Menu

Tecnologia

Atualizado em 17 de novembro de 2011, às 17:00 por Paulo Lima ()
Você está em: MundoDasTribos > Tecnologia > Intel anuncia processador com 50 núcleos

O processador pode bater a marca do 1 teraflop, em um único chipset.
324525 Intel50nuclim1 Intel anuncia processador com 50 núcleosDivulgação / Intel

Se você acha que seu computador com seus dois, quatro ou quem sabe até oito núcleos de processamento tem muito poder de fogo, o que dizer de um processador com 50 núcleos paralelos? Pois é exatamente este o perfil dos processadores Knights Corner anunciados pela maior empresa de chipsets do mundo: a Intel.

Além do grande número de núcleos, a Intel espera que a nova tecnologia do processador permita que ele rode a velocidades incríveis. As maiores estimativas sugerem um poder total de processamento de 1 teraflop, em um único processador, ou seja, um total de 1 mil GHz se somarmos o poder de todos os núcleos.

Mas, antes de imaginar o que o Knights Corner poderá fazer com os seus jogos ou com as suas aplicações domésticas, vale lembrar que ele não é voltado ao consumidor final. Seu foco é para aplicações extremamente pesadas e que abusem da paralelização de tarefas como laboratórios de pesquisa e fazendas de renderização de imagens em 3D. Vale lembrar que no momento não existem componentes compatíveis com o processador, como placa-mãe.

Um único chipset Knights Corner poderá substituir um hack inteiro de servidor e obter uma eficiência energética maior. A Intel ainda não revelou sua data de lançamento, seu preço e maiores informações sobre o produto.