Menu

Educação

Atualizado em 5 de julho de 2013, às 9:05 por Isah Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Inscrições Provab 2014

O PROVAB é um programa que beneficia os recém-formados em Medicina e as unidades de saúde básica de regiões carentes.

O PROVAB (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica) é uma iniciativa do Ministério da Saúde para estimular a formação de médicos no Brasil. O lançamento aconteceu em dezembro de 2012, mas já caminha para a sua terceira edição.

639942 Inscrições Provab 2014 11 Inscrições Provab 2014O PROVAB é uma iniciativa criada para médicos recém-formados. (Foto:Divulgação)

Os médicos recém-formados estão criando mais afinidade com o PROVAB. Atualmente existem 3895 profissionais trabalhando nas unidades básicas de saúde pelo programa, atendendo as regiões de difícil acesso de 1.287 municípios.

Quem pode participar do PROVAB?

O PROVAB é voltado para médicos recém-formados, principalmente aqueles que desejam passar um ano trabalhando para depois fazer residência. O programa também tem a intenção de suprir a carência de profissionais de saúde no interior e nas periferias das metrópoles.

Podem participar do PROVAB os médicos que concluíram a graduação, que não tenham vínculo empregatício com atenção básica e não constem no o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. Para receber a bolsa de 8 mil reais, os profissionais terão que fazer a pós-graduação em Saúde da Família.

O programa propõe 32 horas semanais de atividades nas unidades de saúde e outras 8 horas de atividades acadêmicas. Vale ressaltar que o desempenho dos médicos iniciantes será supervisionado por instituições de ensino.

639942 Inscrições Provab 2014 2 Inscrições Provab 2014Atualmente, o salário do médico do PROVAB é de 8 mil reais. (Foto:Divulgação)

Os médicos que participam do PROVAB garantem 10% de bônus nos exames de residência médica. Há algumas informações que o salário pago pelo Ministério da saúde subirá para 10 mil reais na próxima edição do programa.

Inscrições PROVAB 2014

As inscrições para o PROVAB 2014 ainda não estão abertas, mas provavelmente o sistema seguirá as regras das edições anteriores. O processo seletivo costuma ser aberto no início de cada ano, sendo que o Ministério da Saúde divulga através do Diário Oficial da União.

O processo seletivo de médicos do PROVAB é realizado em duas etapas: habilitação e seleção. No primeiro momento, a adesão ao programa acontece pela internet, através do preenchimento de um formulário eletrônico e envio dos documentos solicitados no edital. Cabe ao profissional também escolher as localidades de sua preferência para atuar.

639942 Inscrições Provab 2014 Inscrições Provab 2014As inscrições para o PROVAB normalmente acontecem no início do ano. (Foto:Divulgação)

Tudo indica que o período de inscrição para o PROVAB 3 vai se estender pelo mês de janeiro. Em fevereiro, será divulgada a lista final dos médicos e os seus respectivos municípios. Se tudo correr como em 2013, o início das atividades será no começo do mês de março.

Conteúdo avaliado com média: