Menu

Tecnologia

Atualizado em 28 de agosto de 2011, às 18:20 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Internet 4G – O que é, Como Funciona?

260155 gt b3710 1 300x188 Internet 4G   O que é, Como Funciona?

A internet tornou-se a maior ferramenta de auxílio ao homem moderno no que diz respeito ao acesso de informações de forma rápida e com qualidade. Ela já é considerada o principal instrumento de trabalho para a maior parte da população do mundo. Por conta disso, ela vem se “transformando” em uma estrutura magnífica que passamos a imaginar como será nos próximos anos?!

É impossível falar de internet sem citar suas velocidades de acesso. Ela que começou com uma velocidade discada, ao longo dos anos foi atingindo maiores velocidades. Ou melhor: De uma internet lenta que passava horas para atingir uma conexão, fomos conquistando velocidades, incrivelmente, rápidas.

Atualmente, a internet que mais chama a atenção dos usuários é a 3G por sua mobilidade e qualidade em diversas cidades do país. Mas o que hoje é veloz amanhã vai se tornando mais eficiente. Estamos falando da chegada da internet de quarta geração: A internet 4G. Para quem ainda não conhece, a internet 4G é a mais recente evolução da 3G. Ela é tão rápida que impressiona qualquer pessoa devido a sua capacidade de transferência de dados. Já utilizada nos Estados Unidos por algumas operadoras de telefonia móvel, ela é um sucesso nos aparelhos da Coréia do Sul (local onde o sistema foi desenvolvido).

Para se ter ideia, enquanto a internet 3G tem uma capacidade de transmissão de dados a 7 megabytes por segundo, a 4G pode fazer downloads 600 vezes mais rápida que a internet de Banda Larga no Brasil e 180 vezes mais rápida que a 3G. Isto representa uma qualidade de conexão nunca vista antes! Além disso, com a internet 4G associada em aparelhos que possuam a função, será possível assistir a programas de TV em HD (Alta Definição) com imagens tridimensionadas, transmissão de dados de até 1 gigabyte por segundo (enquanto o dispositivo estiver imóvel) e 100 megabytes por segundo (quando estiver em movimento).

Tudo isto é possível devido ao notável desenvolvimento desta nova tecnologia através do sistema de endereço IP (Internet Protocolo) o qual é o mesmo utilizado para as conexões realizadas a partir dos computadores. No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicação – ANATEL já deu início ao processo de criação de regras para a utilização da nova tecnologia. Os primeiros locais que receberão o sinal da internet 4G serão as cidades sedes da Copa do Mundo de 2014 e posteriormente, será disponibilizado para as demais.

Quanto a prazos, a previsão é para o final deste ano e início de 2012.
Como os valores de serviços de internet no Brasil são sempre um pouco elevados, é possível que ocorra o mesmo com a chegada da internet 4G. Mas, com o passar do tempo ficará mais acessível a todas as pessoas visto que há um incentivo do governo brasileiro para a popularização da internet. Resta aguardar para ter acesso ao maior desenvolvimento de internet do mundo AGORA em terras brasileiras!