Menu

Cursos

Atualizado em 16 de junho de 2011, às 21:30 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Inscrições EJA 2012, Cursos EJA

inscrições eja 2012 cursos eja Inscrições EJA 2012, Cursos EJA

O EJA (Educação para Jovens e Adultos) é uma modalidade da Educação que tem como objetivo formar pessoas que não conseguiram concluir a escola no período adequado. Por meio desse sistema se torna possível obter certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, de acordo com a situação de cada aluno.

Presente na educação brasileira já há alguns anos, o EJA adota um formato direcionado para a faixa etária dos seus concluintes. A modalidade conta com um material didático apropriado para dar mais velocidade às aulas e os professores também precisam estar preparados para lidar com esse perfil de alunado, bem diferente dos adolescentes que freqüentam a escola regular.

Através do EJA a população brasileira tem obtido um crescimento visível em sua produtividade. Os jovens e adultos que voltam para a escola participam de aulas direcionadas, com conteúdos bem colocados e propostas de exercícios para tornar possível o ganho de informações. O EJA ganhou força principalmente na década de 90 com o fortalecimento da questão de Educação Popular defendida por Paulo Freire.

inscrições eja 2012 cursos eja 2 Inscrições EJA 2012, Cursos EJA

Para recuperar o tempo perdido e todos os males da evasão escolar, o aluno do EJA conta com uma formação mais acelerada e pode vencer o conteúdo de aprendizado de dois anos letivos em apenas um. O progresso na sala de aula dependente exclusivamente do aluno, que também poderá pular séries se realizar exames específicos da modalidade, como é o caso do ENCCEJA.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é próprio para os alunos do ensino supletivo EJA. Nessa avaliação voluntária as pessoas podem medir os conhecimentos adquiridos de acordo com o ciclo de formação, Fundamental ou Médio. Várias competências e habilidades são testadas ao longo da prova, tais como a capacidade se resolver situações-problema, interpretação, compreensão de linguagens e argumentação.

Algumas instituições de ensino aceitam as notas do ENCCEJA para gerar atestados ou certificados a partir do boletim gerado pelo INEP. Este é um dos pontos mais positivos do exame porque ajuda os candidatos a obter a formação completa o mais rápido possível. Os estudantes do EJA também encontram materiais para estudo para conseguir ter um bom desempenho nas provas. Outras  informações estão disponíveis no site do ENCCEJA-INEP.

inscrições eja 2012 cursos eja 1 Inscrições EJA 2012, Cursos EJA

As escolas municipais e estaduais trabalham com cursos para alunos do EJA, sendo estabelecida uma idade mínima para poder fazer a matrícula e integrar a turma de alunos. Assim que as escolas anunciarem o período de inscrição, os interessados precisam comparecer as unidades para cadastro, munidos de documentos. As vagas são limitadas em cada uma das instituições de ensino, por isso não é recomendado deixar para se cadastrar na última hora.

O EJA trabalha com a escolarização de 1ª a 4ª séries, 5ª a 8ª séries do Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio. Em 2012 as matrículas nas escolas públicas brasileiras devem proceder da mesma forma, avaliando o quadro de demanda de candidatos e vagas disponíveis e verificando toda a documentação apresentada pelo futuro aluno do EJA. Há cursos semestrais e com 100 dias letivos, o que possibilita a abertura de turmas no meio do ano.

Algumas instituições estão se apropriando de novas tecnologias para melhorar a qualidade das aulas e acelerar o processo de escolarização. As vagas para cursos EJA semipresencial são disputadas nas escolas brasileiras, como é o caso da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro (FAETEC). Nesse caso a formação conta com os recursos da educação a distância. As inscrições do EJA 2012 provavelmente serão influenciadas pelo PROEJA, um programa que faz a integração de cursos técnicos  com o médio para atender a jovens e adultos acima de 18 anos.

Conteúdo avaliado com média:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.