Search

Imposto de renda: MEI

Esclareça as principais dúvidas sobre a declaração do IRPJ sobre os rendimentos do microempreendedor individual.
Google plus

O MEI só precisa declarar IRPJ se estiver numa situação de obrigatoriedade.

A declaração de Imposto de Renda é um assunto que desperta muitas dúvidas e isto inclui a nova categoria de trabalhadores, chamada MEI. Os microempreendedores possuem CNPJ, adquirido através do cadastro na Receita Federal, mas o simples fato de ser um empresário individual não torna obrigatória a declaração.

A pessoa cadastrada no MEI só precisa declarar e pagar os tributos caso se enquadre numa situação de obrigatoriedade. Por exemplo, se os rendimentos em 2011 foram superiores a R$ 36.000,00 (lucro máximo previsto para microempreendedor), é necessário declarar. No entanto, quem se cadastrou após o mês de janeiro, ter o valor limite proporcional.

Além de verificar se a situação requer prestação de contas a Receita, o MEI possui três obrigações com as quais precisa se preocupar: pagamento mensal do DAS, Relatório de Faturamento Mensal e Relatório de Faturamento Anual.

Declaração de IRPJ do MEI: passo a passo

A declaração do imposto de renda pode ser feita pela internet.

1. O microempreendedor pode declarar o seu imposto de renda através da internet, basta visitar o site do Simples Nacional e informar o número do CNPJ pedido na tela. Acesse o DASN SIMEI.

2. Depois, ele deve indicar o ano da declaração (no caso, 2011) e dar continuidade ao processo.

3. Na próxima página, a declaração solicita o total das receitas, por isso consulte os relatórios mensais para informar valores seguros. No caso da atividade ser apenas prestação de serviço, o campo ICMS não precisa ser preenchido.

4. A tela seguinte vai apresentar os tributos calculados durante o ano. É neste momento que o MEI pode verificar se possui guias do DAS em aberto, ou seja, taxas mensais atrasadas.

5. Conclua a transmissão e imprima o recibo.

O IRPJ do MEI 2012 deve ser declarado até 31 de maio de 2012.

Saiba mais sobre ser um Microempreendedor individual MEI

O que é o MEI?

O MEI foi criado para tirar o profissional autônomo da informalidade.

O MEI (Microempreendedor Individual) é uma nova categoria profissional criada para regularizar as atividades de profissionais autônomos. A iniciativa tem como fim tirar o trabalhador da informalidade e legalizar a sua situação de prestador de serviço.

Desde 2009, o MEI procura beneficiar os pequenos empreendedores criando condições para que a atividade desempenhada seja reconhecida no mercado de trabalho. O registro no MEI é voltado para determinadas categorias profissionais, como fotógrafo, manicure, ambulantes, eletricista, costureira, barbeiro, engraxate, entre outros. Em média, o faturamento não pode ultrapassar 36 mil reais ao ano.

O indivíduo registrado no MEI tem a obrigação de pagar uma taxa mensal. Ele também só pode ter um empregado cadastrado, desde que o salário não ultrapasse o piso da categoria. É responsabilidade do microempreendedor pagar todos os benefícios trabalhistas do seu funcionário.

Para se tornar um MEI é muito simples, basta preencher um requerimento no site da Receita Federal. Os documentos solicitados para o cadastro são carteira de identidade, RG e comprovante de residência.

 


Google plus


Este artigo possui 1 comentário

  1. ester.do espirito santo ravazio
    Publicado em 27/01/2013 às 1:56 PM [+]

    Eu sou mei desde novembro de 2012 e não sei como fazer a declaração de imposto de renda por favor me orienta desde ja agradeço ob ainda não tive rendimento

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...

Antes de enviar um comentário, verifique seu conteúdo. Comentários que violem os Termos de Uso e Condições de Navegação do Portal mundo das Tribos e as leis em vigor poderão ser removidos pelo Portal Mundo das Tribos, sem prejuízo da adoção das medidas legais cabíveis pelo Portal.

Política de privacidade
Termos de uso e condições do site


Top