Menu

Carros

Atualizado em 16 de junho de 2011, às 18:10 por Dany Negrao
Você está em: MundoDasTribos > Insulfilm Permitidos para Carros

Insulfilm Permitidos para Carros Insulfilm Permitidos para Carros

A Insufilm é a marca mais famosa de “Filme de Controle Solar”. Muitos pensam que Insulfilm é o nome do produto que é colocado nos vidros, mas na verdade é a marca do mesmo. Mas o brasileiro já está acostumando a chamar a película de insulfilm. Pois bem. O Insulfim é usado para escurecer o vidro, escurecendo assim o ambiente interno do veiculo. O produto também ajuda a amenizar a chegada dos raios solares para dentro do carro.

Existem diferentes tipos e modelos de películas, inclusive Insulfilm blindado. Isso mesmo! Você protege o vidro do seu carro contra roubos e colisões. O produto vem sendo usado no mundo todo por inúmeros veículos. O que se deve observar com detalhes é a lei que permite Insulfilm para carros, pois há um certo limite de intensidade de cor.

Insulfilm Permitidos para Carros2 Insulfilm Permitidos para Carros

Ao colocar um insulfilm muito escuro, você acaba dificultando a visualização interna do veículo para quem está do lado de fora. Isso pode trazer pontos positivos, mas no caso de policiais, esse é um ponto extremamente negativo. Os policiais precisam enxergam o que você tem dentro de seu veiculo. Por esse e outros motivos é que a lei do insulfilm, colocando um limite para o tom de escuro nos vidros. A parte da frente, por exemplo, é onde você pode inserir o insulfilm mais escuro. É no pára-brisa que muitos condutores sentem a necessidade de ter um vidro mais escuro, seja pelo sol ou pela visualização da parte externa.

As transparências dos produtos variam entre 5%, 20%, 50%, 70% e até 100%. Segundo a legislação (resolução 254 de 26/10/2007 do CONTRAN), o uso é permitido somente quando aplicado da seguinte forma:

De 28% a 100% para o conjunto dos vidros das laterais traseiras e o vidro traseiro;

De 70% a 100% para o conjunto dos vidros das laterais dianteiras e

De 75% a 100% para o pára-brisa (opcional).

Insulfilm Permitidos para Carros1 Insulfilm Permitidos para Carros

O Insulfilm permitido para carros, como você pode perceber, varia de acordo com a posição de cada vidro do veiculo. O pára-brisa é a única parte que você pode ter uma maior penumbra, sendo ainda opcional entre 75% a 100%. Os produtos que possuem transparências menores que 28%, não são permitidos pela legislação. A utilização é opção exclusiva do consumidor por sua liberalidade de consumo. Muitos consumidores no país escurecem os vidros dos carros por se sentirem mais segurança no trânsito. Mas ao escolher esse tipo de “proteção”, o consumidor corre o risco de ser multado. Além disso, o vidro escuro chama mais a atenção de bandidos, correndo o risco de ser roubado ou até mesmo seqüestrado.

O insulfilm permitido pelo DETRAN tem uma lei bem clara e que deve ser seguida à risca. Tome cuidado quando procurar uma empresa para instalar a película em seu automóvel. Dependendo do estabelecimento, eles não seguem o que é correto. Procure se informar com detalhes antes de colocar o Insulfilm em seu carro. Os preços variam dependendo do produto e do local de instalação, mas em geral é algo bem acessível.