Menu

Notícias

Atualizado em 29 de agosto de 2013, às 12:23 por Redacao
Você está em: MundoDasTribos > Infecção Urinária: Como é Causada

A infecção urinária pode apresentar diversos sintomas, mas no casos dos idosos é importante perceber que eles são quase isentos, por isso, é necessário realizar uma consulta.

A infecção urinária é causada por micro-organismos em alguma parte do trato urinário e recebe um nome de acordo com o local no qual se aloja. Quando esse problema acontece no rim, é chamado de pielonefrite, quando aparece na bexiga, cistite; na próstata , prostatite e na uretra, uretrite.

Causas da infecção urinária

A grande maioria das infecções urinárias são causadas por bactérias, mas podem ser provocadas por vírus, fungos e outros micro-organismos. Na maior parte dos casos as infecções urinárias são causadas pela invasão de alguma bactéria da flora bacteriana intestinal no trato urinário. Sendo a bactéria Escherichia coli, representante dos 80 a 95% dos invasores infectantes do trato urinário.

Acontece também de o paciente apresentar sintomas parecidos aos da infecções urinárias, como por exemplo, dor, ardência, urgência para urinar e aumento da freqüência, mas os exames não mostram bactérias na urina.

920 infeccao urinaria como e causada 300x300 Infecção Urinária: Como é CausadaA infecção urinária pode se manifestar em pessoas de qualquer idade. (Foto: divulgação)

Estes casos podem ser confundidos com infecção urinária e são chamados de síndrome uretral aguda, que pode ter outras causas não infecciosas, de origem inflamatória, como químicas, tóxicas, hormonais e irradiação.

Isto ocorre da seguinte maneira: o acesso dos micro-organismos ao trato urinário acontece pela uretra, podendo se instalar na própria uretra e próstata, avançando para a bexiga e, com mais dificuldade, para o rim.

É mais difícil que as bactérias penetrem no trato urinário pela via sanguínea. Isto acontece apenas quando existe infecção generalizada (septicemia) ou em indivíduos sem defesas imunitárias como aidéticos e transplantados. A intensidade da infecção urinária depende das defesas do paciente, da virulência do micro-organismo e da capacidade de aderir à parede do trato urinário.

Quais são os sintomas da infecção urinária?

Se a infecção se propagar na bexiga os sintomas são diferentes da infecção nos rins, são eles:

* Urina escura ou com sangue, que pode ter odor desagradável;

* Em alguns casos febre baixa;

* Dor ou ardência ao urinar;

* Pressão ou cólica na parte inferior do abdome, ou nas costas;

* Mesmo quando acabou de urinar a vontade volta;

Já quando a infecção se propaga nos rins os sintomas são diferentes:

* Semelhante a outras infecções pode gerar calafrios, tremores ou suores noturnos;

* Cansaço;

* Febre alta, acima de 38 graus;

* Dor inguinal, nos flancos e nas costas;

* Pele quente e avermelhada;

* Alterações ou confusão mental, no casos das pessoas de idade avançada esses podem ser os únicos sintomas da patologia;

* Náuseas e vômitos;

* Dor forte no abdome.

920 infeccao urinaria como e causada 1 300x300 Infecção Urinária: Como é CausadaÉ importante perceber os sintomas da infecção urinária para procurar um médico que indicará o tratamento. (Foto: divulgação)

Como diagnosticar a infecção urinária

Como fazer o diagnóstico: A presença dos sinais e sintomas de infecção urinária fará com que o médico peça um exame comum de urina e uma urocultura. Sendo muito importante que a coleta de uma amostra de urina seja feita sem contaminação. A contaminação, geralmente, é de micro-organismos da uretra, da região perianal e algumas vezes da tosse ou das mãos que manuseiam os frascos esterilizados.

Existem quatro tipos de coleta: jato urinário médio, coletor urinário, sondagem e punção da bexiga. O médico é quem diz qual é o melhor para o seu paciente. É importante saber que a urina é estéril e não deve ter bactérias.