Menu

Economia

Atualizado em 25 de julho de 2012, às 6:05 por Jose
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Investir em franquias: dicas

Antes de comprar uma franquia, veja quais são os cuidados que você precisa tomar para garantir o sucesso do seu empreendimento.
491032 Investir em franquias dicas Investir em franquias: dicasHoje, as franquias são opções cada vez mais procuradas por quem deseja fazer algum tipo de investimento. (Foto: Divulgação)

O setor de franquias é uma boa opção para quem deseja investir o seu dinheiro. Hoje, existem redes franchising em praticamente todos os segmentos do mercado. Assim, fica mais fácil escolher um negócio com o qual você já se identifica e possui certa experiência.

Ao comprar uma franquia, você basicamente adquire os direitos de uso da marca e passa a receber suporte para a instalação do seu empreendimento. O apoio vai desde a escolha do local mais apropriado, passando pelo treinamento da equipe de trabalho e por todos os detalhes operacionais relacionados ao funcionamento da rede.

A grande vantagem de se investir numa franquia é que você já terá um nome conhecido e um modelo de negócio rentável, o que faz com que o seu investimento seja de baixo risco. Apesar dessas facilidades, é importante tomar certos cuidados antes de concretizar o negócio. Abaixo, você pode conferir algumas dicas que devem ser colocadas em prática para que você tenha sucesso em seu empreendimento.

Informações sobre: Franquias de estética no Brasil.

Dicas para investir em franquias

491032 Investir em franquias dicas1 Investir em franquias: dicasAntes de fechar o negócio, você precisa saber qual será o investimento necessário para adquirir a franquia.(Foto: Divulgação)

1. Em primeiro lugar, você precisa saber quanto está disposto a pagar para abrir o negócio. Por isso, considere todos os gastos e fatores envolvidos na compra, como investimento imobiliário, taxas, licenciamentos, encargos etc.

2. As chances de sucesso aumentam quando o empreendedor conhece os seus produtos. Portanto, é fundamental que você domine a área onde pretende atuar para que não haja complicações na gestão do negócio.

3. Estude a possibilidade de investir em marcas não muito conhecidas. Franquias poucos renomadas exigem um investimento inicial muito menor do que as mais famosas. Em alguns casos, um capital de 10 ou 20 mil reais já é suficiente para você abrir o negócio.

Veja também: Franquias baratas e de sucesso no Brasil.

491032 Investir em franquias dicas2 Investir em franquias: dicasEssas dicas são fundamentais para você aumentar as suas chances de sucesso.(Foto: Divulgação)

4. Veja se a sua cidade já não está saturada de empresas que oferecem o mesmo serviço ou produto de sua franquia. Começar um negócio tendo que superar a concorrência (principalmente de marcas conhecidas) pode atrapalhar os seus planos de ascensão.

5. Se possível, faça um contrato prévio com várias empresas para poder estudar as propostas e condições oferecidas por cada uma delas. Outra dica importante é buscar orientações no site da ABF (Associação Brasileira de Franchising), que reúne uma série de informações sobre este segmento.

6. Fale com outros franqueados para saber como eles estão indo com o negócio e conhecer mais detalhes sobre o investimento.

Agora, é só colocar essas dicas em prática e torcer para o seu empreendimento dar certo!