Inscrições para cursos do Pronatec 2016

Estão abertas as inscrições para cursos do Pronatec 2016. Caso você queira se qualificar para o mercado de trabalho, essa é a grande oportunidade. Há um total de 80 vagas para 2 qualificações gratuitas, disponíveis no estado do Piauí. Leia a matéria para conhecer um pouco mais sobre os cursos e veja como se inscrever.

Inscrições para cursos do Pronatec 2016. (Foto Ilustrativa)
Inscrições para cursos do Pronatec 2016. (Foto Ilustrativa)

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma iniciativa do Governo Federal, que existe desde 2011 com o intuito de ampliar o número de brasileiros matriculados na educação profissional e tecnológica. O programa qualifica a mão de obra, estimula a geração de emprego e desenvolve o país.

Leia mais: Pronatec como se inscrever nos cursos técnicos 2015

CONTEÚDO

Inscrições para cursos do Pronatec 2016

As inscrições para cursos do Pronatec 2016 no Piauí seguem abertas até o dia 20 de novembro de 2015. Podem participar os alunos do Ensino Médio, desde que tenham idade a partir de 16 anos. Os interessados devem se dirigir, pessoalmente, ao Centro de Formação Antonino Freire, que fica em Teresina.

No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade.

Cursos gratuitos Pronatec Teresina

Há 80 vagas abertas para cursos do Pronatec em Teresina. (Foto Ilustrativa)
Há 80 vagas abertas para cursos do Pronatec em Teresina. (Foto Ilustrativa)

As capacitações disponíveis possuem carga horária de 1.200 horas e duração de 18 meses. São elas: Cuidador de Idosos (40 vagas para o turno da manhã) e Técnico em Reabilitação para Dependente Químico (40 vagas para o turno da tarde). Vale destacar que os cursos são 100% gratuitos, ofertados pelo Governo Federal através da bolsa formação.

Saiba mais: Senac Piauí cursos técnicos gratuitos 2016

Confira a seguir mais detalhes sobre os cursos gratuitos do Pronatec Piauí 2016:

Cuidador de Idosos

Curso de cuidador de idosos. (Foto Ilustrativa)
Curso de cuidador de idosos. (Foto Ilustrativa)

Essa qualificação mostra como zelar pelo bem-estar e qualidade de vida das pessoas mais velhas. Os alunos adquirem conhecimentos necessários para atuar em asilos, hospitais geriátricos, casas de repouso e residências. A formação abrange diferentes temas, como alimentação saudável, primeiros socorros e atividades na terceira idade.

Reabilitação para Dependente Químico

Reabilitação para Dependente Químico. (Foto Ilustrativa)
Reabilitação para Dependente Químico. (Foto Ilustrativa)

O curso desenvolve as competências necessárias para coletar e registrar informações dos dependentes químicos, de modo que isso contribua com o diagnóstico. A formação também mostra como encarar situações de emergência, atuar em campanhas de esclarecimento à comunidade e colocar em prática as técnicas terapêuticas contra o uso de drogas. Diversos temas são trabalhados ao longo das aulas, como direitos humanos, bases bioquímicas, reinserção social e psicopatologias.

Veja também: SENAI Teresina, Cursos Gratuitos Piaui

Aproveite o momento para participar das inscrições para cursos do Pronatec 2016 e facilite a sua volta ao mercado de trabalho. Você não terá qualquer tipo de custo para obter uma formação de qualidade. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre cursos profissionalizantes.

 

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0