Menu

Saúde

Atualizado em 24 de outubro de 2011, às 20:00 por Analu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Descubra qual o é o melhor teste de gravidez

Precisa fazer um teste de gravidez e não sabe qual o melhor? Separamos aqui algumas dicas e informações para que você escolha o teste ideal.

300435 preg Descubra qual o é o melhor teste de gravidez

Na hora de saber se você está grávida ou não, existem várias dúvidas e ansiedades. Muitas mulheres acabam recorrendo a testes caseiros de gravidez. Há vários tipos desses testes mas todos seguem o mesmo princípio. Quando ocorre a fecundação, que o embrião começa a se formar, um hormônio começa a ser produzido pela placenta. Esse hormônio, chamado gonadotrofina coriônica humana (hCG) é o que detectamos no exame de sangue ou de urina para saber se a pessoa está grávida ou não. Conforme a gravidez vai seguindo seu curso, a quantidade dessa substância vai aumentando no organismo da mulher. O hCG é muito importante pois é ele que mantém o bebê viável para se desenvolver. Se esse hormônio diminui no organismo, pode ocorrer aborto.

Também é o hCG o responsável pelas náuseas que a mulher sente durante a gestação.

Qual o melhor teste de gravidez?

Existem vários exames que a mulher pode fazer para saber se está grávida. Na farmácia você pode encontrar vários tipos de exames que detectam o hormônio da gravidez apenas com um pouco de urina da mulher. Porém, esses testes, quando feitos muito cedo, podem dar um falso negativo. Pois, no início, a quantidade de Beta hCG é pequena e pode ser que o teste não a detecte.

O melhor exame para ser feito é o de sangue em um laboratório. Pois, no sangue existe uma quantidade maior do hormônio. Assim, os testes de sangue podem mostrar se a mulher está grávida entre seis e oito dias depois da ovulação, enquanto que o teste de urina pode detectar a gravidez em torno de quinze dias depois desse período.

Separamos aqui algumas dicas para você escolher um teste de melhor qualidade caso não seja possível fazer o exame de sangue.

Siga nossas dicas:

  1. Vá a uma farmácia de sua preferência e que tenha um farmacêutico no momento, para que você possa tirar suas dúvidas, pois ele é a melhor pessoa lhe dar informações sobre qual o teste ideal para se comprar;
  2. Compre um teste de algum laboratório conhecido e que não teve problemas com falsos negativos nesse tipo de exame;
  3. Dê preferência aos kits que são mais sensíveis a quantidades menores do hormônio da gravidez;
  4. Leia a bula e siga minuciosamente as instruções de uso e, ainda, pergunte ao farmacêutico como deve ser usado;
  5. Não se esqueça de olhar a data de validade do material;
  6. Procure fazer o teste logo pela manhã, pois a urina se encontra mais concentrada;
  7. Se o teste apresentar um resultado negativo e ainda assim não ocorrer a menstruação, espere mais alguns dias ou uma semana e tente novamente;
  8. Espere sempre dez minutos para ter certeza do resultado. Alguns testes de gravidez afirmam que obterá os resultados em apenas 5 minutos, mas não é confiável.

 300435 images Descubra qual o é o melhor teste de gravidez

Não fique na dúvida. Se o teste não resolveu o seu problema, procure um médico.

Conteúdo avaliado com média:
A categoria Saúde do portal Mundodastribos.com é um espaço informativo de divulgação e educação sobre os temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento, sem antes consultar um profissional de saúde.