Menu
Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar > Infecção Urinária: Como é Causada

Entenda quais são os sintomas da infecção e não deixe de procurar um médico rapidamente para tratar o problema.

Infecção Urinária: como é causada? A infecção urinária é causada por micro-organismos em alguma parte do trato urinário e recebe um nome de acordo com o local no qual se aloja. Quando esse problema acontece no rim, é chamado de pielonefrite, quando aparece na bexiga, cistite; na próstata , prostatite e na uretra, uretrite. Agora,que tal conferir algumas informações que podem te ajudar a identificar se você está ou não com infecção urinária. 

Infecção Urinária: Como é Causada (Foto Ilustrativa)

Infecção Urinária: Como é Causada

nfecção urinária: como é causada é ocasionada por bactérias, mas podem ser provocadas por vírus, fungos e outros micro-organismos. Na maior parte dos casos as infecções urinárias são causadas pela invasão de alguma bactéria da flora bacteriana intestinal no trato urinário. Sendo a bactéria Escherichia coli, representante dos 80 a 95% dos invasores infectantes do trato urinário.

Leia mais informações sobre: TRATAMENTOS PARA INFECÇÃO URINÁRIA

Síndrome uretral

Acontece também de o paciente apresentar sintomas parecidos aos da infecções urinárias, como por exemplo, dor, ardência, urgência para urinar e aumento da freqüência, mas os exames não mostram bactérias na urina.

Síndrome uretral é confundida com infecção urinária (Foto Ilustrativa)

Estes casos podem ser confundidos com infecção urinária e são chamados de síndrome uretral aguda, que pode ter outras causas não infecciosas, de origem inflamatória, como químicas, tóxicas, hormonais e irradiação.

Como acontece a infecção?

Isto ocorre da seguinte maneira: o acesso dos micro-organismos ao trato urinário acontece pela uretra, podendo se instalar na própria uretra e próstata, avançando para a bexiga e, com mais dificuldade, para o rim.

Água é o melhor remédio e pode ser usada como forma de prevenir (Foto Ilustrativa)

É mais difícil que as bactérias penetrem no trato urinário pela via sanguínea. Isto acontece apenas quando existe infecção generalizada (septicemia) ou em indivíduos sem defesas imunitárias como aidéticos e transplantados. A intensidade da infecção urinária depende das defesas do paciente, da virulência do micro-organismo e da capacidade de aderir à parede do trato urinário.

Alimentação saudável

Para dar mais energia e evitar doenças é sempre bom ter uma alimentação saudável (Foto Ilustrativa)

Quando falamos que a alimentação influencia em tudo, ela realmente influencia. Várias pesquisas já comprovaram que a boa alimentação ajuda prevenir doenças e dá mais energia para o corpo lutar contra vírus e bactérias. Algo comum na região da infecção urinária são as pedras nos rins, por exemplo, que esta relacionada as pedras de sal que se formam naquela região do corpo. Portanto, cuide a sua alimentação, acompanhe com um especialista qual sua melhor dieta.

Quais são os sintomas da infecção urinária?

Se a infecção se propagar na bexiga os sintomas são diferentes da infecção nos rins são: urina escura ou com sangue, que pode ter odor desagradável, em alguns casos febre baixa, dor ou ardência ao urinar, pressão ou cólica na parte inferior do abdome, ou nas costas, mesmo quando acabou de urinar a vontade volta.

Já quando a infecção se propaga nos rins os sintomas são diferentes, semelhante a outras infecções pode gerar calafrios, tremores ou suores noturnos, cansaço, febre alta, acima de 38 graus, dor inguinal, nos flancos e nas costas, pele quente e avermelhada, alterações ou confusão mental, no casos das pessoas de idade avançada esses podem ser os únicos sintomas da patologia, náuseas e vômitos, dor forte no abdome.

Leia mais informações sobre: MITOS E VERDADES SOBRE INFECÇÃO URINÁRIA

Como diagnosticar a infecção urinária

Como fazer o diagnóstico: A presença dos sinais e sintomas de infecção urinária fará com que o médico peça um exame comum de urina e uma urocultura. Sendo muito importante que a coleta de uma amostra de urina seja feita sem contaminação. A contaminação, geralmente, é de micro-organismos da uretra, da região perianal e algumas vezes da tosse ou das mãos que manuseiam os frascos esterilizados.

Dor na hora de urinar é um dos sintomas (Foto Ilustrativa)

Existem quatro tipos de coleta: jato urinário médio, coletor urinário, sondagem e punção da bexiga. O médico é quem diz qual é o melhor para o seu paciente. É importante saber que a urina é estéril e não deve ter bactérias.Quer saber mais informações sobre saúde? Temos aqui várias dicas sobre esse e outras temas. Fique aqui no Mundo das Tribos!

Recomendados para você:

RECEBA OS ARTIGOS VIA EMAIL