Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Educação > Intercâmbio Gratuito 2017 – Programa do Governo

Intercâmbio Gratuito 2017 – Programa do Governo

Por Isah

O intercâmbio gratuito 2017 – Programa do Governo é uma ótima oportunidade para quem deseja fazer um curso no exterior e ter uma experiência internacional na carreira. Os intercambistas podem participar de graduação ou pós-graduação. O programa é recente e tem atraído centenas de jovens que buscam uma oportunidade de viajar e estudar fora do País.

Intercâmbio Gratuito 2017 – Programa do Governo. (Foto: Divulgação)

Intercâmbio Gratuito 2017 – Programa do Governo

No modelo convencional, ao contrário do intercâmbio gratuito 2017 – Programa do Governo, o intercâmbio existe um grande investimento. Algumas pessoas chegam o carro ou passam vários anos juntando dinheiro para conseguir passar uma temporada no exterior. Contudo, o Governo Federal tem apostado em medidas que tornam o intercâmbio uma experiência gratuita.

Programa Ciência Sem Fronteiras

O Programa Ciência Sem Fronteiras foi criado com o objetivo de expandir e internacionalizar a ciência e a tecnologia, de modo que os estudantes brasileiros possam adquirir novos conhecimentos nas universidades estrangeiras. Logo em que foi lançado, o projeto estabeleceu a meta de distribuir 101 mil bolsas de estudo em quatro anos.

Oportunidade leva vários jovens para aprimorar o conhecimento no exterior (Foto: Exame/Abril)
Oportunidade leva vários jovens para aprimorar o conhecimento no exterior (Foto: Exame/Abril)

Para garantir uma bolsa de intercâmbio no exterior, é necessário estar fazendo um curso na área de exatas, biológicas ou de tecnologia. Algumas das áreas contempladas pelo Ciência Sem Fronteiras são: Biotecnologia, Engenharias, Nanotecnologia, Formação de Tecnólogos, Produção Agrícola, Tecnologia da Informação e Petróleo.

Requisitos da graduação

Os estudantes que desejam fazer a graduação sanduíche devem preencher alguns requisitos, como estar matriculado em uma das áreas contempladas pelo CsF, ter obtido nota superior a 600 em exames do Enem a partir de 2009 e comprovar proficiência.

As bolsas Ciência Sem Fronteiras 2016 serão distribuídas para estudar em diferentes países. Atualmente, o programa tem intercambistas nos Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Coreia do Sul, Bélgica, Japão, Noruega, Dinamarca, Irlanda, Rússia, entre outras nações.

Os estudantes de Humanas agora podem fazer intercâmbio. (Foto: Divulgação)

Para acompanhar a abertura de vagas de intercambio gratuito 2016 e os processos seletivos, acesse o site Ciência Sem Fronteiras.

Intercâmbio gratuito Ministério da Cultura

Muitos estudantes se queixam porque o Ciência sem Fronteiras não contempla cursos da área de Humanas. Para resolver este problema, o Ministério da Cultura resolveu lançar um projeto especialmente para as pessoas que estão cursando música, cinema, design, moda, arquitetura, gastronomia, literatura, publicidade, artes visuais e muitos outros cursos que pertencem à área de ciências humanas.

Confira as informações e saiba como participar do programa (Foto: Exame/Abril)
Confira as informações e saiba como participar do programa (Foto: Exame/Abril)

Os estudantes que garantirem suas vagas vão viajar de forma totalmente gratuita, ou seja, sem necessidade de gastar com passagens aéreas, hospedagem e transporte local. Para oferecer intercâmbio gratuito área de humanas, o Ministério da Cultura estabeleceu parceria com as seguintes instituições de ensino: Europeu de Design (Espanha e Itália), Federculture, Universidade de Bolonha (Itália) e The Global Centre, Barbican Centre, SolthBank Centre (Reino Unido). Quem quiser saber mais detalhes pode enviar um e-mail diretamente no endereço eletrônico [email protected].

Quer mais dicas para estudar e viajar? Confira nossos outros artigos sobre este e vários temas,fique bem informado aqui no Mundo das Tribos! Aproveite também para curtir, comentar e compartilhar.

Recomendado para você
Educação

Inscrição Iduff – Como fazer?

Educação

Caderno do Aluno 2017: material do governo de SP

Educação

Caderno do aluno 2017, respostas e gabarito

Educação

TCC na Área de Saúde: 10 ideias de temas para você apresentar

Comentários
  1. lorena disse:

    bom dia!! Eu gostaria muito de fazer intercambio tem de fisioterapia?

  2. thamiris da cunha reis disse:

    Bem, eu estou esperando a nota do ENEM sair ,caso eu conseguir uma boa nota.Como eu faço para ingressar no ciêncisa sem fronteiras???Eu queria poder ter a oportunidade de se proficionalizar no exterior

  3. Geisa disse:

    [email protected],

    Tenho interesse em receber informações sobre programas de intercâmbio do governo.

    Grata

  4. Carlos De Jesus Junior disse:

    fazer um intercambio na autralia se formar e trabalhar

  5. jhonatan marques disse:

    e muito bom viajar para estudar

  6. José Eudasio de Alencar disse:

    Ola

    Tenho interesse em intercambio não relacionado a estudo, mais para conhecer novos lugares , podem me dar dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *