Notícias

Imposto de Renda 2017: Como declarar IRPF 2017

Por Andre

Como declarar o imposto derenda 2017

 

Confira tudo que é necessário para declarar o imposto de renda e não ter problemas com a Receita Federal.

 

Você sabe como declarar o imposto de renda 2017? Muitas vezes temos problemas em pensar no tão temido imposto de renda e nos dá medo em pensar na alta complexibilidade, mas hoje você irá descobrir tudo o que é necessário para declarar de uma forma mais simples e sem nenhum problema. Na verdade, é muito simples e rápido, apenas é preciso seguir as orientações do site da Receita Federal, separar todos os documentos e informações e baixar os programas oficiais.

 

Como declarar o imposto de renda 2017

 

Para a declaração do imposto de renda de 2017, precisa ter em mente que os dados levados em conta são os do ano base anterior, ou seja do ano de 2016. Para facilitar, a Receita Federal disponibiliza um aplicativo para auxiliar na declaração dos gastos e recebimentos.

 

Para começar a declarar, é sempre importante reunir com antecedência todos os principais documentos, para evitar deixar para última hora, ou esquecer de algo, e são eles: Salário, aposentadoria, pensão, bens (imóveis e veículos), investimentos (aplicações e bolsa de valores) e comprovantes de despesas (saúde e educação, para abatimento).

 

Como declarar o imposto de renda 2017

 

Um dos grandesproblemas na declaração é o prazo, pois por ser de curto o período muitas pessoas deixam para última hora e correm o risco de não enviarem por conta do congestionamento do sistema e precisam pagar multa por atraso que é de 1% ao mês do IR, por isso não se esqueça que o prazo máximo é de 15 de fevereiro de 2017.

 

Esquecer algum dígito e enviar a declaração com valor menor que o verdadeiro pode dar grande dor de cabeça no futuro com a Receita, para isso, sempre revise todos os valores e veja se estão corretos, para evitar futuros transtornos.

 

É essencial fazer a declaração com muito cuidado e atenção para não inserir dados errados e que possam causar divergências porque isso poderá ser causa de cair na “malha fina”.

 

Restituição IR 2017

 

A restituição do imposto de renda pode ser feita pelo próprio programa da Receita Federal na hora de declarar. Quem possui gastos com dependentes e despesas escolares ou médicas, recebem descontos no IR que podem se tornar créditos a receber do Governo Federal.

 

Se o contribuinte tiver direito a receber a restituição, saiba que o pagamento será feito em 7 lotes, entre os meses de junho a dezembro do mesmo ano e é preciso consultar com regularidade a liberação dos lotes.

 

Para saber se a restituição foi liberada, é possível descobrir através o próprio site da Receita Federal, ou através do aplicativo disponível para Smartphone e Tablet de sistema operacional iOS ou Android.

 

Abatimento IR 2017

Uma das formas de abatimento da dívida do Imposto de Renda é através da saúde (planos, consultas ou exames), mesmo que parte seja pago pela empresa, pode ser declarado o valor da mensalidade pago pelo contribuinte.

Na educação creches, educação (infantil, fundamental e médio), curso superior ou de especialização também estão incluídos. Somente cursos de idiomas e livres (como teatro ou música) não estão listados para abatimento.

A pensão alimentícia também faz parte do abatimento de dívidas do IR, mas somente o valor estipulado faz parte, qualquer valor entregue a mais, não pode ser declarado. Doações para entidades filantrópicas também podem ser abatidas do IR com limite de 6%.

Além disso, gasto com dependentes também fazem abatimento de dívidas, mas lembre-se que há limite para a dedução de gastos e salários de até R$1903,98 estão isentos do IRRF.

Recomendado para você
Notícias

Site Dia a Dia Educação, www.diaadiaeducacao.pr.gov.br

Notícias

Vagas para Deficientes na GRSA

Notícias

Como Saber se Fui Sorteado no Minha Casa, Minha Vida

Notícias

Vagas na Totvs – Trabalhe Conosco Totvs

Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *