Menu

Serviços

Atualizado em 9 de fevereiro de 2010, às 18:15 por Isabella Moretti
Você está em: MundoDasTribos > Notícias > Inscrição no INSS Como Contribuinte Individual

inscrição no inss como contribuinte individual Inscrição no INSS Como Contribuinte Individual

O INSS (Instituto de Seguro Social) é uma entidade brasileira responsável pelos benefícios previdenciários dos trabalhadores brasileiros. Graças aos serviços da Previdência, é possível solicitar as aposentadorias (por idade, invalidez ou tempo de contribuição) e auxílios (doença, maternidade, salário-família ou pensao morte).

O contribuinte individual INSS é aquele que não depende de uma empresa para pagar as parcelas da sua aposentadoria, suas contribuições devem estar em dia para que todos os seus direitos sejam respeitados perante a lei. Esse perfil de contribuinte costuma ser autônomo ou empresário, tendo um desconto no seu recolhimento.

É descontado da remuneração do contribuinte individual um valor equivalente a 11%. Qualquer empresa que contratar um funcionário desse perfil terá que emitir comprovante de serviços prestados. A tabela de contribuição INSS é um importante recurso para calcular o valor do desconto no salário do contribuinte individual, através dela temos pautados valores das alíquotas.

A aposentadoria do contribuinte individual pode ser solicitada como todas as outras, basta o segurado comparecer a uma agência da Previdência Social com a documentação necessária. As contribuições precisam estar em dia e o contribuinte deve se enquadrar nos requisitos básicos para se aposentar. Lembrando que apresentação do número do PIS/PASEP não é obrigatória para efetuar a inscrição no sistema DATAPREV.

O contribuinte individual que não deseja comparecer a uma unidade da Previdência para se inscrever, pode efetuar a inscrição INSS 2010 através da internet com total comodidade e segurança. Acesse o site DATAPREV e tenha em mãos os seguintes documentos: CPF, carteira de trabalho e RG. A página pode levar um tempo para carregar, mas todos os dados obrigatórios devem ser preenchidos com clareza. Em caso de dúvidas, leia o manual de ajuda disponível na própria página.

A Previdência Social é a seguradora do trabalhador brasileiro e está pronta para atender o contribuinte individual, então faça a sua inscrição.

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL

Ao subscrever nossa newsletter, passar receber nossos artigos por email e informações sobre os nossos passatempos. É gratuito e sem spam.