Menu

Serviços

Atualizado em 5 de agosto de 2012, às 6:20 por Carol Vergel ()
Você está em: MundoDasTribos > Inscrição no CPF pela internet: como fazer

A inscrição gratuita no CPF pela internet pode ser feita no site da Receita Federal, pelas pessoas com idade entre 16 e 25 anos e que possuam título de eleitor.

A partir de agora, já é possível fazer a inscrição no CPF pela internet, de forma gratuita, acessando o site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). O serviço online vai facilitar bastante a vida dos cidadãos, que ganham uma nova opção para fazer esse importante documento.

497563 inscricao no cpf pela internet como fazer Inscrição no CPF pela internet: como fazerA Receita Federal liberou a solicitação do CPF pela internet. O documento é gerado na hora, caso os dados informados estejam corretos. (Foto: Divulgação)

Anteriormente, o Cadastro de Pessoas Físicas só podia ser efetuado nas instituições conveniadas, como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Correios, ao custo de R$ 5,70, além de outros postos de atendimento em cada estado, que prestam serviços aos cidadãos.

Apesar da novidade, que permite a inscrição no CPF pela internet, cuja expectativa é de gerar 200.000 novos CPFs mensalmente, as pessoas que quiserem ainda poderão solicitar o documento nos postos de atendimento presenciais, como os que foram citados acima, mediante o pagamento da taxa.

Perdeu o seu CPF? Como fazer emissão de 2ª via do CPF

Como fazer CPF pela internet

497563 inscricao no cpf pela internet como fazer 1 Inscrição no CPF pela internet: como fazerA inscrição gratuita no CPF pela internet pode ser feita no site da Receita Federal. (Foto: Divulgação)

Para fazer a inscrição no CPF pela internet, você deve acessar o site www.receita.fazenda.gov.br e clicar no link “Inscrição CPF Internet”. Na nova página, será mostrado um formulário, que deve ser preenchido, contendo informações como nome completo, data de nascimento, nome da mãe, número do título de eleitor, endereço, telefone, etc.

Após o preenchimento completo, clique em “Enviar” e aguarde até que o sistema faça o cruzamento de dados disponíveis no Fisco e em outros órgãos do governo, para que seja gerado o novo documento. Caso a geração do CPF seja efetivada com sucesso, será mostrado o número de inscrição no CPF e o comprovante.

O solicitante deve anotar o número ou imprimir o comprovante, já que desde o ano de 2010, a Receita Federal não emite mais os cartões de CPF. Quando o documento for solicitado, para a abertura de contas bancárias, por exemplo, basta informar o número que você anotou ou imprimiu.

Se houver erro nos dados informados pelo internauta na hora da inscrição, ele será orientado a comparecer a uma das agências conveniadas.

Consulte a Situação Cadastral CPF

Quem pode solicitar o CPF pela internet

497563 inscricao no cpf pela internet como fazer 2 Inscrição no CPF pela internet: como fazerA inscrição no CPF pela internet pode ser feita pelas pessoas com idade entre 16 e 25 anos, que possuam título de eleitor. (Foto: Divulgação)

A inscrição gratuita no CPF pela internet pode ser feita pelas pessoas com idade entre 16 e 25 anos, que ainda não tenham solicitado o documento e que possuam título de eleitor. Quem já possui CPF não precisa fazer um novo cadastro.

Já nas agências conveniadas (CEF, BB, Correios, etc), qualquer pessoa pode solicitar a inscrição no CPF, lembrando que há a necessidade de pagar a taxa de R$ 5,70. Nesse caso, não existem restrições de idade.

Conteúdo avaliado com média: