Menu

Empregos

Atualizado em 18 de outubro de 2011, às 7:45 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Inscrições para o Programa Jovem aprendiz 2012

Interessados devem ter entre 14 e 24 anos. O contrato é especial e os benefícios são todos baseados nas leis da CLT.

O Programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa adotada pelas empresas e entidades com o objetivo de oferecer oportunidades de emprego para quem está começando a atuar no mercado de trabalho. Através do programa, as pessoas adquirem experiência e qualificação em uma determinada área.

540441 Jovem aprendiz 2013 Jovem aprendiz 2013 Muitas empresas e entidades investem no programa jovem aprendiz. (Foto:Divulgação)

O aprendiz no mercado de trabalho

As vagas de aprendizagem proporcionam a vivência no trabalho, no qual os estudantes colocam em prática o que aprenderam na teoria e desenvolvem novas habilidades na área de formação. Vale lembrar que a contratação do aprendiz não é igual ao estágio, afinal, a modalidade possui um contrato específico e possui os direitos assegurados pela carteira de trabalho assinada.

O jovem aprendiz tem os seus direitos assegurados pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Assim, o estudante que ingressar em uma vaga de emprego desta modalidade, tem direito a um salário mínimo e benefícios trabalhistas e previdenciários. A jornada de trabalho também não pode exceder seis horas por dia.

Saiba mais: Menor Aprendiz Legal 2012-2013 Inscrições CIEE

Opções de programas de aprendiz

Cada empregador adota os seus próprios critérios para contratar o funcionário, mas é importante respeitar a classificação de aprendizagem. Por exemplo, no caso do Aprendiz Paulista, somente pessoas com idade entre 14 e 24 anos podem participar. Também é importante estar matriculado em alguma escola técnica do Centro Paula Souza para disputar as vagas.

540441 Jovem aprendiz 2013 2 Jovem aprendiz 2013 O aprendiz adquire qualificação e experiência. (Foto:Divulgação)

Os jovens interessados em participar do Programa Aprendiz Paulista devem se cadastrar no site Emprega São Paulo gratuitamente. As vagas de aprendizagem são limitadas e o portal procura realizar a intermediação para satisfazer tanto o estudante que procura emprego como o empregador que busca um aprendiz.

Grandes empresas brasileiras trabalham com o programa de menor aprendiz, como é o caso da Vale. Em outubro deste ano, a mineradora abriu inscrições para aprendizagem, com uma oferta de vagas em todo o país. A Arcelor e Samarco também ofereceram oportunidades de trabalho para os estudantes através do Jovem Aprendiz 2013, beneficiando principalmente os estudantes de escolas profissionalizantes, como é o caso do Senai.

540441 Jovem aprendiz 2013 1 Jovem aprendiz 2013 Os estudantes de cursos técnicos contam com mais oportunidades para se tornarem aprendizes. (Foto:Divulgação)

A Eletrobrás também investe em um programa de jovem aprendiz e até já recebeu prêmios por causa da sua iniciativa. A entidade já divulgou o edital para o processo seletivo 2013 e também disponibilizou a ficha de inscrição. Os estudantes interessados em trabalhar na Eletrobrás devem se inscrever nos dias 27/11 e 28/11, unicamente no posto de atendimento do SENAI Laranjeiras, Rio de Janeiro.

Outras entidades vinculadas ao Governo Federal também devem oferecer vagas para aprendizes 2013 ao longo do próximo ano, como é o caso da Caixa Econômica Federal e dos Correios.

Veja também: Jovem aprendiz Eletrobrás 2012

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL