Search

Infecção Urinária: Como é Causada

Entenda quais são os sintomas da infecção e não deixe de procurar um médico rapidamente para tratar o problema.
Google plus

Infecção Urinária: como é causada? A infecção urinária é causada por micro-organismos em alguma parte do trato urinário e recebe um nome de acordo com o local no qual se aloja. Quando esse problema acontece no rim, é chamado de pielonefrite, quando aparece na bexiga, cistite; na próstata , prostatite e na uretra, uretrite. Agora,que tal conferir algumas informações que podem te ajudar a identificar se você está ou não com infecção urinária. 

Infecção Urinária: Como é Causada (Foto Ilustrativa)

Infecção Urinária: Como é Causada

nfecção urinária: como é causada é ocasionada por bactérias, mas podem ser provocadas por vírus, fungos e outros micro-organismos. Na maior parte dos casos as infecções urinárias são causadas pela invasão de alguma bactéria da flora bacteriana intestinal no trato urinário. Sendo a bactéria Escherichia coli, representante dos 80 a 95% dos invasores infectantes do trato urinário.

Leia mais informações sobre: TRATAMENTOS PARA INFECÇÃO URINÁRIA

Síndrome uretral

Acontece também de o paciente apresentar sintomas parecidos aos da infecções urinárias, como por exemplo, dor, ardência, urgência para urinar e aumento da freqüência, mas os exames não mostram bactérias na urina.

Síndrome uretral é confundida com infecção urinária (Foto Ilustrativa)

Estes casos podem ser confundidos com infecção urinária e são chamados de síndrome uretral aguda, que pode ter outras causas não infecciosas, de origem inflamatória, como químicas, tóxicas, hormonais e irradiação.

Como acontece a infecção?

Isto ocorre da seguinte maneira: o acesso dos micro-organismos ao trato urinário acontece pela uretra, podendo se instalar na própria uretra e próstata, avançando para a bexiga e, com mais dificuldade, para o rim.

Água é o melhor remédio e pode ser usada como forma de prevenir (Foto Ilustrativa)

É mais difícil que as bactérias penetrem no trato urinário pela via sanguínea. Isto acontece apenas quando existe infecção generalizada (septicemia) ou em indivíduos sem defesas imunitárias como aidéticos e transplantados. A intensidade da infecção urinária depende das defesas do paciente, da virulência do micro-organismo e da capacidade de aderir à parede do trato urinário.

Alimentação saudável

Para dar mais energia e evitar doenças é sempre bom ter uma alimentação saudável (Foto Ilustrativa)

Quando falamos que a alimentação influencia em tudo, ela realmente influencia. Várias pesquisas já comprovaram que a boa alimentação ajuda prevenir doenças e dá mais energia para o corpo lutar contra vírus e bactérias. Algo comum na região da infecção urinária são as pedras nos rins, por exemplo, que esta relacionada as pedras de sal que se formam naquela região do corpo. Portanto, cuide a sua alimentação, acompanhe com um especialista qual sua melhor dieta.

Quais são os sintomas da infecção urinária?

Se a infecção se propagar na bexiga os sintomas são diferentes da infecção nos rins são: urina escura ou com sangue, que pode ter odor desagradável, em alguns casos febre baixa, dor ou ardência ao urinar, pressão ou cólica na parte inferior do abdome, ou nas costas, mesmo quando acabou de urinar a vontade volta.

Já quando a infecção se propaga nos rins os sintomas são diferentes, semelhante a outras infecções pode gerar calafrios, tremores ou suores noturnos, cansaço, febre alta, acima de 38 graus, dor inguinal, nos flancos e nas costas, pele quente e avermelhada, alterações ou confusão mental, no casos das pessoas de idade avançada esses podem ser os únicos sintomas da patologia, náuseas e vômitos, dor forte no abdome.

Leia mais informações sobre: MITOS E VERDADES SOBRE INFECÇÃO URINÁRIA

Como diagnosticar a infecção urinária

Como fazer o diagnóstico: A presença dos sinais e sintomas de infecção urinária fará com que o médico peça um exame comum de urina e uma urocultura. Sendo muito importante que a coleta de uma amostra de urina seja feita sem contaminação. A contaminação, geralmente, é de micro-organismos da uretra, da região perianal e algumas vezes da tosse ou das mãos que manuseiam os frascos esterilizados.

Dor na hora de urinar é um dos sintomas (Foto Ilustrativa)

Existem quatro tipos de coleta: jato urinário médio, coletor urinário, sondagem e punção da bexiga. O médico é quem diz qual é o melhor para o seu paciente. É importante saber que a urina é estéril e não deve ter bactérias.Quer saber mais informações sobre saúde? Temos aqui várias dicas sobre esse e outras temas. Fique aqui no Mundo das Tribos!


Google plus


Este artigo possui 12 comentários

  1. Maria do Carmo
    Publicado em 13/05/2008 às 11:19 PM [+]

    boa noite
    Eu tenho um grave problema,todas as vezes que faço ciurgia entro em panico quando a anestesia esta passando(ja operei os dois joelhos
    6 vezes e todas as vezes tem que ser entroduzido uma sonda para que eu possa urinar)hoje tenho que operar pela setima vez,conta de mentiroso mais é verdade a mesma seria feita sexta-feira agora dia 16/05 e ao levar os exames pré-operatório foi descoberto que estou com uma infecção ( ITU+HMG )
    estou muito preocupada isto é grave ? vou passar com o infectologista é a especialidade indicada ?

    Aguardo uma resposta urgente,por favor me
    ajude.

    meu abraço….Maria do Carmo

  2. tatiane
    Publicado em 07/02/2009 às 8:29 PM [+]

    tenho infeccçao urinaria e estou urinando sangue ja fui ao medico.oq faço

  3. Ana Ruth Perdigão
    Publicado em 07/02/2009 às 11:38 PM [+]

    Boa noite,
    Meu esposo tem 66 anos e já operou de próstata(retirada de tumor). Contudo, adquiriu uma infecção com Escherichia coli, já trata disso há alguns e a bactéria continua. Toma antibióticos e ela vai e volta. O que devemos fazer, já estou assustada, uma vez que ela continua insistindo e até quando isso durará, será q isso não pode piorar?

  4. Tiago Carvalho
    Publicado em 14/12/2010 às 5:31 PM [+]

    Boa tarde, minha esposa tem sérios problemas de infecção de urina, ja passou por inúmeros médicos mas não consegue resolver o problema, e é hipertensa, gostaria de saber se existe algum tratamento eficaz,
    sendo que ela ja fez todos os tipos de exames possíveis e
    não conseguiram diagnosticar a causa da infecção, aguardo resposta, e agradeço desde já… obrigado

  5. Penha Regina de Albuquerque Rodrigues
    Publicado em 29/01/2011 às 1:54 AM [+]

    Sobre infecção urinária – Enterobacter Cloacae…
    provavelmente causada por motivo de minha mãe estar acamada há tres anos. Só que agora, ela não avisa a necessidade de defecar e prende. E há dias que não conseguindo prender, ela evacua na fralda (q tb tem incontinência urinária) trazendo as fezes para frente, órgão genital. Limpamos quase sempre em imediato. Porém agora, ela aparece há um mês com a bactéria Enterobacter Cloacae…
    Anteriormente, em outras bactérias já foi administrado o cipro por duas vezes e agora o Triaxin, no final de dezembro 2010. E agora, em janeiro, feito outro exame EAS E CULTURA, FICA DETECTADO A BACTÉRIA MENCIONADA.
    NOVAMENTE TOMAR ANTIBIÓTICOS-83 ANOS DE IDADE E TEM PROBLEMAS DE ESTÔMAGO…? COMO POSSO EVITAR A PENETRAÇÃO DIRETA NO ÓRGÃO GENITAL…HÁ TRES ANOS USO A NISTATINA E FAÇO UMA GRANDE BARREIRA DO CREME VAGINAL, TODAS AS VEZES QUE TROCO. HIGIENIZO COM SORO, SABÃO ANTIBACTERIANO+DERMACYD+DERSANI…enfim, já não sei mais qual seria o procedimento, uma vez que, em cada troca de fralda, lavo como se estivesse tomando banho normal, ou seja, melhor ainda. Podem me orientar melhor? Já que estou tendo que vigiar durante todo o percurso do dia…Obrigada.

  6. cristiane
    Publicado em 13/02/2011 às 9:08 PM [+]

    tenho esse problema e minha urina sai sangue e arde muito ja procurei o medio e nao adiantou o k eu faço.

  7. sp nana
    Publicado em 29/10/2011 às 6:20 PM [+]

    No banho as mulheres e meninas devem lavar-se sempre na direção da frente para trás

  8. renilda
    Publicado em 31/03/2012 às 6:57 AM [+]

    oi bom dia minha filha tem 12 anos e tem infequisao uniraria a sua urina sai com cheiro mt forte e urina quase ttd a hora e sua bariga ta mt grande ja tomou antibiotico e nao resolveu nada nao se mais o que fazer preciso de ajuda obregado

  9. luciana
    Publicado em 10/12/2012 às 3:11 PM [+]

    tenho sindrome da bexiga dolorosa gostaria de saber se isto pode causar mau cheiro,em relação sexual

  10. MTJac
    Publicado em 11/12/2012 às 7:39 PM [+]

    Olá Luciana,

    Só um médico para lhe responder esta pergunta.

    Att,

  11. veronik
    Publicado em 29/07/2013 às 4:13 PM [+]

    estou com muita dor ,acho que pode ser infecçâo.
    as vezes chega ate a sangrar, o que devo fazer?

  12. Karla
    Publicado em 29/07/2013 às 5:24 PM [+]

    Ola Veronik o Aconselhável e correto a se fazer é procurar um Urologista com uma certa Urgência , Só ele pode identificar a causa e passar exames e a medicação certa para seu problema . Obrigada

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top