Inscrições para o Enem abrem nesta segunda-feira

PUBLICIDADE
O MEC tornou o sistema mais complexo, mais rígido e com conflitos mais concisos.

O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante e o presidente do Inep  (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Luiz Cláudio Costa, divulgaram nesta quinta-feira (24) alterações para o próximo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que a partir da próxima segunda-feira (28), estará aberto para novas inscrições.

Leia mais: Confira as mudanças no Enem 2013

O MEC (Ministério da Educação) alterou os procedimentos de correção da redação e tornou o sistema mais complexo, mais rígido e com conflitos mais concisos. De acordo com a nova regra, após um texto ser corrigido por dois corretores que discordem em mais de 200 pontos na nota final, o texto passará por um terceiro avaliador.

PUBLICIDADE

Até o último exame esse método só era tomado quando a diferença era superior a 300 pontos. E mais, se houver uma discrepância de 80 pontos na avaliação de qualquer uma das 5 competências medidas na redação, o documento também passará para ajuizamento de um terceiro avaliador.

Mercadante preferiu não comentar se no ano que vem haverá duas edições do Enem, como estava anunciado para este ano.

Segundo Costa, as alterações nos critérios foram indicadas em reuniões com o College Board, órgão responsável por exames parecidos nos EUA e determinadas em comitê científico desenvolvido para debater a segurança da prova.

Leia também: Dicas de como estudar para o Enem

O ministro ainda divulgou que o MEC e o Inep vão respeitar o acordo estabelecido com o Ministério Público no qual se empenhavam em conferir o acesso a redação corrigida a todos os candidatos. A logística de como esse acesso será realizado ainda não foi determinada.

Mercadante preferiu não comentar se no ano que vem haverá duas edições do Enem, como estava anunciado para este ano. O exame para o primeiro semestre deste ano deveria ter sido aplicada em abril, no entanto, foi cancelada pelo MEC em janeiro.

 

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.