Você está em: MundoDasTribos > Cursos > Cursos Gratuitos > Inscrições Prominp – Curso de Petróleo

Inscrições Prominp – Curso de Petróleo

Por Redacao

Inscrições prominp: A prominp estará em 2017 profissionalizando pessoas para atuarem na área de petróleo e gás através do Ciclo Prominp 2017. Como existe uma grande falta de mão de obra qualificada no setor os cursos profissionalizantes atingirão vários níveis, como médio, superior, entre outros. Confira mais informações no artigo.

Obtenha qualificação profissional com a Prominp (Foto: Divulgação)

Prominp: qualificação profissional

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) se empenha na qualificação profissional das famílias do Programa Bolsa Família. E em parceria com quatro governos estaduais (Bahia, Ceará, Espírito Santo e Pernambuco) e cinco Prefeituras (Araucária/PR, Itajaí/SC, Mossoró/RN, Rio Grande/RS e São Luís/MA), está apoiando cursos de reforço escolar para cerca de 20 mil beneficiários com vistas ao 5º Processo Seletivo para o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo (Prominp).

O programa já qualificou mais de 100 mil pessoas, d. Os cursos são gratuitos e de diversos níveis de ensino (básico, médio, técnico e superior) para 175 categorias profissionais ligadas ao setor de petróleo e gás. Os cursos são ministrados pelos Institutos Federais de Ensino e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e os alunos recebem bolsas de estudo, caso estejam desempregados.

O objetivo do MDS no Prominp é a qualificação de beneficiários do Bolsa Família e a sua inserção nas cadeias produtivas da indústria de petróleo e gás, um dos mercados que mais crescem no Brasil e que paga bons salários. Há carência de mão de obra neste setor. O Plano da Petrobras, para o período de 2009-2014, prevê qualificação de mais 220 mil profissionais, em 13 estados brasileiros, para atender os investimentos alocados para o período. Você também pode participar do processo seletivo do Prominp 2010, basta ter mais de 18 anos e ensino fundamental ou médio concluídos. E aproveite: o MDS disponibiliza três apostilas de preparação e cadernos de provas e gabaritos de edições anteriores da seleção.

Os inscritos deverão passar por um processo seletivo (Foto: Divulgação)

Processo seletivo Prominp – Como participar?

Para participar do processo seletivo público dos cursos do Prominp é preciso ter idade igual ou superior a 18 anos e preencher os pré-requisitos relacionados à escolaridade e experiência profissional, que variam de curso para curso. Os pré-requisitos são especificados no Edital Seletivo Público que é divulgado nos sites do Prominp Como se inscrever para os cursos do Prominp?

As inscrições para os cursos do Prominp podem ser feitas diretamente no Portal de Qualificação Profissional do Prominp (www.prominp.com.br ) ou em agências dos correios. Após a confirmação e o pagamento da inscrição, o candidato realizará uma prova de seleção na cidade onde o curso desejado será oferecido.

A Petrobras e a Prominp atuam juntas na qualificação profissional (Foto: Divulgação)

Petrobras e Prominp

A Prominp abre mais um ciclo Prominp 2017 juntamente com a Petrobras que disponibilizará 11.671 vagas para cursos profissionalizantes para atuarem na área de gás, energia e petróleo. Os cursos estão voltados para os níveis técnico, médio, básico e superior. Os cursos são gratuitos e compreendem mais de 175 categorias diferentes, todas ligadas ao setor de gás e petróleo. Esse é apenas uma pequena parte do gigantesco investimento até o final de 2017 que ocorrerá aqui no Brasil. Por conta da falta de mão de obra especializada que a Prominp está com os cursos abertos para formação de mais de 212 mil profissionais capacitados para poderem atuar nas respectivas áreas.

As vagas serão disponibilizadas para vários cursos (Foto: Divulgação)

Petrobras Prominp cursos e estados

A Prominp disponibilizará cursos para vários estados brasileiros confira quais são eles e o número de vagas disponíveis, não perca essa oportunidade. Confira:

– São Paulo 1.021 vagas;

– Amazonas 562 vagas;

– Maranhão 130 vagas;

– Rio de Janeiro 4.602 vagas;

– Minas gerais 180 vagas;

– Rio Grande do Sul 1.192 vagas;

– Ceará 212 vagas;

– Bahia 920 vagas;

– Sergipe 364 vagas;

– Mato Grosso do Sul 708 vagas;

– Pernambuco 384 vagas;

– Amazonas 562 vagas;

– Espirito Santo 387 vagas;

– Santa Catarina 524 vagas;

– Rio Grande do Norte 485 vagas;

Para saber mais sobre os cursos e se inscrever acesse o site oficial da Prominp e veja como fazer.

Ingresse no mercado de trabalho através dos cursos profissionalizantes da Prominp em parceria com a Petrobras (Foto: Divulgação)

O que a Petrobras quer?

Estão em alta funções como as de armador; carpinteiro; operador de escavadeira; operador de trator; pedreiro; caldeireiro; encanador; isolador; mecânico ajustador; montador; operador de escavadeira; pintor; revestidor; soldador de estrutura; ajudante de cozinha; auxiliar de movimentação de carga; caldeireiro.

Técnico. Com formação técnica, os profissionais com formação de supervisão são muito demandados em vários segmentos: supervisor técnico de pintura e isolamento; supervisor técnico de saúde meio ambiente e segurança; eletrônica; eletrotécnica; desenhista; projetista de Arquitetura Naval; desenhista projetista de equipamento de embarcação; eletricista de manutenção; projetista de estruturas metálicas; projetista de instrumentação/automação; projetista de tubulação; projetista eletricista; técnico em planejamento offshore; turbomáquina com ênfase em instrumentação.

Médio. Chefe de linha; eletricista; encarregado de andaime/curvamento/elétrica/estrutura/instrumentação/montagem mecânica; projetista; supervisor de diversos segmentos; desenhista de vários segmentos; profissional de planejamento; assistente de logística; cozinheiro; operador de movimentação de carga; operador de sonda de perfuração; operador de sonda de produção; padeiro/confeiteiro; plataformista.

Aproveite as dicas!

Recomendado para você
Cursos Gratuitos

Cursos Gratuitos da Bm&F Bovespa Campinas

Cursos Gratuitos

Curso de Cuidador de Crianças Gratuito

Cursos Gratuitos

SESI-SP Cursos Gratuitos de Artes Cênicas

Cursos Gratuitos

www.stqe.pe.gov.br, inscrições em Cursos Gratuitos PE

Comentários
  1. wania disse:

    gostaria de saber se há algum curso oferecidos para mulheres, ainda estes meses, e este ano de 2010?

  2. osmar da silva disse:

    tenho experiência de aproximadamente 15 anos de carpintaria mas ; nao quero seguir a profissão que um dia tive orgulho de falar meu salario hoje da vergonha

  3. rarison disse:

    GOSTARIA DE SABER SE ESSE ANO TEM ALGUM VAGAR NA AREA DE ELETRICA POR QUE EU SOU ELETRICISTA DE MANUTEÇAO E TOR PRECISANDO DE UMA VAGAR NO MERCARDO?

  4. waldemar disse:

    bom dia. gostaria de saber onde são ministrados os cursos do promimp em itajai sc

  5. fernanda varela disse:

    quero fazer curso de solda

  6. Guilherme Antonio disse:

    Legal as informações estão ai mas não como efetua as inscrições

  7. Marcondes disse:

    Olá bom dia a todos. Meu nome é Marcondes , tenho curso de cozinheiro industrial concluído no Senac-RJ e o curso de Técnico em Logística em andamento concluindo no Senac -SC no mês de agosto /2013.Gostaria de saber como faco para me inscrever a uma vaga, das quais estão relacionadas as profissões que eu tenho?
    E, também, se possível tirar minha dúvida quanto ao curso de salvatagem que eu não tenho, é necessário ter esse curso para concorrer a esta vaga ?
    Desde já lhes agradeco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *