Serviços

Inscrição no INSS Como Contribuinte Individual

Por Isah

O INSS (Instituto de Seguro Social) é uma entidade brasileira responsável pelos benefícios previdenciários dos trabalhadores brasileiros. Graças aos serviços da Previdência, é possível solicitar as aposentadorias (por idade, invalidez ou tempo de contribuição) e auxílios (doença, maternidade, salário-família ou pensao morte). Saiba como você pode fazer sua Inscrição no INSS Como Contribuinte Individual.

Inscrição no INSS Como Contribuinte Individual

Os trabalhadores autônomos e empresários que desejar estar em dia com o pagamento de com sua segurança no seu trabalho pode estar agora se cadastrando junto à previdência, onde é a maior e mais segura para o trabalhador brasileiro. A inscrição do cidadão no Regime Geral de Previdênia Social é feita para a identificação do trabalhador, recebendo o número de inscrição.

O contribuinte individual INSS é aquele que não depende de uma empresa para pagar as parcelas da sua aposentadoria, suas contribuições devem estar em dia para que todos os seus direitos sejam respeitados perante a lei. Esse perfil de contribuinte costuma ser autônomo ou empresário, tendo um desconto no seu recolhimento.

É descontado da remuneração do contribuinte individual um valor equivalente a 11%. Qualquer empresa que contratar um funcionário desse perfil terá que emitir comprovante de serviços prestados. A tabela de contribuição INSS é um importante recurso para calcular o valor do desconto no salário do contribuinte individual, através dela temos pautados valores das alíquotas.

A aposentadoria do contribuinte individual pode ser solicitada como todas as outras, basta o segurado comparecer a uma agência da Previdência Social com a documentação necessária. As contribuições precisam estar em dia e o contribuinte deve se enquadrar nos requisitos básicos para se aposentar. Lembrando que apresentação do número do PIS/PASEP não é obrigatória para efetuar a inscrição no sistema DATAPREV. Veja abaixo as vantagens em ser contribuinte do INSS:

Como Fazer Inscrição no INSS

O contribuinte individual que não deseja comparecer a uma unidade da Previdência para se inscrever, pode efetuar a inscrição INSS 2016 através da internet com total comodidade e segurança. Acesse o site DATAPREV e tenha em mãos os seguintes documentos: CPF, carteira de trabalho e RG. A página pode levar um tempo para carregar, mas todos os dados obrigatórios devem ser preenchidos com clareza. Em caso de dúvidas, leia o manual de ajuda disponível na própria página.

A Previdência Social é a seguradora do trabalhador brasileiro e está pronta para atender o contribuinte individual, então faça a sua inscrição.

Recomendado para você

Serviços

Advogados em São Paulo, Escritório Advocacia em SP

Serviços

Fale Conosco Vivo – Telefone de Atendimento

Serviços

Teste de Elenco Para Novelas da Record

Serviços

Cartão Ricardo Eletro Visa Losango

Comentários

13 respostas para “Inscrição no INSS Como Contribuinte Individual”

  1. maria aparecida bianchi disse:

    gostaria de poder continuar pagando beneficio individual autonomo pois tenho 9 anos de contribuição e gostaria de continuar pagando o que faço

  2. valdinea de sousa neves disse:

    não sei por quanto tempo contribuir com o inss, podem me informar? obrigada

  3. vaneide aparecida de melo disse:

    nao tenho a carteira de trabalho sou autonoma como devo fazer para contribuir

  4. Katia Regina Perez de Alcantara disse:

    Então so do lar e paguei em 15/12/2012 a quantia de R$ 62.52 no carne da previdência social, a parti dai qual o valor a ser pago já que estou impossibilitada de ir até a agencia para fazer está pesquisa.

  5. mara regina gonçalves da silva disse:

    gostaria de saber se com o tempo de contribuiçao ja pago no inss pois tenho 53 anos e quero saber se ja posso me aponsentar.

  6. MTJac disse:

    Olá Maria, sim você deve consultar um advogado para lhe orientar nesta situação.

    Att,

  7. MARIA TEREZA disse:

    ENTAO trabalhe como domestica baba e como servente de limpeza e como outonoma e agora no momento como micro empresaria quero saber como proceder a contagem porque muitas vezes parei de pagar se devo conseguir um advogado ou não me repondam se possivel tenho 58anos completo 59 em agosto grata

  8. Edileusa disse:

    como posso fazer minha inscrição como autonomo ñ consigo entra

  9. Roosevelt disse:

    Gostaria de saber o valor de contribuição para autonomo,sou gesseiro e ganho em média 1000 a 1800 por mes,alguém sabe calcular o valor,por favor me ajudem.

  10. adriana disse:

    Sou autonoma trabalho com fralda descartavel em casa e estou com tendinite será q posso dar entrada no auxilio doença, contribuo há uns 4 anos

  11. ROSILENE disse:

    SOU DONA DE CASA E PENSIONISTA DA MARINHA DO BRASIL POSSO CONTRIBUIR AO INSS,

  12. Fernanda disse:

    Gostaria de saber se ao pagar o INSS tenho direito de receber Pis.

  13. maria irene da rocha cruz disse:

    gostaria de receber todas as informação sobre as novidades sobre aposentadoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *