Search

Ioga – Dica de Como Praticar em Casa

Google plus

Antes mesmo de começar a falar em como se praticar ioga em casa, deve-se explicar o que é exatamente esse meio de meditação e exercício. O Ioga é um conceito em que se refere a disciplinas mentais e físicas, criado na Índia, a palavra ioga (palavra Yoga deriva-se da raiz yuj que significa: controlar, unir ou jungir) em si, está associada com as praticas de meditação tanto do hinduísmo como do budismo. O controle da mente e do corpo por meio de meditações e exercícios físicos. Agora que você já sabe o que é o ioga e está interessando em praticar esse controle, mas por muitos motivos não tem como ou não deseja praticar em um estúdio especifico ou uma escola, o Mundos das Tribos trás agora algumas dicas de como se praticar o ioga em casa.

Mas lembrando que antes de começar a praticar esse exercício físico é necessário que você opte por um tipo de ioga especifico para a tua idade, pois existem os exercícios que exigem de mais força física, ideal para os grupos mais jovens, e os mais calmos, com movimentos mais simples, de simples alongamento para os com menos capacidade física e os mais idosos. O Hatha é o mais indicado para os iniciantes dessa pratica, ele consiste em exercícios de respiração e meditação, juntamente com alongamentos lentos.

A primeira grande dica é que você deve escolher um horário em que tua casa ou o ambiente que você vai usar, esteja num clima calmo, silencioso, para que assim você possa se concentrar devidamente no teu interior. Para encontrar um lugar adequado para a pratica também é fundamental, o ioga precisa de espaço, um local onde você possa colocar um tapete (existem tapetes específicos para a pratica desses exercícios, e algumas escolas que fornecem essas aulas vendem ou até mesmo alugam esse material), uma dica é que se você tiver um local com piso de madeira com certo espaço, pratique nesse local. Roupas leves que facilitem a tua movimentação te deixe confortável e assim faça com que o teu corpo respire naturalmente.

Nada melhor do que você adquirir DVDs ou livros com posições para iniciantes, existem diversificados tipos de livros de alta qualidade no mercado, e ir seguindo o ditado nesses recursos. Os materiais a serem usados durante as aulas são de baixo custo, bem mais baratos do que se você tivesse que pagar uma aula em uma escola especifica. Alguns materiais que são utilizados nas aulas são: bolas de tênis, elásticos, cintos, bola suíça, bastões, etc… Materiais esses que você não precisa estar adquirindo tudo de uma vez e sim gradativamente ou até mesmo fazendo substituições com materiais parecidos que você tenha na tua casa, exemplo: trocando o bastão por um cabo de vassoura. Essas são algumas dicas para que você possa praticar essa arte de meditação na tua casa. E não se esqueça que o objetico do ioga é o equilibrio tanto da mente como o do fisico. Aproveite.


Google plus


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top