago em até 10 parcelas e para cota única o desconto pode variar entre 10 e 30% de acordo com cada município.

PUBLICIDADE
Aposentados e pensionistas podem ter desconto especial no IPTU (Foto: Divulgação)

Onde pagar IPTU 2016

A tendência é que o IPTU 2016 mantenha o mesmo formato dos anos anteriores, mas procure se informar melhor entrando em contato com a prefeitura de sua cidade. O pagamento do IPTU deve ser feito em caixas correspondentes, casas lotéricas ou diretamente na prefeitura de sua cidade. É importante pagar o IPTU em dia para não correr o risco de ter acréscimos. Outro fator muito importante com relação ao IPTU é que algumas cidades oferecem descontos bem significativos para pagamentos adiantados e cota única. Procure se informar na prefeitura de sua cidade, pois na maioria dos casos vale a pena fazer um esforço e pagar adiantado. Pague o IPTU 2016 em dia e fique tranquilo o ano todo.

Use os créditos da Nota Fiscal para obter descontos no IPTU (Foto: Divulgação)

Desconto do IPTU com créditos da Nota Fiscal

Use os créditos da Nota Fiscal para obter descontos de até 100% no IPTU 2016. Algumas cidades aceitam que o contribuinte use os créditos da Nota Fiscal para obter descontos no IPTU, como é o caso da cidade do Rio de Janeiro. Pata ter acesso ao desconto é só informar os imóveis, desde que seja o proprietário.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.